RIO DE JANEIRO (atualizado em 25/01 às 1h10) – A temporada 2017 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship vai começar no último fim de semana de janeiro, com a disputa da clássica prova 24h de Daytona. E, como de hábito, o blog vai apresentar a partir de hoje, todas as equipes e pilotos que vão participar de um dos mais tradicionais eventos do Endurance mundial.
Começamos com as equipes que compõem o plantel da divisão GTD, cujo regulamento segue desde o ano passado as normas internacionais FIA GT3. A diferença está no uso dos pneus Continental e no BoP adotado pela IMSA, que cuida da parte técnica. Inclusive, esse BoP criou bastante polêmica ano passado e muitas equipes que se disseram prejudicadas não voltam para este ano.
Aqui, a classe mescla pilotos de todos os tipos – desde os profissionais com suas graduações Ouro e Platina, passando pelos semiprofissionais e diletantes com suas carteiras Prata e Bronze. Sim, tem muito piloto bom – Scott Pruett e Oswaldo Negri, por exemplo – graduado como Bronze. Mas é a norma: passou dos 50 anos, o piloto automaticamente transforma-se em graduado Bronze por causa da idade.
Entre os fabricantes – cuja variedade impressiona em Daytona, já que são nove construtores distintos, três novidades: a estreia da Mercedes-Benz suprindo quatro equipes – um dos carros não estará em Daytona – e também da Acura (leia-se Honda) e Lexus (leia-se Toyota). Esta última deveria ter feito suas primeiras corridas em 2016, mas preferiu se preparar melhor para este campeonato. O plantel de carros da GTD é muito reforçado em Daytona por equipes que vêm da Europa especialmente para o confronto direto com os times que farão a temporada regular ou mesmo os que optaram por participar apenas dos quatro eventos de longa duração do calendário – Daytona, Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans.
Vamos às equipes:
GRÄSSER RACING TEAM
Sede: Knittelfeld, Áustria
Site oficial: http://www.grasser-racing.com/
Chefe de equipe: Göttfried Grässer
Engenheiro: Wim Everaerts
Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg
Fundada em 2011 pelo engenheiro Göttfried Grässer, a equipe Grässer Racing Team (GRT) vem participando ativamente de provas de Endurance nas últimas temporadas, especialmente nas séries Blancpain e 24h Series, esta última organizada pelos holandeses da Creventic. O time com sede em Knittelfeld, localidade a poucos quilômetros do circuito Red Bull Ring, disputa pela primeira vez em sua história as 24h de Daytona. Grässer confirmou também que o time alinha pelo menos um Lamborghini Huracán nas 12h de Sebring.
A equipe se preparou bem para o desafio. Fez testes nas duas pistas em que vai competir nos EUA, principalmente em Daytona, onde estiveram presentes no Roar Before The Rolex 24. O carro #11 ficou com o 10º melhor tempo e o #61 foi o 26º e penúltimo entre os 27 participantes da GTD. O principal piloto da equipe é o italiano Mirko Bortolotti, que trabalha desde o início no desenvolvimento do carro da marca de Sant’Agata, que foi construído em parceria com a Dallara. Curiosidade: o suíço Rolf Ineichen e o alemão Christian Engelhart estão inscritos nos dois carros do time na prova inaugural da temporada do IMSA Weather Tech SportsCar Championship.
Pilotos do carro #11
MIRKO BORTOLOTTI (Itália)
27 anos (10/01/1990)
Twitter: @M_Bortolotti
Graduação: Platina
CHRISTIAN ENGELHART (Alemanha)
30 anos (13/12/1986)
Twitter: @EngelhartChris
Graduação: Ouro
ROLF INEICHEN (Suíça)
38 anos (02/05/1978)
Twitter: não tem
Graduação: Prata
EZEQUIEL PÉREZ COMPANC (Argentina)
22 anos (05/07/1994)
Twitter: não tem
Graduação: Prata
Pilotos do carro #61
MICHELE BERETTA (Itália)
22 anos (22/10/1994)
Twitter: @BerettaMichele
Graduação: Prata
ROBERTO PAMPANINI (Itália)
49 anos (31/10/1967)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze
MILOS PAVLOVIC (Sérvia)
34 anos (08/10/1982)
Twitter: @formulamilos
Graduação: Ouro
ROLF INEICHEN (Suíça)
38 anos (02/05/1978)
Twitter: não tem
Graduação: Prata
CHRISTIAN ENGELHART (Alemanha)
30 anos (13/12/1986)
Twitter: @EngelhartChris
Graduação: Ouro
3GT RACING
Sede: East Lansing, Michigan (EUA)
Site oficial: https://3gt-racing.com
Chefe de equipe: Paul Gentilozzi
Engenheiro: John Gentilozzi
Carro: Lexus RC-F GT3
Motor: Lexus 5 litros V8
Peso mínimo: 1240 kg
A 3GT Racing nada mais é o novo nome da Rocketsports, que foi um dia RSR Racing e teria sido F Performance Racing se tivesse existido desde o ano passado, quando foi anunciada a participação da equipe no IMSA Weather Tech SportsCar Championship como representante da Lexus com o novo RC-F GT3. O carro foi testado e desenvolvido ao longo de 2016 e finalmente se apresenta para a sua estreia nessa temporada. A grande atração da “nova” escuderia do velho Paul Gentilozzi é ninguém menos que Scott Pruett: aos 56 anos, o californiano vai se divertir agora com Sage Karam como companheiro da temporada completa no carro #14. No #15, estarão Jack Hawksworth, que deixou a Fórmula Indy e Robert Alon, uma das boas revelações da última temporada.
Para as 24h de Daytona e várias provas do Tequila Patrón North American Endurance Cup, a 3GT Racing contará com Ian James, Gustavo Menezes, Austin Cindric e Dominik Farnbacher. No Roar Before The Rolex 24, os dois carros ficaram em 21º e 24º lugares, respectivamente, entre os inscritos da divisão GTD.
