RIO DE JANEIRO – As resoluções do Conselho Mundial da FIA não se resumem apenas ao calendário da Fórmula 1 e à ratificação do calendário e mudanças de regulamento e pontuação do WTCC: o FIA World Endurance Championship (WEC) tem uma novidade confirmada para a próxima temporada.
A partir de 2017, a FIA ofertará também a pilotos e construtores das classes Grã-Turismo troféus de campeões mundiais assim como já é feito com as classes de Protótipos desde a criação do certame há quatro anos.
Até este ano, os campeonatos eram conhecidos como FIA World Endurance Cup para pilotos e marcas. Com a confirmação de quatro construtores oficiais para a próxima temporada – Porsche, Ford, Ferrari e Aston Martin – sem contar a volta da BMW em 2018 e um possível interesse de Lamborghini e McLaren, a competição se solidifica cada vez mais dentro do seio do Mundial de Endurance.
E há quem diga que o futuro do WEC poderá estar única e exclusivamente nas classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM. Até pode fazer algum sentido, mas não vejo essa possibilidade – por enquanto.
Agora, que é uma novidade das boas para o Mundial de Endurance, disso ninguém tem dúvidas – embora todo mundo considere Nicki Thiim e Marco Sørensen os legítimos campeões mundiais de 2016 entre os pilotos de Grã-Turismo e a Ferrari como a campeã de marcas na LMGTE.