A Mil por Hora
Supercars Series

Supercars: Ford domina em Phillip Island

RIO DE JANEIRO – Os Ford Falcon FG X foram as grandes vedetes da 3ª rodada do Supercars Series australiano, disputada neste fim de semana em Phillip Island, no estado de Victoria. O espetacular circuito à beira do mar foi o palco dos triunfos de Fabian Coulthard, da DJR Team Penske e de Chaz Mostert, […]

coulthard-630x354
Fabian Coulthard é o novo líder do Supercars na Austrália

RIO DE JANEIRO – Os Ford Falcon FG X foram as grandes vedetes da 3ª rodada do Supercars Series australiano, disputada neste fim de semana em Phillip Island, no estado de Victoria. O espetacular circuito à beira do mar foi o palco dos triunfos de Fabian Coulthard, da DJR Team Penske e de Chaz Mostert, com o carro preparado pela Rod Nash Racing e assistido pela Prodrive Racing Australia.

Mas não foi fácil para ninguém: os pneus macios fornecidos pela Dunlop foram responsáveis por um recorde negativo registrado no fim de semana. Houve 17 furos de pneus – só na etapa de sábado.

Com a vitória no sábado e um 17º lugar na corrida seguinte (mercê uma punição), mesmo assim o primo distante do ex-piloto de Fórmula 1 David Coulthard é o novo líder do campeonato, superando Shane Van Gisbergen – que teve como melhor resultado a quarta posição na corrida de abertura da rodada dupla – por sete pontos (568 a 561).

Com o outro carro da Penske, Scott McLaughlin foi o mais rápido do fim de semana: fez as duas pole positions e a volta mais rápida nas duas provas disputadas sábado e domingo. Mas o piloto do carro #17 acabou apenas em 10º e décimo-quarto ao final das disputas, prejudicado primeiro por uma penalização e depois por um erro de estratégia de sua escuderia.

O multicampeão Jamie Whincup salvou um 2º lugar no sábado, seguido por Garth Tander no Holden da Garry Rodgers Motorsport. A boa surpresa foi David Reynolds conquistando um pódio na etapa do domingo, logo atrás de Mark “Frosty” Winterbottom, campeão da série em 2015.

Quem anda bem apagado neste início de campeonato é Craig Lowndes, que sofreu o acidente mais forte do fim de semana, durante os treinos. O piloto da Triple Eight Race Engineering foi 12º (após uma penalização por cruzar a linha rápida nos pits) e 23º colocado no fim de semana. Em contrapartida, Simona de Silvestro mostrou progressos e alcançou o melhor resultado dela na temporada – décimo-terceiro, em ambas as corridas. A suíça ocupa o 19º lugar na classificação com 273 pontos.

A próxima etapa é em Perth, no circuito de Barbagallo, nos dias 6 e 7 de maio.

Classificação após três rodadas e cinco corridas (*)

1. Fabian Coulthard (Ford) – 568 pontos
2. Shane Van Gisbergen (Holden) – 561
3. Chaz Mostert (Ford) – 531
4. Jamie Whincup (Holden) – 522
5. Scott McLaughlin (Holden) – 471
6. Garth Tander (Holden) – 444
7. Cameron Waters (Ford) – 427
8. Mark Winterbottom (Ford) – 417
9. Craig Lowndes (Holden) – 368
10. James Moffat (Nissan) – 360

(*) A corrida #1 de Symmons Plains foi cancelada e não houve pontuação