A Mil por Hora
Fórmula Indy

Spider-Man ataca novamente!

RIO DE JANEIRO – Menos de 24 horas após a notícia que confirma a sua iminente saída da Fórmula Indy para o IMSA Weather Tech SportsCar Championship, defendendo a Penske na competição de Endurance dos EUA, Hélio Castroneves venceu neste domingo em Iowa para pôr fim a um jejum de nada menos de 50 corridas […]

07-09-Castroneves-On-Course-StartFinish-IOWA

RIO DE JANEIRO – Menos de 24 horas após a notícia que confirma a sua iminente saída da Fórmula Indy para o IMSA Weather Tech SportsCar Championship, defendendo a Penske na competição de Endurance dos EUA, Hélio Castroneves venceu neste domingo em Iowa para pôr fim a um jejum de nada menos de 50 corridas sem comemorar ao estilo Homem-Aranha, subindo no alambrado para delírio da torcida. A última vez havia sido há mais de três anos, em 1º de junho de 2014, quando faturou uma das provas disputadas no Belle Isle Park, em Detroit.

Já tendo conquistado três pole positions neste ano, o piloto de 42 anos não deu chances ao azar: liderou o maior número de voltas, fez o giro mais rápido de toda a corrida e faturou o 30º troféu de sua carreira na categoria. Como piloto regular, Helinho caminha para suas últimas seis provas como piloto regular do Team Penske numa competição em que jamais conseguiu um título, em que pese as três vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, tão ou mais celebradas que uma conquista de campeonato – Castroneves foi vice-campeão quatro vezes: 2002, 2008, 2013 e 2014, ano em que tinha ganho sua última corrida antes do triunfo de Iowa.

Agora, Helinho tem 395 pontos e está a oito de Scott Dixon, o líder do campeonato. Restando as etapas de Toronto (rua), Mid-Ohio (misto), Pocono (oval), Gateway (oval), Watkins Glen (misto) e Sonoma (misto), o piloto da Penske deve continuar focado em busca de uma conquista que seria tão inédita quanto histórica. Afinal, seguir em alto nível no competitivo automobilismo dos EUA desde 1998, quando tinha ainda 22 para 23 anos, é coisa para poucos.

E com a Penske confirmando a redução da operação na Indy para três carros full season, abrindo uma exceção óbvia para a tentativa da quarta vitória de Hélio em Indianápolis e assim igualar A.J. Foyt, Al Unser e Rick Mears no recorde de triunfos na centenária disputa, nada mais óbvio do que cravar algo que o blogueiro aqui já dissera em novembro último: a equipe está a um passo de fechar seu programa de Endurance em parceria com a Honda num Daytona Prototype International (DPi) com base no chassi Oreca e o companheiro do brasileiro será mesmo o colombiano Juan Pablo Montoya.

A estreia da dupla – com a adição de mais um piloto – pode acontecer já na Petit Le Mans, última prova da IMSA neste ano, em outubro. Mas a bordo de um Oreca 07 Gibson LMP2. É o que diz o jornalista John Dagys no site Sportscar365.com.

Já pensaram?