A Mil por Hora
Fórmula 2

A Fórmula 2 está de volta

RIO DE JANEIRO – É oficial: a FIA e a Fórmula 1, sob a administração do Liberty Media, se acertaram e finalmente a GP2 Series troca de nome após 12 anos. A sucessora da antiga Fórmula 3000 herda o nome Fórmula 2, que foi usado num “revival” entre os anos de 2009 e 2012, com […]

HERO

RIO DE JANEIRO – É oficial: a FIA e a Fórmula 1, sob a administração do Liberty Media, se acertaram e finalmente a GP2 Series troca de nome após 12 anos. A sucessora da antiga Fórmula 3000 herda o nome Fórmula 2, que foi usado num “revival” entre os anos de 2009 e 2012, com carros construídos pela Williams e com motores Audi Turbo 1,8 litro preparados pela Mountune. Uma coisa é certa: todo mundo ficou com saudades da boa e velha F-2 que se iniciou em 1948 e pereceu em 1984, já que a “nova” categoria não deu muito certo.

A mudança de nome da GP2 Series para Fórmula 2 – um plano que vinha sendo estudado desde 2015 – tinha um empecilho: Bernie Ecclestone era frontalmente contra a proposta da FIA. Mas o grupo de Chase Carey, que agora controla a categoria máxima do automobilismo internacional, não apresentou qualquer tipo de oposição. Além do mais, o Liberty Media tinha adquirido no pacote o direito de organizar a GP2, ou melhor, a Fórmula 2.

“Racionalizar o caminho para a F1 tem sido uma das grandes metas da FIA no meu tempo aqui, e a designação de uma nova F2 vai atingir essa meta. Claro que estamos numa fase inicial de desenvolvimento do campeonato, mas acho que existe muito escopo para desenvolvimento”, falou o presidente Jean Todt.

“O Conselho Mundial de Automobilismo aprovou a criação da FIA F2 a partir de 2017. A FIA chegou a um acordo com o Grupo F1 com respeito à transição da categoria GP2 para F2, e o campeonato terá todas as datas, menos uma, atreladas ao calendário da F1”, disse o comunicado.

A novidade qualifica ainda mais a Fórmula 2 dentro dos critérios da FIA que oferecem a Superlicença aos pilotos que desejam correr na Fórmula 1. Os três primeiros colocados na classificação final de 2017 passam a ganhar 40 pontos na “carteira” e não só o campeão e o vice. A pontuação entre o 4º e o 10º posto ao fim do campeonato será a seguinte: 30-20-10-8-6-4-3.