A Mil por Hora
IMSA

“Caddies” sofrem restrições para as 12h de Sebring

RIO DE JANEIRO – Era de se esperar: o domínio dos Cadillac DPi-V.R nas 24h de Daytona e posteriormente nos testes realizados em Sebring no fim do mês passado chamaria a atenção do board da IMSA (International Motor Sports Association). Como sóí, foi anunciado nesta quarta-feira no boletim técnico da entidade um Balanço de Performance (BoP) que […]

BCPix.com
Nenhuma surpresa: dominantes em Daytona e no teste em Sebring há alguns dias, os Cadillac DPi-V.R como este da equipe Mustang Sampling/Action Express, sofrerão restrições de acordo com o boletim técnico da IMSA, para equiparar o desempenho do carro com os demais Protótipos (Foto: Brian Cleary/BCPix.com)

RIO DE JANEIRO – Era de se esperar: o domínio dos Cadillac DPi-V.R nas 24h de Daytona e posteriormente nos testes realizados em Sebring no fim do mês passado chamaria a atenção do board da IMSA (International Motor Sports Association). Como sóí, foi anunciado nesta quarta-feira no boletim técnico da entidade um Balanço de Performance (BoP) que restringe o protótipo estadunidense para a 2ª etapa do campeonato.

Os três carros das equipes Action Express e Wayne Taylor Racing, todos construídos na plataforma Dallara LMP2, sofrerão acréscimo de 20 kg – o peso mínimo de 930 kg dos DPi e LMP2, obrigatório pelo regulamento, sobe para 950 kg. O restritor de ar, com 33.1 mm originais, será estrangulado em mais 0.6 mm para esta corrida – já havia sofrido uma mudança de 1.5 mm após Daytona.

De acordo com a tabela da IMSA, todos os protótipos DPi vão usar o pacote aerodinâmico Sprint, com as asas dotadas de menor angulação – 17º para os Cadillac e 2º para os Mazda, por exemplo. A capacidade dos tanques de combustível será a seguinte: Cadillac (68 litros), Mazda (77 litros), Nissan (80 litros), Riley MK30, Oreca 07 e Ligier JS P217 (75 litros).

Mais “petróleo” para o novo Porsche 911 GTE de acordo com o BoP da IMSA (Foto: Brian Cleary/BCPix.com)

Na classe GTLM, mudanças apenas no reservatório de combustível de dois carros: a BMW M6 GTLM terá 105 litros de “petróleo”, quatro a mais que o ajustado pela IMSA pré-testes. A nova versão do Porsche 911 GTE vai com 99 litros de capacidade. Os restritores de combustível também sofrem alterações: Ferrari 488 GTE com 28 mm e Porsche 911 GTE com 35 mm na 2ª etapa do campeonato.

Não haverá mudanças de peso mínimo com acréscimo ou decréscimo de qualquer competidor. A tabela mostra 1220 kg para as Bimmers, 1240 kg para Corvette e Porsche, 1250 kg para a Ferrari e 1265 kg para o Ford GT.

Na GTD, acréscimo de 5 kg para os Audi R8 LMS como este da Alex Job Racing (Foto: Brian Cleary/BCPix.com)

A divisão GTD é que tem mais modificações no BoP em relação a qualquer outra. Começando pelo peso mínimo de alguns carros: o Acura NSX GT3 vai com 20 kg extras (peso mínimo de 1300 kg). Os Audi R8 LMS terão acréscimo de 5 kg ao peso mímimo de 1320 kg e as Mercedes-AMG GT3 vão para esta prova com 20 kg adicionais, aumentando o peso mínimo do carro da estrela de três pontas para 1360 kg.

A despeito do aumento de peso, as “Merças” terão a única modificação nos restritores de ar do motor, que passam a ter 37.5 mm contra os 36 mm com que correram em Daytona e testaram em fevereiro na pista das 12h de Sebring. Há também uma mudança no “Boost Ratio” dos Acura, na faixa de rotação útil entre 2.000 e 6.500 rpm, para melhorar o torque do bólido, enquanto os outros modelos com motor turbo – BMW M6 GT3 e Ferrari 488 GT3 não sofrerão nenhum tipo de alteração neste sentido.

E o reservatório de combustível de diversos carros apresenta mudanças: os Acura ganharam mais 1 litro no reservatório de combustível, que sobe portanto para 108 litros. Os Lexus LC-F perdem 1 litro – caem de 93 para 92. Os Mercedes-AMG GT3 têm 104 litros originalmente e ganharão mais dois, subindo para 106. Por fim, os Porsche 911 GT3-R terão 93 litros contra os 91 que apresentavam antes dos treinos coletivos realizados na Flórida em fevereiro.