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WRC: Toyota, 18 anos depois

RIO DE JANEIRO – No segundo Rali em seu regresso ao WRC após 18 anos de ausência, a Toyota conquistou a primeira vitória da marca japonesa – o que não acontecia desde o triunfo de Didier Auriol no Rali da China, em 1999. Cortesia de Jari-Matti Latvala e de seu copiloto Mikka Anttila, que foram […]

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Um voo para a vitória e para a liderança do campeonato: Jari-Matti Latvala e Mikka Anttila deram à Toyota o primeiro triunfo no WRC após 18 anos (Foto: Toyota Gazoo Racing/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – No segundo Rali em seu regresso ao WRC após 18 anos de ausência, a Toyota conquistou a primeira vitória da marca japonesa – o que não acontecia desde o triunfo de Didier Auriol no Rali da China, em 1999. Cortesia de Jari-Matti Latvala e de seu copiloto Mikka Anttila, que foram beneficiados enormemente por mais um evento infeliz envolvendo Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul a bordo do Hyundai i20 WRC #5.

Os belgas lideraram o primeiro dia e começaram o sábado perdendo terreno para a dupla estoniana formada por Ott Tanak/Martin Jarvejoja com o Ford Fiesta WRC #2. A vitória se encaminhava para a dupla da montadora sul-coreana, mas assim como em Monte-Carlo na abertura da temporada, problemas tiraram a dupla de esquadro – no caso, um acidente constrangedor numa especial curtíssima, de menos de 2 km de percurso. Neuville ganhou o SS14 e ainda foi o 2º colocado do Power Stage de Torsby, para ganhar mais alguns pontinhos no campeonato e chegar em 13º lugar na geral.

Latvala/Anttila foram os melhores no SS13 e depois a dupla finlandesa ficou com o melhor tempo nas três últimas especiais – inclusive o SS18. Dentro da nova regra, o piloto chegou aos 30 pontos no Rali da Suécia, atingindo o máximo permitido numa etapa, já que o Power Stage agora oferece cinco pontos extras ao piloto mais rápido. E melhor: Latvala sai dessa etapa como o novo líder do campeonato, somando agora 48 pontos na classificação.

Tanak/Jarvejoja ganharam nada menos que quatro especiais seguidas no sábado, antes do cancelamento da SS12 em Knon. Chegaram a ficar menos de quatro segundos atrás de Latvala quando o finlandês assumiu o comando na geral, mas no domingo perderam terreno nos trechos decisivos e acabaram em segundo, a menos de 30″ dos vencedores.

Sébastien Ogier e Julien Ingrassia não incomodaram em nenhum momento e a dupla tetracampeã mundial inclusive ficou totalmente fora de esquadro após uma rodada que fez o Ford #1 perder terreno logo no comecinho da SS16 em Likenäs. Acabou com isso em 3º lugar, resultado que deixa o francês a quatro pontos de Latvala na classificação do campeonato.

Sem ser muito espetacular, Dani Sordo acabou por salvar o fim de semana da Hyundai, enquanto Craig Breen fez o mesmo pela Citroën em sua estreia a bordo do novo C3 WRC. Com Kris Meeke se atrasando no sábado, coube a Breen somar 10 preciosos pontos – se bem que no Mundial de Construtores, os franceses já levam uma lavada da Ford, líder com 73 pontos somados contra 53 da Toyota, 40 da Hyundai e apenas 26 da Citroën.

Hayden Paddon não teve chance alguma durante o fim de semana e limitou-se a ser apenas o 7º colocado, atrás do terceiro Ford Fiesta oficial de fábrica guiado por Elfyn Evans, em boa performance apesar dos pneus Dmack. Stéphane Lefévbre, com um Citroën DS3 do ano passado, teve a chance de somar mais quatro pontos no campeonato.

No WRC2, a vitória foi do sueco Pontus Tidemand a bordo de um Skoda Fabia, que fechou a disputa no top 10, à frente de Teemu Suninen num Ford Fiesta. O norueguês Ole Christian Veiby completou o pódio 100% nórdico nesta divisão.

A 3ª etapa do Mundial de Rali é o Rali do México, que será disputado entre os dias 9 e 12 de março na altitude de Guanajuato, 2.300 metros acima do nível do mar e próxima a Leon.

Resultado final do Rali da Suécia:

1 – Latvala-Anttila (Toyota Yaris WRC ’17) – 2.36’03”6
2 – Tanak-Jarveoja (Ford Fiesta WRC ’17) + 29”2
3 – Ogier-Ingrassia (Ford Fiesta WRC ’17) + 59”5
4 – Sordo-Marti (Hyundai i20 WRC ’17) + 2’11”5
5 – Breen-Martin (Citroen C3 WRC ’17) + 2’51”2
6 – Evans-Barritt (Ford Fiesta WRC ’17) + 3’26”6
7 – Paddon-Kennard (Hyundai i20 WRC ’17) + 5’31”2
8 – Lefebvre-Moreau (Citroen DS3 WRC) + 7’14”7
9 – Tidemand-Andersson (Skoda Fabia R5) + 9’11”1
10 – Suninen-Markkula (Ford Fiesta R5) + 10’02”9

Classificação do Mundial após duas etapas:

1. Jari-Matti Latvala – 48 pontos
2. Sébastien Ogier – 44
3. Ott Tanak – 33
4. Dani Sordo – 25
5. Craig Breen – 20
6. Elfyn Evans – 18
7. Stéphane Lefévbre – 10
8. Thierry Neuville – 8
9. Hayden Paddon – 7
10. Andreas Mikkelsen – 6
11. Jan Kopecky – 4
12. Juho Hänninen – 3
13. Kris Meeke e Pontus Tidemand – 2
15. Bryan Bouffier e Teemu Suninen – 1