A Mil por Hora
Automobilismo Nacional

MR18 é o pole para as 12h de Tarumã

RIO DE JANEIRO – A 36ª edição das 12h de Tarumã conheceu hoje seu pole position. E a primazia da posição de honra do grid de largada para uma das mais clássicas provas brasileiras do Endurance, com largada à meia-noite de sábado para domingo, é do protótipo MR18 com motor Honda Turbo. O #110 de […]

15626056_1247925261939242_1106529425294868360_o
Francesco Ventre comemora a conquista da pole position para a edição 2016 das 12h de Tarumã, que acontece neste fim de semana (Foto: Niltão Amaral/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – A 36ª edição das 12h de Tarumã conheceu hoje seu pole position. E a primazia da posição de honra do grid de largada para uma das mais clássicas provas brasileiras do Endurance, com largada à meia-noite de sábado para domingo, é do protótipo MR18 com motor Honda Turbo. O #110 de Eduardo Dieter/Francesco Ventre, numa das sessões cronometradas mais equilibradas da prova nos últimos tempos, levou a pole position ao virar em menos de um minuto para os 3,039 km da lendária pista gaúcha.

Com 59″452, média superior a 184 km/h, a dupla superou o Tubarão IX que busca o triunfo com Tiel de Andrade/Mauro Kern/Paulo Souza a bordo – é a mesma trinca vencedora das 500 Milhas de Londrina há algumas semanas. O carro #5 ficou a pouco mais de meio segundo da pole position. Bicampeão da prova nas duas últimas edições, o protótipo MCR Audi Turbo #46 da Mottin Racing quase superou a casa de 1 minuto e ficou com o 3º lugar no grid, seguido pelo MRX #65 dos sul-matogrossenses Nílson e José Roberto Ribeiro.

Os quatro primeiros ficaram dentro do mesmo segundo, enquanto o MRX Nissan #27, que perdeu por muito pouco a corrida do ano passado, classificou-se em quinto para a largada. Rodrigo Machado/Cacó Pereira superaram o MRX #10 da AutoRacing e também os dois outros bólidos inscritos pela Mottin Racing, incluindo o belíssimo MCR Grand-Am com motor Lamborghini V10 que larga em oitavo.

O Tubarão VIII com Franco Pasquale/Rodrigo Bacher/Júlio Martini/Marcelo Vianna fechou o top 10 e fez a pole position na categoria P3 de Protótipos, enquanto o Tornado Hayabusa de Cali Crestani/Fernando Stédile foi o mais rápido da divisão P2. O Maserati de Telmo Tecchio/Raulino Kreis Jr./Ricardo Mendes comandou a folha de tempos entre os inscritos da GT2 e o Gol dos Halmenschlager foi o mais rápido do grid na classe Turismo.

E o mais legal do fim de semana: o blogueiro aqui vai acompanhar in loco, ao vivo e a cores, toda a prova em sua plenitude. Como diz o poeta, “deu pra ti, baixo astral. Vou pra Porto Alegre, tchau!”