A Mil por Hora
Automobilismo Internacional

1º de abril antecipado?

RIO DE JANEIRO – Coluna “Radar On-Line” na versão eletrônica da Veja traz a manchete: “Crivella vai reconstruir o autódromo do Rio”. A matéria, assinada por Ernesto Neves, diz que haverá uma reunião do atual alcaide do Rio de Janeiro com esportistas, vereadores e ‘representantes da sociedade’ para anunciar o plano de construção do novo […]

RIO DE JANEIRO – Coluna “Radar On-Line” na versão eletrônica da Veja traz a manchete: “Crivella vai reconstruir o autódromo do Rio”.

A matéria, assinada por Ernesto Neves, diz que haverá uma reunião do atual alcaide do Rio de Janeiro com esportistas, vereadores e ‘representantes da sociedade’ para anunciar o plano de construção do novo autódromo. No referido texto, insistem em Deodoro.

Detalhe: o autódromo seria erguido com investimentos da iniciativa privada – ao contrário do que foi acordado no acerto que custou a antiga pista. A prefeitura tinha a OBRIGAÇÃO de devolver uma nova pista à cidade e ao estado. E não cumpriu com o acordo..

Pergunto eu: como vão erguer um circuito no Rio em 2017? Na crise que vive o país, alguém vai ter R$ 200 a 300 milhões para se fazer uma pista minimamente boa ou próxima do que era o finado Autódromo de Jacarepaguá, posto abaixo em 2012?

Não custa nada lembrar que esse terreno (falo de Deodoro, claro) não foi comprado. É área cedida pelo Governo Federal.  É uma burrice siderúrgica fazer um autódromo numa área absolutamente inviável em termos de logística. Qual o hotel mais próximo do terreno? Já se pensou em estrutura para as equipes de fora do Rio de Janeiro quando houver corrida aqui – isso SE HOUVER mesmo uma nova pista?

Por favor, não me venham com chorumelas de que estamos batendo na tecla de que Jacarepaguá não deveria ter sido demolida – porque ficou muito óbvio que não era necessário. Não conseguem gerir um Parque Olímpico e o autódromo só foi destruído porque a prefeitura não investia RIGOROSAMENTE NADA no aparelho esportivo.

Não é mentira, minhas fontes na época jamais mentiriam.

Então, se vocês acreditam neste novo 1º de abril, meus parabéns.

Se por um acaso o Rio voltar a ter autódromo – e gostaria muito que tivesse – vou ficar muito feliz.

Aliás, me convidem para a inauguração.

Enquanto isso, vou esperar sentado.