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Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (362)

  RIO DE JANEIRO – A Fórmula 1 acaba de apresentar o primeiro carro cor de rosa de sua história – o Force India VMJ10. Mas a coloração pink está longe de ser novidade no automobilismo mundial e inclusive no Brasil, onde Danuza Palhares, que guiava aqui no Rio de Janeiro, tinha um Voyage cor […]

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RIO DE JANEIRO – A Fórmula 1 acaba de apresentar o primeiro carro cor de rosa de sua história – o Force India VMJ10. Mas a coloração pink está longe de ser novidade no automobilismo mundial e inclusive no Brasil, onde Danuza Palhares, que guiava aqui no Rio de Janeiro, tinha um Voyage cor de rosa – que inclusive vi em ação ao vivo numa prova da Copa Shell, o Brasileiro de Marcas e Pilotos, em 1989. Salvo engano, Suzane Carvalho também usou discretamente o matiz em alguns de seus carros.

Mas o bólido da foto acima era demais!

Trata-se do Porsche 917/20 “Pink Pig” que foi inscrito nas 24h de Le Mans em 1971 sob os auspícios da Martini International Racing Team, com a assistência do Team Auto-Usdau, da Alemanha.

O carro causou sensação com a pintura idealizada pelo artista Anatole Lapine, reproduzindo quase que fielmente o estilo do corte das carnes de porco tal como faziam os açougueiros. E com a carroceria redesenhada na França pelos engenheiros da SERA, o 917/20 “Pink Pig” era infernalmente rápido. Há quem diga que chegou a 400 km/h, mas oficialmente a velocidade atingida pelo protótipo guiado por Willi Kauhsen e por Reinhold Joest (ele mesmo!) foi de 386 km/h.

Nos treinos, o “Pink Pig” foi um dos melhores na pré-qualificação e no grid ficou com o 7º tempo – 3’21”, a quase oito segundos da pole position. Na corrida, o protótipo vinha bem e ganhando posições após fechar a primeira hora em nono: na altura da 11ª hora, estavam em quinto, quando o #23 saiu da pista em Arnage e no acidente o carro não pôde mais continuar.

Uma pena.

Há 46 anos, direto do túnel do tempo.