Pilotos do carro #14
SCOTT PRUETT (EUA)
56 anos (24/03/1960)
Twitter: @scottpruett01
Graduação: Prata
SAGE KARAM (EUA)
21 anos (05/03/1995)
Twitter: @SageKaram
Graduação: Ouro
IAN JAMES (Grã-Bretanha)
42 anos (22/07/1974)
Twitter: @Ijracer1
Graduação: Prata
GUSTAVO MENEZES (EUA)
22 anos (19/09/1994)
Twitter: @followgustavo
Graduação: Ouro
Pilotos do carro #15
JACK HAWKSWORTH (Grã-Bretanha)
25 anos (28/02/1991)
Twitter: @jackhawkrace
Graduação: Ouro
ROBERT ALON (EUA)
26 anos (10/07/1990)
Twitter: @AlonRacing
Graduação: Prata
AUSTIN CINDRIC (EUA)
18 anos (02/09/1998)
Twitter: @AustinCindric
Graduação: Prata
DOMINIK FARNBACHER (Alemanha)
32 anos (26/09/1984)
Twitter: @Dom_Farnbacher
Graduação: Ouro
CHANGE RACING
Sede: Concord, North Carolina (EUA)
Site oficial: www.changeracing.com
Proprietário: Eddie Littlefield
Chefe de equipe: Robbie Benton
Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg
A Change Racing fez uma razoável temporada de estreia no IMSA Weather Tech SportsCar Championship após as experiências bem-sucedidas no Blancpain Lamborghini Super Trofeo. Acabou na 10ª posição entre as escuderias que participaram do campeonato da divisão GTD, com 247 pontos e um 5º lugar em Mosport e no VIR como melhor resultado.
Para 2017, a esperança do time chefiado por Robbie Benton é por pódios e, quem sabe, vitórias. Não será fácil… assim como não foi fácil dispensar o experiente Spencer Pumpelly para trazer, com o aval da Lamborghini, o holandês Jeroen Mul, que fará a temporada completa ao lado de Corey Lewis. Nas quatro provas do NAEC, o time terá Brett Sanberg, atual campeão da divisão GTS do Pirelli World Challenge (PWC). Kaz Grala, que já foi visto barbarizando várias vezes em provas da Nascar Truck Series, completa o lineup de pilotos para Daytona. No Roar Before The Rolex, fecharam os testes com a 14ª posição.
Pilotos do carro #16
COREY LEWIS (EUA)
25 anos (17/10/1991)
Twitter: @CoreyLewis39
Graduação: Prata
JEROEN MUL (Holanda)
26 anos (14/06/1990)
Twitter: @Jeroen_Mul
Graduação: Prata
BRETT SANDBERG (EUA)
27 anos (20/09/1989)
Twitter: @Sandberg47
Graduação: Prata
KAZ GRALA (EUA)
18 anos (29/12/1998)
Twitter: @KazGrala
Graduação: Prata
DAC MOTORSPORTS
Sede: Canadá
Chefe de equipe: Emmanuel Anassis
Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg
A DAC Motorsports, equipe de bandeira canadense, estreia no IMSA Weather Tech SportsCar Championship com mais um Lamborghini Huracán GT3, fazendo assim com que a marca de Sant’Agata tenha nada menos que oito bólidos na pista nas 24h de Daytona. A equipe – da qual o blog não conseguiu encontrar muitas informações – participou da última temporada do Blancpain Lamborghini Super Trofeo North America – competição da qual inclusive vêm dois dos agora quatro pilotos inscritos: o canadense de origem grega Emmanuel Anassis, também chefe de equipe da escuderia e o estadunidense Anthony Massari.
Zachary Claman de Melo, que disputou a Indy Lights em 2016, também estará a bordo junto a Brandon Gdovic, aquisição de última hora na lista de inscritos. Nos testes de pré-temporada, havia outro nome a bordo que não consta mais da lista oficial de inscritos: era Patrice Brisebois, antigo jogador de Hóquei das equipes Montreal Canadiens e Colorado Avalanche, que migrou para o automobilismo em 2009. Para nenhuma surpresa, já que não fazia parte de nenhuma Silly Season para este ano, a DAC Motorsports ficou com o 27º e último tempo no Roar Before The Rolex 24.
Pilotos do carro #18
EMMANUEL ANASSIS (Canadá)
54 anos (07/01/1963)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze
ANTHONY MASSARI (EUA)
37 anos (22/06/1979)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze
ZACHARY CLAMAN DE MELO (Canadá)
18 anos (20/06/1998)
Twitter: @ZCD1325
Graduação: Prata
BRANDON GDOVIC (EUA)
24 anos (28/02/1992)
Twitter: @BrandonGdovic
Graduação: Prata
KONRAD MOTORSPORT
Sede: Verl, Alemanha
Site oficial: www.konradmotorsport.de
Proprietário: Franz Konrad
Chefe de equipe: Franz Konrad
Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg
E lá vem novamente a equipe do velho Franz Konrad para a disputa de mais uma 24h de Daytona. No segundo ano de parceria do time sediado em Verl com a Lamborghini, a escuderia germânica alinha desta vez apenas um único carro na prova de abertura da temporada – é o que temos para o momento, embora Konrad tenha deixado em aberto a possibilidade de competir pelo menos nas 12h de Sebring, com chances remotas de fazer as demais provas do North American Endurance Cup.
O carro #21, que foi visto no Roar Before The Rolex 24 e que fez o 13º melhor tempo no plantel da categoria GTD durante os treinos terá, inclusive, a presença do próprio Konrad entre os pilotos. Aos 65 anos, ele é um dos mais velhos dentre os mais de 200 nomes confirmados para o evento, provavelmente superado apenas por Larry De George, que tem incríveis 71 anos e completa 72 em fevereiro próximo. O melhor dos integrantes da equipe é o italiano Marco Mapelli, que disputa a prova pela Konrad por indicação – é claro – da Lamborghini.
