A Mil por Hora
Rally

Ora pois! Está chegando a vez do Rali de Portugal

RIO DE JANEIRO – Após a tradicional visita à Argentina, o Mundial de Rali (WRC) volta ao continente europeu para a 6ª etapa da temporada 2017: o Rali de Portugal, que se disputará de quinta-feira (18) até domingo (21) é o próximo desafio de um campeonato cada vez mais espetacular, com quatro vencedores nas cinco […]

Rali-de-Portugal
Sempre com grande público nas estradas, o Rali de Portugal é a próxima etapa do WRC, que vem apresentando uma temporada sensacional até aqui

RIO DE JANEIRO – Após a tradicional visita à Argentina, o Mundial de Rali (WRC) volta ao continente europeu para a 6ª etapa da temporada 2017: o Rali de Portugal, que se disputará de quinta-feira (18) até domingo (21) é o próximo desafio de um campeonato cada vez mais espetacular, com quatro vencedores nas cinco primeiras provas e a ascensão da Hyundai – que inclusive poderia ser a marca dominante com Thierry Neuville, que deixou escapar por entre os dedos triunfos praticamente certos em Monte-Carlo e na Suécia.

Com o parque de serviço no Exponor, localizado em Matosinhos, nas cercanias da Cidade do Porto, o Rali de Portugal repete praticamente o mesmo roteiro do ano passado, cruzando localidades como Guimarães e Braga para a disputa dos tradicionais trechos cronometrados de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vieira do Minho, Amarante e Fafe – que será inclusive o Power Stage. Ao todo, serão 19 especiais com 349,17 km de percurso e 1529,01 km incluindo os trechos de ligação.

Para esta etapa, o WRC reúne o melhor plantel do ano na chamada “Prioridade 1”: serão 17 carros, com direito a algumas novidades. Na Hyundai, Sebastian Marshall fará a prova como navegador de Hayden Paddon, devido a ausência de John Kennard – que inclusive vai se retirar das competições na segunda metade do campeonato. A Toyota inclui uma inscrição inédita de um terceiro Yaris para estrear Esapekka Lappi/Janne Ferm, talvez com o objetivo de pôr mais pressão em Juho Hänninen/Kaj Lindström, que fazem uma temporada até aqui repleta de erros e percalços.

Também a Citroën se socorre de um carro extra – sem contar o retorno de Stéphane Lefevbre, os franceses colocam o xeque Khalid Al Qassimi ao lado de Chris Patterson neste evento. Haverá três inscrições do WRC Trophy, para carros dentro do antigo regulamento, marcando a volta do tcheco Martin Prokop, do ucraniano Valeriy Gorban e a estreia de Jean-Michel Raoux num Citroën DS3.

A Hyundai convocou Andreas Mikkelsen para testes e treinos, mas o norueguês vai mesmo é liderar o plantel do WRC2, que conta desta vez com 20 inscrições. O WRC3 responde por mais seis duplas e os restantes carros confirmados no Rali de Portugal são de pilotos locais – um dos destaques é a participação de José Pedro Fontes, atual bicampeão português da modalidade. Diversos bons nomes daquele país engrossam a lista que conta no total com 65 carros.

Confira aqui a lista de inscritos do Rali de Portugal