A Mil por Hora
IMSA

IMSA: 40 carros na etapa do Texas

RIO DE JANEIRO – Penúltima etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, a Lone Star Le Mans será disputada neste sábado no Circuito das Américas (COTA), em Austin – capital do Texas. A corrida de 2h40min de duração será decisiva para apontar os pilotos e equipes que irão disputar os títulos da temporada 2016 na […]

2015 TUDOR United Sportscar Championship Austin
Neste sábado, a IMSA Weather Tech SportsCar Championship volta com as suas quatro categorias na penúltima etapa do campeonato, no COTA

RIO DE JANEIRO – Penúltima etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, a Lone Star Le Mans será disputada neste sábado no Circuito das Américas (COTA), em Austin – capital do Texas. A corrida de 2h40min de duração será decisiva para apontar os pilotos e equipes que irão disputar os títulos da temporada 2016 na Petit Le Mans, a última prova do campeonato.

Embora a lista da IMSA aponte 44 carros inscritos, serão quarenta os bólidos que estarão no seletivo circuito de 3,4 milhas de extensão. A previsão é de participação de oito protótipos da categoria principal, nove da Prototype Challenge e da GTLM, com 14 inscritos na GTD.

Lista de inscritos da Lone Star Le Mans AQUI

Ausente na rodada do VIR, que só teve os carros de Grã-Turismo, a classe Prototype tem uma disputa apertada entre as duplas da Action Express Racing. Neste momento, Christian Fittipaldi e João Barbosa, atuais bicampeões, somam 253 pontos – apenas um à frente de Eric Curran e Dane Cameron. Mas a dupla Jordan e Ricky Taylor não está morta: os pilotos da WTR têm 242 pontos e ainda esperam pela má sorte dos rivais para poder virar o jogo a favor deles.

Oswaldo Negri tem como objetivo conquistar a 2ª vitória da equipe Michael Shank Racing na temporada e assim superar o experiente belga Marc Goossens na classificação. O “Ganso” está apenas três pontos à frente do brasileiro, que mais uma vez correrá em dupla com John Pew.

Na PC, o panorama de momento aponta a dupla Renger Van der Zande/Alex Popow com vantagem de sete pontos (293 a 286) para Tom Kimber-Smith/Robert Alon. São as únicas duplas que podem aspirar o título da temporada: Misha Goikhberg/Stephen Simpson têm 33 pontos de defasagem e os atuais bicampeões Colin Braun/Jonathan Bennett não vão defender o cetro. A dupla da CORE Autosport ganhou duas vezes neste ano, mas o abandono em Daytona foi fatal para as pretensões do time.

Bruno Junqueira fará sua segunda prova no IWSC após o retorno na etapa de Road America: o piloto dividirá o carro #20 da BAR1 Motorsports junto a Matthew McMurry. A Starworks Motorsports volta com a inscrição do terceiro carro e Jose Gutierrez terá desta vez a companhia do colombiano Gustavo Yacamán.

Oliver Gavin/Tommy Milner chegam ao COTA com a liderança entre os pilotos da classe GTLM: a dupla da Corvette Racing soma 287 pontos e quatro vitórias, contra três de Richard Westbrook/Ryan Briscoe, que descontaram seis pontos em relação aos rivais após a prova do VIR e por isso estão sete atrás na batalha pelo campeonato. Era tudo o que a IMSA queria: uma disputa entre Corvette e Ford, marcas genuinamente made in USA, deixando Porsche e Ferrari no papel de coadjuvantes. Atual campeã com Patrick Pilet, a marca de Stuttgart só venceu uma vez, em Long Beach. A casa de Maranello, apesar do bom desempenho da 488 GTE, não foi ao topo do pódio na divisão principal de Grã-Turismo.

Em contrapartida, a 488 GT3 poderá fazer de Christina Nielsen e Alessandro Balzan os grandes campeões da GTD: a dupla da Scuderia Corsa tem 20 pontos de frente para Ben Keating/Jeroen Bleekemolen, que fazem no COTA e em Road Atlanta as últimas provas do modelo Dodge Viper GT3-R, que não fica no certame para 2017.

Como já é sabido, as inscrições do #11 da Change Racing, do #22 da Alex Job Racing/Weather Tech e do #540 da Black Swan Racing não se concretizarão para a prova do COTA. Em contrapartida, a TRG promove a volta do seu Vantage V12 GT3 às pistas, após sua última aparição no Mazda Raceway, em Laguna Seca. Por enquanto, John McCutcheon é o único piloto confirmado.

Assim como as 6h de Austin do WEC, a etapa da IMSA não terá transmissão dos canais Fox Sports por falta de espaço na grade de programação.