A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Jani e Porsche abrem treinos livres para as 6h do Bahrein na frente

RIO DE JANEIRO – Líder do Campeonato Mundial de Endurance, a trinca do Porsche #2 sai na frente da concorrência na quinta-feira de treinos livres para as 6h do Bahrein. O suíço Neel Jani foi o piloto mais rápido no circuito de Sakhir nas duas sessões. A pista melhorou bastante do primeiro treino, disputado à […]

2016-6-Heures-de-Bahrein-Adrenal-Media-GT5D6219_hd
O Porsche #2 abriu a quinta-feira de treinos no Bahrein como o carro mais rápido na pista de Sakhir (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – Líder do Campeonato Mundial de Endurance, a trinca do Porsche #2 sai na frente da concorrência na quinta-feira de treinos livres para as 6h do Bahrein. O suíço Neel Jani foi o piloto mais rápido no circuito de Sakhir nas duas sessões. A pista melhorou bastante do primeiro treino, disputado à tarde, para o segundo, que foi realizado totalmente à noite, reproduzindo as condições em que os pilotos vão competir em grande parte das 6h de disputa. Mesmo assim, pilotos e escuderias se defrontaram com o maior inimigo do Oriente Médio: o calor. Principalmente de dia.

Jani marcou 1’39″817, melhorando em praticamente três segundos o tempo do primeiro treino, quando foi igualmente o mais veloz, só que com 1’42″107. O tempo do helvético foi 0″455 melhor que o do neozelandês Brendon Hartley, que conduziu o outro Porsche 919 Hybrid para a melhor volta do dia. A Audi, que faz sua despedida do FIA WEC – e que foi saudada inclusive pela concorrência, que certamente sentirá muita falta dos quatrargólicos – começou com a 3ª posição. O brasileiro Lucas Di Grassi rodou a melhor volta do #8 em 1’40″400, meio segundo acima do Porsche de Jani.

Concorrente do carro #2 na luta pelo título, o Toyota #6 largou na quinta-feira da quarta posição. Mike Conway foi o mais rápido da tripulação, cravando 1’40″603 – último dentro do mesmo segundo do mais rápido. Andre Lotterer foi o quinto e Sébastien Buemi fechou o grupo dos LMP1 oficiais de fábrica – consequentemente, também, o grupo dos seis mais rápidos.

Entre os LMP1 não-oficiais, nenhuma surpresa: no fim de semana de despedida do time da categoria, o suíço Mathéo Tuscher fechou os primeiros treinos como o piloto mais rápido – 1’46″366, volta alcançada na primeira sessão, contra 1’47″572 do alemão Pierre Kaffer a bordo do #4 da ByKolles Racing.

O melhor tempo da LMP2 foi do #26 de René Rast (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

Na divisão LMP2, René Rast voltou rápido – como sempre: o alemão da G-Drive Racing foi o melhor do dia com o Oreca #26 do time Jota Sport que corre com bandeira russa. Ele marcou o tempo de 1’50″056, quase quatro décimos melhor que o Alpine A460 já campeão mundial por antecipação. Gustavo Menezes conduziu o bólido na melhor volta do dia. Os dois carros da Manor vieram logo a seguir, com Alex Lynn em terceiro e Roberto Mehri em quarto.

Bruno Senna fez o 5º melhor tempo e foi o mais rápido dos pilotos com o chassi Ligier JS P2. O brasileiro fez sua melhor volta em 1’51″297. Pipo Derani deu 23 voltas – a mais rápida em 1’52″414, mas o melhor piloto do #31 da equipe Tequila Patrón ESM (outra que se despede do WEC neste fim de semana no Bahrein) foi Ryan Dalziel, sétimo mais rápido com 1’51″513.

Domínio dos Aston Martin Vantage nas duas classes de Grã-Turismo: Marco Sørensen foi o mais rápido na LMGTE-PRO (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

A Aston Martin dominou o dia nas duas categorias de Grã-Turismo: os carros pintados no tradicional “British Racing Green” fizeram 1-2 ao fim da quinta-feira na LMGTE-PRO e de quebra o único Vantage inscrito na LMGTE-AM também foi superior à concorrência. Marco Sørensen ficou à frente de Darren Turner por apenas 0″007, cravando a melhor volta do dia em 1’57″226. Andy Priaulx foi o 3º mais veloz com o Ford GT EcoBoost que ganhou na etapa anterior, na China. Os carros da marca do oval azul de Detroit estão mais lentos no Bahrein, graças ao décimo – DÉCIMO! – Boletim de Equalização da categoria para o FIA WEC.

Pedro Lamy fechou a quinta-feira com o melhor tempo na LMGTE-AM: o veterano português bateu vários pilotos da LMGTE-PRO e fez 1’59″460 – um segundo inteiro à frente de Ricky Taylor, que no Corvette C7-R da Larbre Competition marcou 2’00″579. A Ferrari #83 da AF Corse, que chegou ao Bahrein na liderança do campeonato, ficou com o 3º tempo – Emmanuel Collard marcou 2’01″550.

Nesta sexta-feira, os pilotos voltam à pista para o 3º treino livre, marcado para 6h30 pelo horário de Brasília – 11h30 locais. Ao meio-dia pelo nosso horário, 17h locais, começa o treino classificatório que define o grid de largada para as 6h do Bahrein. A corrida é sábado, a partir de 17h locais (11h de Brasília).