Pilotos do carro #21
MARCO MAPELLI (Itália)
29 anos (01/08/1987)
Twitter: @MARCOMAPELLI
Graduação: Ouro
LANCE WILLSEY (EUA)
55 anos (16/06/1961)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze
LUCA STOLZ (Alemanha)
21 anos (29/06/1995)
Twitter: @StolzLuca
Graduação: Prata
MARC BASSENG (Alemanha)
38 anos (12/12/1978)
Twitter: @MarcBasseng
Graduação: Ouro
FRANZ KONRAD (Áustria)
65 anos (08/06/1951)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze
ALEX JOB RACING
Sede: Tavares, Flórida (EUA)
Site oficial: www.alexjobracing.com
Chefe de equipe: Alex Job
Engenheiro: Greg Fordahl
Carro: Audi R8 LMS
Motor: Audi 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg
Após a ameaça de ficar fora da temporada 2017, a Alex Job Racing tranquilizou seus fãs nos EUA ao anunciar que pelo menos disputa as quatro etapas do Tequila Patrón North American Endurance Cup, começando pelas 24h de Daytona – e de carro novo. Sai o Porsche 911 GT3-R alvo de tantas controvérsias em 2016 e vem o Audi R8 LMS em sua segunda geração. A equipe também sofreu o baque do fim da parceria com a Weather Tech e com o Team Seattle. Após essa debandada, Alex e Holly Job juntaram os cacos, levantaram a cabeça e foram em frente, conseguindo assumir o compromisso de estar no grid este ano numa temporada parcial.
Para liderar a equipe rumo ao título do NAEC, Alex Job conta com o retorno de dois velhos recrutas: Townsend Bell e Bill Sweedler, que já guiaram para ele na extinta American Le Mans Series. Frankie Montecalvo foi chamado para compor a trinca nas quatro provas da AJR e Pierre Kaffer, com sua experiência e velocidade, foi indicado pelo programa Audi Sport Customer Racing para reforçar o time da Flórida nas 24h de Daytona. No Roar Before The Rolex 24, a equipe foi bem: saiu dos treinos com o 5º melhor tempo.
Pilotos do carro #23
TOWNSEND BELL (EUA)
41 anos (19/04/1975)
Twitter: @townsendbell
Graduação: Ouro
BILL SWEEDLER (EUA)
50 anos (11/10/1966)
Twitter: @billsweedler
Graduação: Bronze
FRANKIE MONTECALVO (EUA)
26 anos (28/12/1990)
Twitter: @FMontecalvo
Graduação: Prata
PIERRE KAFFER (Alemanha)
40 anos (07/11/1976)
Twitter: @Pierre_Kaffer
Graduação: Platina
DREAM RACING MOTORSPORT
Sede: Las Vegas, Nevada (EUA)
Site oficial: www.dreamracingmotorsport.com
Fundador: Enrico Bertaggia
Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg
Com sede em Las Vegas, capital mundial dos Cassinos, a Dream Racing Motorsport é um sonho tornado realidade pelo ex-piloto de Fórmula 1 (que nunca disputou uma corrida da categoria, diga-se) Enrico Bertaggia. Em paralelo com a disputa do Blancpain Lamborghini Super Trofeo dos EUA, a escuderia estreou na classe GTD ano passado a partir das 12h de Sebring, passando por vários sustos, inclusive alguns acidentes fortes. O melhor resultado no ano foi um mais do que razoável 6º posto na Petit Le Mans entre os GTD e a equipe espera realizar corridas melhores em 2017.
O lineup de pilotos para as 24h de Daytona não está ainda definido e Bertaggia também costura parcerias para viabilizar a temporada completa do time em 2017. Entre os possíveis nomes está o de Paolo Ruberti, que disputou as últimas temporadas do FIA WEC com Porsche, Ferrari e Corvette. A Dream Racing Motorsport ficou com o 22º tempo no Roar Before The Rolex 24.
Pilotos do carro #27
LARRY DE GEORGE (EUA)
71 anos (07/02/1945)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze
CÉDRIC SBIRRAZZUOLI (Mônaco)
29 anos (20/08/1987)
Twitter: @CedricSbi
Graduação: Prata
LUCA PERSIANI (Itália)
32 anos (11/04/1984)
Twitter: @LPersiani
Graduação: Prata
PAOLO RUBERTI (Itália)
41 anos (22/04/1975)
Twitter: @PaoloRuberti
Graduação: Ouro
RAFFAELE GIANMARIA (Itália)
39 anos (01/09/1977)
Twitter: não tem
Graduação: Ouro
ALEGRA MOTORSPORTS
Sede: Tampa, Flórida (EUA)
Site oficial: www.alegramotorsports.com
Fundador: Carlos De Quesada
Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Peso mínimo: 1230 kg
Mais uma dentre as muitas novidades da temporada 2017, a Alegra Motorsports também estará presente em temporada parcial no IMSA Weather Tech SportsCar Championship: os planos são – a princípio – para disputar as quatro provas mais longas do certame (Daytona, Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans), em que pelo menos os canadenses Jesse Lazare e Daniel Morad, este último o atual campeão da Porsche GT3 Cup nos EUA, serão os pilotos fixos.
Na primeira prova do campeonato, a Alegra Motorsports – que ano passado fez uma aparição relâmpago na classe Prototype com um Dinan BMW Riley DP nas 12h de Sebring – terá também o fundador e piloto Carlos De Quesada, dividindo o cockpit do carro #28 com o filho Michael. E por falar em Michael, o dinamarquês Michael Christensen está confirmado pelo menos nas 24h de Daytona. Spencer Pumpelly andou com a equipe no Roar Before The Rolex 24 (em que o Porsche andou bem, com o 6º tempo da categoria) e deve acertar para ser pelo menos o piloto reserva e talvez correr em Sebring e nas demais provas do NAEC.
