A Mil por Hora
Rally

WRC: Latvala na Toyota

RIO DE JANEIRO – O fim da equipe oficial da Volkswagen deixou seus três pilotos a pé – e pelo menos um desses três já está a caminho de se garantir para 2017: Jari-Matti Latvala, 6º colocado no Mundial de Rali deste ano, está praticamente confirmado para guiar um dos novos Toyota Yaris WRC, no […]

jari-matti-latvala

RIO DE JANEIRO – O fim da equipe oficial da Volkswagen deixou seus três pilotos a pé – e pelo menos um desses três já está a caminho de se garantir para 2017: Jari-Matti Latvala, 6º colocado no Mundial de Rali deste ano, está praticamente confirmado para guiar um dos novos Toyota Yaris WRC, no retorno do construtor japonês à modalidade após uma longa ausência de 18 anos.

O piloto de 31 anos e seu navegador Mikka Antila devem se juntar assim a Juho Hänninen/Kaj Lindström, confirmados por Tommi Mäkinen como a primeira dupla do novo programa da montadora no WRC. À Autosport, Latvala não confirmou nada.

“Não posso falar se já assinamos contrato”, disse o piloto. “Tivemos – eu e meu empresário – algumas conversas com Mäkinen, mas não posso me pronuciar a não ser o seguinte: há uma semana, se vocês me perguntassem sobre minhas chances de alinhar no Rali de Monte-Carlo, eu diria que era muito difícil. Mas agora ganhei um pouco mais de confiança”, frisou o nórdico.

Sobre uma possibilidade de Sébastien Ogier ser escolhido como um dos pilotos da Toyota em detrimento a um terceiro finlandês (Esapekka Lappi, campeão do WRC2), Latvala foi direto ao ponto.

“Quem não gostaria de contar com Ogier?”

As chances do francês testar com a Citroën, após o piloto experimentar o Yaris e também o Ford Fiesta da M-Sport, são cada vez mais reduzidas. Mas o tetracampeão dificilmente ficará a pé. Além da possibilidade com a M-Sport, há ainda a intenção de Nasser Al-Attiyah de, com dinheiro vindo do Oriente Médio, montar uma estrutura não-oficial com os VW Polo WRC desenvolvidos para o regulamento que entra em vigor em 2017.

Andreas Mikkelsen, vice-campeão e outro dos que corre risco de ficar a pé por falta de carro, também estaria cotado para fazer parte desse time que tem de ser confirmado até o fim do mês – já que a temporada 2017 dá a largada no dia 20 de janeiro.