A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

Polêmica: provocação ou brincadeira pode ter custado o abandono do Toyota #7 em Le Mans

RIO DE JANEIRO (Ih rapaz…)- A Toyota resolveu se manifestar a respeito do abandono de um de seus três carros nas 24 Horas de Le Mans do último fim de semana. E a julgar pela versão que é contada pelos japoneses, o motivo é absolutamente bizarro. Este vídeo mostra a saída de box do carro […]

Capillaire-Koba

RIO DE JANEIRO (Ih rapaz…)- A Toyota resolveu se manifestar a respeito do abandono de um de seus três carros nas 24 Horas de Le Mans do último fim de semana. E a julgar pela versão que é contada pelos japoneses, o motivo é absolutamente bizarro.

Este vídeo mostra a saída de box do carro #7 guiado por Kamui Kobayashi, momentos antes de seu abandono. Notem que surge na tela alguém de capacete e com um macacão de tons semelhantes ao dos fiscais de pista. É só olhar na imagem “freezada” que ilustra este post.

Esse alguém é o francês Vincent Capillaire, piloto da Algarve Pro Racing, cuja equipe ocupava a garagem #60 – a última, exatamente na saída dos boxes de Sarthe. Não imagino o que tenha motivado um sujeito de uma equipe retardatária, atrasada na disputa várias voltas, a fazer o que fez. Um gesto de ironia, pedindo carona, o que poderia até soar engraçado ou uma reclamação,  o que para o momento soaria como uma grande sacanagem.

Certo é que foi uma situação que possa vir a ter desconcentrado Kobayashi, porque o japonês por repetidas vezes usou a embreagem na saída dos pits e tem mais um detalhe: o carro saiu no motor a combustão, o que foi decisivo para a quebra.

Vocês já devem ter notado nas transmissões do WEC e notaram também nas 24 Horas de Le Mans, que os protótipos LMP1-H saem dos boxes sem emitir qualquer tipo de barulho. Pois é: eles arrancam dos pit stops com os motores elétricos montados em seus bólidos. Dessa vez aí com a confusão causada pela presença do Capillaire, a quem o Kobayashi chamaria depois de “ghost marshal” (fiscal fantasma), por conta da semelhança dos macacões, o japonês esqueceu de sair no motor elétrico e engrenou primeira com o motor a combustão.

Daí a embreagem do Toyota TS050 ter dado pau e a corrida do #7, que dominava as ações desde o início, virou um dos maiores pesadelos da história da montadora em Le Mans.

Em suma: uma cagada do Kobayashi, que na distração esqueceu de sair do pit como deveria.

Mr. Akio Toyoda, presidente da companhia, que estava lá nos boxes acompanhando tudo, não merecia saber disso…

(ATUALIZANDO) – Em sua página no Facebook, Vincent Capillaire se defendeu e disse que tudo não passou de um gesto de incentivo ao piloto da Toyota, ainda que “inapropriado” (palavras do próprio). O que só reforça a tese de que a embreagem do carro #7 ou estava dando problemas já há algum tempo antes dessa situação ou ela entrou em parafuso em consequência do fato do Kobayashi ter arrancado dos pits com o motor de combustão. De todo o modo, estão expostos os dois lados da moeda e os leitores do blog podem tirar suas conclusões.