Pilotos do carro #28
DANIEL MORAD (Canadá)
26 anos (24/04/1990)
Twitter: @danielmorad
Graduação: Prata
JESSE LAZARE (Canadá)
19 anos (28/09/1997)
Twitter: não tem
Graduação: Prata
MICHAEL DE QUESADA (EUA)
17 anos (29/09/1999)
Twitter: não tem
Graduação: Prata
CARLOS DE QUESADA (EUA)
48 anos (14/07/1968)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze
MICHAEL CHRISTENSEN (Dinamarca)
26 anos (28/08/1990)
Twitter: @ChristensenMK
Graduação: Platina
MONTAPLAST BY LAND MOTORSPORT
Sede: Niederdreisbach, Alemanha
Site oficial: https://land-motorsport.de
Fundador e Chefe de Equipe: Wolfgang Land
Carro: Audi R8 LMS
Motor: Audi 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg
Criada em 1993 por Wolfgang Land, que pilotava na Porsche Carrera Cup da Alemanha, a Land Motorsport tornou-se uma das principais equipes de Grã-Turismo em seu país. E uma medida do sucesso que o time alcançou em pouco mais de duas décadas foi o título do ADAC GT Masters, um dos mais difíceis e competitivos certames da modalidade na Europa. Com tamanha expertise, a escuderia atravessou o Atlântico e se impôs o desafio de vencer as 24h de Daytona em sua estreia nos Estados Unidos.
A equipe inscreveu um Audi R8 LMS para a corrida e vem se preparando intensamente desde a pré-temporada, com bons resultados na tradicional pista da Flórida. O carro #29 andou bem e fez o 4º melhor tempo da classe GTD no Roar Before The Rolex 24, realizado no início deste mês. Os destaques da tripulação de pilotos são Connor De Philippi e Christopher Mies.
Pilotos do carro #29
CONNOR DE PHILIPPI (EUA)
24 anos (25/12/1992)
Twitter: @CDePhilippi
Graduação: Prata
CHRISTOPHER MIES (Alemanha)
27 anos (24/05/1989)
Twitter: @MiesChris
Graduação: Platina
JEFFREY SCHMIDT (Suíça)
22 anos (23/03/1994)
Twitter: não tem
Graduação: Prata
JULES GOUNON (França)
22 anos (31/12/1994)
Twitter: @JulesGounon
Graduação: Prata
RILEY MOTORSPORTS-AMG
Sede: Mooresville, North Carolina (EUA)
Proprietário e Fundador: Bill Riley
Chefe de equipe: Greg Jones
Engenheiro: Vince Wood
Carro: Mercedes-AMG GT3
Motor: Mercedes-AMG M159 6,2 litros V8
Peso mínimo: 1230 kg
Uma das mais tradicionais equipes do automobilismo dos EUA e também construtora de chassis – inclusive desenvolveu em parceria com a Multimatic o novo Esporte-Protótipo Riley MK30 LMP2 que estreia oficialmente nas 24h de Daytona, a Riley Motorsports costurou para 2017 uma nova parceria com o fim do desenvolvimento do Dodge Viper como carro de competição. Agora o time do velho Bill Riley está sob a bandeira da AMG, a divisão de preparação de modelos Grã-Turismo para a marca alemã Mercedes-Benz.
Sendo assim, os carros da estrela de três pontas estreiam na série IMSA em grande estilo. Três deles serão vistos nas 24h de Daytona e um deles alinha sob a bandeira da Riley Motorsports-AMG, que ainda dá suporte ao carro #50 da Weather Tech Racing-AMG, que corre na mesma estrutura, porém com patrocínio diferente. O apoio da fábrica é responsável pela participação dos pilotos Adam Christodoulou e Thomas Jäger na primeira prova do campeonato, além do ótimo piloto neozelandês Shane Van Gisbergen. Curioso notar que, mesmo saindo de fábrica com um motor 4 litros turbo, o Mercedes-AMG GT3 de competição seguirá com o bloco 6,2 litros V8 de aspiração normal que equipava o modelo SLS AMG GT3. No Roar Before The Rolex 24, o carro #33 foi o segundo mais rápido da classe GTD e o #50 ficou com a décima-primeira marca.
Pilotos do carro #33
JEROEN BLEEKEMOLEN (Holanda)
35 anos (23/10/1981)
Twitter: @jbleekemolen
Graduação: Platina
BEN KEATING (EUA)
45 anos (18/10/1971)
Twitter: @keatingcarguy
Graduação: Bronze
MARIO FARNBACHER (Alemanha)
24 anos (14/05/1992)
Twitter: @MarioFarnbacher
Graduação: Prata
ADAM CHRISTODOULOU (Grã-Bretanha)
27 anos (11/06/1989)
Twitter: @AdamChristo
Graduação: Ouro
Pilotos do carro #50
COOPER MACNEIL (EUA)
24 anos (07/09/1992)
Twitter: @CooperMacNeil
Graduação: Prata
GUNNAR JEANNETTE (EUA)
34 anos (05/05/1982)
Twitter: @GunnarJeannette
Graduação: Prata
SHANE VAN GISBERGEN (Nova Zelândia)
27 anos (09/05/1989)
Twitter: @shanevg97
Graduação: Platina
THOMAS JÄGER (Alemanha)
40 anos (27/10/1976)
Twitter: não tem
Graduação: Ouro
EBIMOTORS
Sede: Cermenate, Como (Itália)
Site oficial: www.ebimotors.com
Fundador: Enrico Borghi
Engenheiro Chefe: Mario de Laurentis
Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg
A Ebimotors é uma das mais tradicionais equipes de Grã-Turismo da Itália. Fundada nos anos 1990 por Enrico Borghi, sempre foi ligada à Porsche, inclusive sendo a representante oficial da marca alemã na região de Como, precisamente na cidade de Cermenate, atendendo à clientela de Milão e arredores e eventualmente de suíços. Mas nos últimos anos a Ebimotors bandeou-se para a Lamborghini com o modelo Huracán GT3. A equipe disputou a última temporada do GT Open e assumiu o desafio de se inscrever nas 24h de Daytona. Treinaram bastante na pré-temporada com apenas dois pilotos – Emanuele Busnelli e Fabio Babini. Mas para a prova de abertura do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, esperavam também contar com os franceses Emmanuel Collard e François Perrodo – este último ainda não consta da lista oficial de inscritos. Ficaram com a 12ª posição ao fim dos três dias do Roar Before The Rolex 24.
