A Mil por Hora
Mundial de Endurance

FIA oficializa Mundial de Pilotos Grã-Turismo no WEC

RIO DE JANEIRO – As resoluções do Conselho Mundial da FIA não se resumem apenas ao calendário da Fórmula 1 e à ratificação do calendário e mudanças de regulamento e pontuação do WTCC: o FIA World Endurance Championship (WEC) tem uma novidade confirmada para a próxima temporada. A partir de 2017, a FIA ofertará também […]

DSCF0360
Pilotos e marcas inscritas no FIA WEC nas classes de Grã-Turismo agora têm seus campeonatos alçados ao status mundial no Endurance: até este ano, os troféus eram chamados de FIA Endurance World Cup (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – As resoluções do Conselho Mundial da FIA não se resumem apenas ao calendário da Fórmula 1 e à ratificação do calendário e mudanças de regulamento e pontuação do WTCC: o FIA World Endurance Championship (WEC) tem uma novidade confirmada para a próxima temporada.

A partir de 2017, a FIA ofertará também a pilotos e construtores das classes Grã-Turismo troféus de campeões mundiais assim como já é feito com as classes de Protótipos desde a criação do certame há quatro anos.

Até este ano, os campeonatos eram conhecidos como FIA World Endurance Cup para pilotos e marcas. Com a confirmação de quatro construtores oficiais para a próxima temporada – Porsche, Ford, Ferrari e Aston Martin – sem contar a volta da BMW em 2018 e um possível interesse de Lamborghini e McLaren, a competição se solidifica cada vez mais dentro do seio do Mundial de Endurance.

E há quem diga que o futuro do WEC poderá estar única e exclusivamente nas classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM. Até pode fazer algum sentido, mas não vejo essa possibilidade – por enquanto.

Agora, que é uma novidade das boas para o Mundial de Endurance, disso ninguém tem dúvidas – embora todo mundo considere Nicki Thiim e Marco Sørensen os legítimos campeões mundiais de 2016 entre os pilotos de Grã-Turismo e a Ferrari como a campeã de marcas na LMGTE.