Pilotos do carro #46
EMANUELE BUSNELLI (Itália)
52 anos (11/06/1964)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze
FABIO BABINI (Itália)
47 anos (03/11/1969)
Twitter: não tem
Graduação: Ouro
EMMANUEL COLLARD (França)
45 anos (04/04/1971)
Twitter: não tem
Graduação: Platina
FRANÇOIS PERRODO (França)
39 anos (14/02/1977)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze
PAUL MILLER RACING
Sede: Buford, Geórgia (EUA)
Site oficial: www.paulmillerracing.com
Chefe de Equipe: Mitchell Simmons
Chefe de Mecânicos: Matt Barbaree
Engenheiro: Dave Fullerton
Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg
Ano passado, a Paul Miller Racing conquistou a primeira vitória do modelo Lamborghini Huracán na divisão GTD, mais precisamente na etapa do Virginia International Raceway (VIR). Com mais dois pódios, o time fechou o ano em 3º lugar na disputa das escuderias, num bom desempenho dos comandados de Mitchell Simmons dentro da pista. E para 2017, pouca coisa muda: Bryan Sellers e Madison Snow seguem como os pilotos titulares e Bryce Miller disputará as quatro provas do NAEC.
A novidade está no quarto piloto: já que Mirko Bortolotti foi requisitado pela Grässer Racing Team, quem completa a tripulação nas 24h de Daytona será o veloz italiano Andrea Caldarelli, que disputou provas do GT Asia com um Lamborghini e tem se destacado de forma bastante positiva no Super GT japonês, como piloto oficial da equipe Tom’s. De última hora, foi chamado o sul-africano Dion Von Moltke, que já tinha guiado para a equipe. No recente Roar Before The Rolex 24, o carro #48 do time sediado na Geórgia ficou apenas na 19ª colocação entre os 27 inscritos.
Pilotos do carro #48
BRYAN SELLERS (EUA)
34 anos (19/08/1982)
Twitter: @BryanSellers
Graduação: Ouro
MADISON SNOW (EUA)
21 anos (26/12/1995)
Twitter: @raceboy62
Graduação: Prata
BRYCE MILLER (EUA)
34 anos (26/07/1982)
Twitter: @bryceracer
Graduação: Prata
ANDREA CALDARELLI (Itália)
26 anos (14/02/1990)
Twitter: @andreacalda
Graduação: Ouro
DION VON MOLTKE (África do Sul)
26 anos (27/09/1990)
Twitter: @DionvmR
Graduação: Prata
SPIRIT OF RACE
Sede: Brescia, Itália
Site oficial: www.afcorse.it
Fundador e Chefe de Equipe: Amato Ferrari
Carro: Ferrari 488 GT3
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo
Peso mínimo: 1240 kg
Um dos – muitos – braços da AF Corse, a Spirit of Race traz mais uma Ferrari 488 GT3 para as 24h de Daytona, fazendo companhia ao solitário carro da Scuderia Corsa que venceu a última temporada na classe GTD. A equipe já participou noutras oportunidades da prova de abertura do IMSA Weather Tech SportsCar Championship e a corrida servirá para a despedida do gentleman driver Peter Ashley Mann, que decidiu parar com o automobilismo. O rendimento do carro #51 no Roar Before The Rolex 24 foi bem razoável – a equipe e os pilotos ficaram com a 15ª posição.
Pilotos do carro #51
PETER ASHLEY MANN (Grã-Bretanha)
59 anos (01/09/1956)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze
RINO MASTRONARDI (Itália)
47 anos (14/11/1969)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze
MAURIZIO MEDIANI (Itália)
48 anos (21/09/1968)
Twitter: não tem
Graduação: Prata
DAVIDE RIGON (Itália)
30 anos (26/08/1986)
Twitter: @RigonDavide
Graduação: Platina
ALESSANDRO PIER GUIDI (Itália)
33 anos (18/12/1983)
Twitter: @Ale_PierGuidi
Graduação: Ouro
CORE AUTOSPORT
Sede: Rock Hill, South Carolina (EUA)
Site oficial: www.coreautosport.com
Proprietário: Jonathan Bennett
Chefe de Equipe: Morgan Brady
Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Peso mínimo: 1230 kg
Dominante na classe Prototype Challenge desde a extinta American Le Mans Series, a CORE Autosport mudou radicalmente seu programa para 2017, trocando a categoria dos protótipos Oreca FLM09C, que será extinta ao fim deste ano, para investir na divisão GTD com um carro que o time já conhece bem – o Porsche. O piloto e proprietário Jonathan Bennett continua a bordo junto ao fiel Colin Braun. A equipe da Carolina do Sul terá Nic Jönsson nas provas do NAEC e Patrick Long, por enquanto, apenas nas 24h de Daytona. Nos testes do Roar Before The Rolex 24, ficaram com a 17ª colocação.
Pilotos do carro #54
JONATHAN BENNETT (EUA)
51 anos (04/05/1965)
Twitter: @jonbenn54
Graduação: Prata
COLIN BRAUN (EUA)
28 anos (22/09/1988)
Twitter: @colinbraun
Graduação: Ouro
NIC JÖNSSON (Suécia)
49 anos (04/08/1967)
Twitter: @NicJonssonRacer
Graduação: Prata
PATRICK LONG (EUA)
35 anos (28/07/1981)
Twitter: @pLmotorsport
Graduação: Platina
STEVENSON MOTORSPORTS
Sede: Jacksonville, North Carolina (EUA)
Site oficial: www.stevensonmotorsports.com
Proprietário: John Stevenson
Chefe de Equipe: Mike Johnson
Chefe de Mecânicos: Michael Hoffman
Carro: Audi R8 LMS
Motor: Audi 5,2 litros V10
Peso mínimo: 1230 kg
Em sua primeira temporada na série IMSA após as participações na extinta Rolex SportsCar Series, a Stevenson Motorsports teve bom desempenho: conquistou quatro pódios e o melhor dos seus dois carros inscritos ao longo do último ano fez o time terminar em 4º lugar. Mas para 2017, as coisas não estão muito bem resolvidas. A escuderia de John Stevenson ainda não definiu se fará um programa completo neste ano e se terá dois carros ou somente um – como acontecerá nas 24h de Daytona, em que o único Audi R8 LMS inscrito pelo time da Carolina do Norte vai competir com o clássico número fetiche do time, o #57.
Crise à parte, a Stevenson fez todos os testes de pré-temporada de que pôde participar e andou bem em todos eles. No Roar Before The Rolex 24, por exemplo, ficaram com a 3ª colocação.
Pilotos do carro #57
ROBIN LIDDELL (Grã-Bretanha)
42 anos (28/02/1974)
Twitter: @RobinLiddell
Graduação: Ouro
ANDREW DAVIS (EUA)
39 anos (02/11/1977)
Twitter: @andrewdavis59
Graduação: Prata
LAWSON ASCHENBACH (EUA)
33 anos (22/11/1983)
Twitter: @lawsonracing
Graduação: Ouro
MATT BELL (EUA)
31 anos (31/09/1985)
Twitter: @MBellRacing
Graduação: Prata
MANTHEY RACING
Sede: Meuspath, Alemanha
Site oficial: www.manthey-racing.de
Fundador e Chefe de Equipe: Olaf Manthey
Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Peso mínimo: 1230 kg
Uma das ótimas novidades para a disputa das 24h de Daytona é a participação da tradicional escuderia alemã Manthey Racing, que segue o exemplo da Frikadelli que alinhou na prova da Flórida ano passado e encarou o desafio com galhardia. A história da Manthey já é antiga, tendo começado no DTM no início da última década e veio atravessando os anos em certames como o International GT Open VLN e o FIA WEC, além de provas tradicionais como as 24h de Spa-Francorchamps e de Nürburgring. Com tanta expertise, os alemães surpreenderam ao anunciar uma participação que ninguém imaginava na clássica prova inaugural do IMSA Weather Tech SportsCar Championship.
E a Manthey Racing surpreendeu ainda mais ao fechar o Roar Before The Rolex 24 com o melhor tempo entre os 27 carros que compôem o grid da GTD. O grande destaque do lineup de pilotos é o alemão Sven Müller, que vai disputar o WEC na classe LMGTE-PRO como piloto oficial de fábrica da Porsche – no time justamente assistido por… Olaf Manthey.
Pilotos do carro #59
SVEN MÜLLER (Alemanha)
24 anos (07/02/1992)
Twitter: @Sven_Mueller14
Graduação: Ouro
HARI PROCZYK (Áustria)
41 anos (09/11/1975)
Twitter: @proczyk
Graduação: Prata
MATTEO CAIROLI (Itália)
20 anos (01/06/1996)
Twitter: @Cairoli96
Graduação: Ouro
REINHOLD RENGER (Alemanha)
48 anos (14/05/1968)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze
STEVE SMITH (Suíça)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze
SCUDERIA CORSA
Sede: Beverly Hills, Califórnia (EUA)
Site oficial: www.scuderiacorsa.com
Proprietários: Giacomo Mattioli e Art Zafiropoulo
Chefe de Equipe: Eric Bachelart
Diretor Técnico: Roberto Amorosi
Engenheiro: Joseph LaJoie
Chefe de Mecânicos: Wiliam Mendez
Carro: Ferrari 488 GT3
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo
Peso mínimo: 1240 kg
Campeã do IMSA Weather Tech SportsCar Championship na classe GTD ano passado, a Scuderia Corsa volta para esta temporada com o objetivo de ofertar o bicampeonato aos seus titulares – a dinamarquesa Christina Nielsen e o italiano Alessandro Balzan. Na última temporada, a equipe californiana venceu as 12h de Sebring e as 6h de Watkins Glen, além de conquistar outros cinco pódios ao longo do ano – onde o pior resultado foi o 11º posto em Lime Rock.
Na prova inaugural de 2017, a equipe fundada por Art Zafiropoulo e Giacomo Mattioli terá os reforços de Sam Bird, piloto oficial da Ferrari no WEC, e do italiano Matteo Cressoni, que vai ajudar Nielsen e Balzan a beliscar também o troféu de campeões da Tequila Patrón North American Endurance Cup. No Roar Before The Rolex 24, o carro #63 fechou a folha de tempos com a 16ª melhor marca.
Pilotos do carro #63
CHRISTINA NIELSEN (Dinamarca)
25 anos (10/01/1992)
Twitter: @ChristinaRacing
Graduação: Prata
ALESSANDRO BALZAN (Itália)
36 anos (17/10/1980)
Twitter: @BalzanAle
Graduação: Ouro
MATTEO CRESSONI (Itália)
32 anos (28/10/1984)
Twitter: @matteocressoni
Graduação: Prata
SAM BIRD (Grã-Bretanha)
30 anos (09/01/1987)
Twitter: @sambirdracing
Graduação: Platina
PARK PLACE MOTORSPORTS
Sede: Dallas, Texas (EUA)
Site oficial: www.parkplace.com
Proprietário: Patrick Lindsey
Chefe de Equipe: Brock Wagner
Chefe de Mecânicos: Gary Biehl
Engenheiro: Gary Horton
Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Peso mínimo: 1230 kg
Concessionária Porsche no Texas, a Park Place Motorsports do piloto e proprietário Patrick Lindsey encara mais uma temporada – a segunda com o novo modelo 911 GT3-R. Ano passado, num campeonato de altos e baixos, tiveram como destaque dois pódios – dois 2ºs lugares conquistados em Belle Isle e Road America. Com certeza o pensamento é em melhores desempenhos em 2017, já que no último campeonato figuraram no ranking somente em 11º lugar.
A tripulação nas 24h de Daytona será exatamente a mesma que competiu na prova do ano passado: os titulares fixos Jörg Bergmeister e Patrick Lindsey terão a companhia de Matt McMurry nas quatro corridas do NAEC e o austríaco Norbert Siedler completa a tripulação. Fecharam o Roar Before The Rolex 24 com o 9º melhor tempo entre os bólidos da categoria.
Pilotos do carro #73
JÖRG BERGMEISTER (Alemanha)
40 anos (13/02/1976)
Twitter: @JBergmeister
Graduação: Platina
PATRICK LINDSEY (EUA)
34 anos (22/04/1982)
Twitter: @plindsey73
Graduação: Prata
MATTHEW McMURRY (EUA)
19 anos (24/11/1997)
Twitter: @mcmurrymatt
Graduação: Prata
NORBERT SIEDLER (Áustria)
34 anos (29/12/1982)
Twitter: @NorbertSiedler
Graduação: Ouro
SUNENERGY1 RACING
Sede: Mooresville, North Carolina (EUA)
Sun Energy 1 CEO: Kenny Habul
Carro: Mercedes-AMG GT3
Motor: Mercedes-AMG M159 6,2 litros V8
Peso mínimo: 1230 kg
Líder no ramo de comercialização de energia solar nos EUA, a SunEnergy1 do piloto australiano Kenny Habul chega ao IMSA Weather Tech SportsCar Championship em 2017. Apesar de ter o suporte da AMG Motorsports, o time com sede na Carolina do Norte não está vinculado à Riley Motorsports de forma alguma. Com experiência em provas da Nascar, Habul surpreendeu ao anunciar a montagem de sua própria escuderia e assim disputar a temporada deste ano – em revezamento com uma velha raposa das pistas, o experiente Boris Said.
O único piloto confirmado para todas as provas do certame é o francês Tristan Vautier e os três estarão competindo juntos nas 24h de Daytona. Por indicação da AMG, o veloz alemão Maro Engel, de 31 anos, completa a tripulação de pilotos junto ao australiano Paul Morris, chamado praticamente de última hora. No Roar Before The Rolex 24, fecharam os treinos com o 7º melhor tempo.
Pilotos do carro #75
TRISTAN VAUTIER (França)
27 anos (22/08/1989)
Twitter: @TristanVautier
Graduação: Ouro
BORIS SAID (EUA)
54 anos (18/09/1962)
Twitter: @borissaid
Graduação: Prata
KENNY HABUL (Austrália)
43 anos (24/05/1973)
Twitter: @kennyhabul
Graduação: Bronze
MARO ENGEL (Alemanha)
31 anos (27/08/1985)
Twitter: @MaroEngel
Graduação: Platina
PAUL MORRIS (Austrália)
49 anos (22/12/1967)
Twitter: não tem
Graduação: Prata
MICHAEL SHANK RACING
Sede: Pataskala, Ohio (EUA)
Site oficial: www.michaelshankracing.com
Proprietário: Michael Shank
Chefe de Equipe: Justin Harnisfager
Engenheiro: Dale Wise
Carro: Acura NSX GT3
Motor: Acura 3,5 litros V6 Turbo
Peso mínimo: 1210 kg
Participante de muitos anos das competições de Endurance nos EUA, sempre com Esporte-Protótipos, a Michael Shank Racing vem para a temporada 2017 assumindo um grande desafio: a escuderia de Ohio alinha como time oficial da Acura (leia-se Honda) mais uma vez. Só que agora na classe GTD e não só com um carro, mas com dois.
Desenvolvido febrilmente por Peter Kox ao longo do último ano, o novo Acura NSX é dotado de motor V6 turbo com 3,5 litros de capacidade cúbica. E o fiel recruta Oswaldo Negri será um dos principais dínamos do time de Michael Shank em sua nova caminhada nas pistas. Como curiosidade, Andy Lally e Katherine Legge – que são namorados – vão dividir um dos carros. Para o NAEC, a MSR contará com Tom Dyer e Mark Wilkins. Ryan Hunter-Reay e Graham Rahal completam o lineup para as 24h de Daytona. No Roar Before The Rolex 24, desempenho discreto: 20º tempo para o #93 e 23º para o carro #86.
Pilotos do carro #86
OSWALDO NEGRI (Brasil)
52 anos (29/05/1964)
Twitter: @OzzNegri
Graduação: Prata
JEFF SEGAL (EUA)
31 anos (27/04/1985)
Twitter: @JeffSegal
Graduação: Ouro
TOM DYER (EUA)
38 anos (22/04/1978)
Twitter: @TomDyer_
Graduação: Prata
RYAN-HUNTER REAY (EUA)
36 anos (17/12/1980)
Twitter: @RyanHunterReay
Graduação: Platina
Pilotos do carro #93
ANDY LALLY (EUA)
41 anos (11/02/1975)
Twitter: @AndyLally
Graduação: Ouro
KATHERINE LEGGE (Grã-Bretanha)
36 anos (12/07/1980)
Twitter: @katherinelegge
Graduação: Prata
MARK WILKINS (Canadá)
43 anos (09/05/1983)
Twitter: @MWilkins
Graduação: Prata
GRAHAM RAHAL (EUA)
28 anos (04/01/1989)
Twitter: @GrahamRahal
Graduação: Ouro
TURNER MOTORSPORT
Sede: Amesbury, Massachusssets (EUA)
Site oficial: www.turnermotorsport.com
Proprietário: Will Turner
Chefe de Equipe: Will Turner
Diretor de Competições: Shawn Passen
Chefe de Mecânicos: Kevin Holmes
Carro: BMW M6 GT3
Motor: BMW 4,4 litros V8 Turbo
Peso mínimo: 1230 kg
A situação da Turner Motorsport para a temporada 2017 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship está longe de se definir como positiva, até o presente momento. Os pilotos pagantes – leia-se Bret Curtis e Michael Marsal – que financiaram a operação com dois carros ano passado, bateram em retirada, deixando Will Turner sem saber que rumo tomar. Pelo menos para as 24h de Daytona a equipe concentra esforços no objetivo de competir dignamente – mesmo que seja com um único carro.
No Roar Before The Rolex 24, sem ter nenhum piloto 100% definido, a equipe contou apenas com Jens Klingmann, piloto oficial de fábrica da BMW. Ele fez sozinho todos os três dias de treinos na BMN M6 GT3 e ficou com o 25º tempo. Ano passado, a Turner conquistou quatro pódios e venceu duas corridas na divisão, em Mosport Park e no COTA, em Austin. Tomara que Will Turner consiga resolver os problemas e que possamos ver pelo menos um dos carros do construtor bávaro disputando grande parte do campeonato. Nas 24h de Daytona, o carro será partilhado por Klingmann, Maxime Martin, Jesse Krohn e Justin Marks.
Pilotos do carro #97
JENS KLINGMANN (Alemanha)
26 anos (16/07/1990)
Twitter: @JensKlingmann
Graduação: Ouro
MAXIME MARTIN (Bélgica)
30 anos (20/03/1986)
Twitter: @Maxrtin1992
Graduação: Platina
JESSE KROHN (Finlândia)
26 anos (03/09/1990)
Twitter: @Jessekrohn
Graduação: Prata
JUSTIN MARKS (EUA)
35 anos (25/03/1981)
Twitter: @JustinMarksDG
Graduação: Prata
ASTON MARTIN RACING
Sede: Banbury, Oxfordshire (Grã-Bretanha)
Site oficial: www.astonmartin.com/racing
Prodrive CEO: David Richards
Chefe de Equipe: Paul Howarth
Carro: Aston Martin V12 Vantage GT3
Motor: Aston Martin 6 litros V12
Peso mínimo: 1220 kg
Como tem sido hábito desde a fusão da Rolex SportsCar Series com a American Le Mans Series, a Aston Martin Racing comparece mais uma vez para disputar as 24h de Daytona. A equipe britânica leva pelo segundo ano consecutivo o modelo Vantage GT3 com seu poderoso motor 6 litros V12 em caráter oficial. Novamente por iniciativa do canadense Paul Dalla Lana, que traz consigo os fiéis parceiros Pedro Lamy e Mathias Lauda, completando o time que disputou a LMGTE-AM no FIA WEC nos dois últimos anos. O quarto piloto em Daytona será o dinamarqueês Marco Sørensen, que junto a Nicki Thiim foi consagrado campeão mundial na LMGTE-PRO. A equipe ficou com a 18ª colocação no Roar Before The Rolex 24.
Pilotos do #98
PAUL DALLA LANA (Canadá)
50 anos (01/02/1966)
Twitter: @pdlnw
Graduação: Bronze
PEDRO LAMY (Portugal)
44 anos (22/03/1972)
Twitter: @PedroLamyRacing
Graduação: Platina
MATHIAS LAUDA (Áustria)
35 anos (30/01/1981)
Twitter: não tem
Graduação: Prata
MARCO SØRENSEN (Dinamarca)
26 anos (06/09/1990)
Twitter: @Marco_sorensen
Graduação: Ouro
THE RACER’S GROUP (TRG)
Sede: Petaluma, Califórnia (EUA)
Site oficial: www.theracersgroup.com
Proprietário: Kevin Buckler
Chefe de Equipe: Weston Farmer
Chefe de Mecânicos: Jeff Milan
Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Peso mínimo: 1230 kg
O bom filho à casa torna: uma das principais equipes clientes da Porsche nos EUA volta a trabalhar com o construtor de Weissach após a experiência com o modelo Vantage V12 GT3 da Aston Martin. E dessa vez Kevin Buckler, o proprietário da TRG, não quer fazer feio: retoma a parceria em grande estilo e o regresso será na mesma pista onde a equipe da Califórnia conquistou uma vitória histórica na geral em 2003.
Os tempos hoje são outros e a equipe já se contentará com um pódio logo na primeira corrida. No Roar Before The Rolex 24 o desempenho do #991 pintado no tradicional tom de azul da equipe, ficou com um razoável 8º lugar. E há gente competente no cockpit, como por exemplo o veloz alemão Wolf Henzler – por sinal, o único piloto até aqui confirmado para 2017. Os demais devem aparecer eventualmente durante o ano ou apenas nas 24h de Daytona.
Pilotos do carro #991
WOLF HENZLER (Alemanha)
41 anos (05/04/1975)
Twitter: @Wolf_Henzler
Graduação: Platina
JAN HEYLEN (Bélgica)
36 anos (01/05/1980)
Twitter: @HeylenJan
Graduação: Prata
SANTIAGO CREEL (México)
30 anos (30/06/1986)
Twitter: @screelg
Graduação: Bronze
MIKE HEDLUND (EUA)
39 anos (31/10/1977)
Twitter: @mike_hedlund
Graduação: Bronze
TIM PAPPAS (EUA)
43 anos (14/09/1973)
Twitter: @tpap54
Graduação: Bronze