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Surpresa: Joest e Mazda unem forças para a IMSA em 2018

RIO DE JANEIRO (Por essa, ninguém esperava!) – Reviravolta meteorológica no Sul e Sudeste do Brasil, com o sol dando lugar a frio e chuva e também no IMSA Weather Tech SportsCar Championship, acontece outra reviravolta, surpreendente: a Mazda anunciou hoje que a nova parceira da marca japonesa no desenvolvimento do projeto DPi é ninguém […]

2017 WeatherTech Sportscar Championship Roar Daytona Testing
Mazda informa: sai a SpeedSource, parceira de mais de 20 anos, e entra ninguém mais, ninguém menos, que a Joest Racing. Ano que vem, a equipe passa a se chamar Mazda Team Joest

RIO DE JANEIRO (Por essa, ninguém esperava!) – Reviravolta meteorológica no Sul e Sudeste do Brasil, com o sol dando lugar a frio e chuva e também no IMSA Weather Tech SportsCar Championship, acontece outra reviravolta, surpreendente: a Mazda anunciou hoje que a nova parceira da marca japonesa no desenvolvimento do projeto DPi é ninguém menos que a Joest Racing, a mesma organização que dava suporte ao vitorioso programa da Audi no WEC, 24 Horas de Le Mans e no extinto certame American Le Mans Series.

O anúncio significa também o fim da parceria entre o construtor e a equipe SpeedSource, de Sylvain Tremblay, presente há duas décadas no desenvolvimento da Mazda tanto nas provas de Grã-Turismo com o modelo RX-8 trirotor como também nos protótipos, incluindo a fracassada versão do motor Skyactiv-D movido a Diesel.

A Mazda confirmou também que não vai mais disputar o restante da temporada da IMSA, reduzindo o plantel dos Protótipos a oito carros (pelo menos) em Laguna Seca e Elkhart Lake, já que na Petit Le Mans a Rebellion e a Penske devem participar. Para já, o objetivo é testar e aperfeiçoar o Mazda RT24-P DPi já que, apesar dos pódios nas últimas etapas, o carro apresentou uma crônica falta de ritmo em relação não só aos Cadillac e Nissan como também ao LMP2 da JDC-Miller Motorsports.

Um agravante para essa diferença de rendimento pode estar no chassi. O modelo Riley MK30 que serve de base para o DPi da Mazda, só foi competitivo até aqui em condições extremas como na chuva, em Daytona, onde equipamentos bons e ruins se nivelam – normalmente por baixo.

De resto, o carro não andou bem noutras pistas e isso apenas dá munição para que as equipes não queiram investir na compra destes chassis produzidos pela Multimatic, que inclusive rompeu a parceria com a Riley Technologies para assumir sozinha o desafio de desenvolver o carro. Como não há “tokens” de upgrade para os protótipos da classe LMP2, a Mazda e a Joest Racing terão que esperar até o fim do ano para sonhar com algo melhor em 2018.

Segundo a Racer Magazine, as tratativas entre a equipe de origem alemã e o construtor nipônico já vinham de vários meses e provavelmente começaram após as 24 Horas de Daytona, quando Ralf Jüttner, braço direito de Reinhold Joest, esteve na Flórida no que foi o início de uma sondagem do terreno. Mais do que uma visita de cortesia, foi o pontapé inicial para o anúncio deste projeto que visa deixar os carros ainda mais competitivos para a próxima temporada. As instalações do time serão em Atlanta, na Geórgia, perto do mesmo local onde a equipe trabalhou em seus tempos de EUA na ALMS.

E a Mazda que não durma no ponto, porque com a vinda da Acura via Penske, aumenta sem dúvida a responsabilidade de qualquer equipe que vise investir num projeto semelhante daqui a diante na categoria.

Sobre os testes que tomarão parte do tempo até o fim do ano, estes serão conduzidos exatamente pelos pilotos que faziam parte da associação com a SpeedSource, ou seja: Jonathan Bomarito, Tom Long, Tristan Nunez e Joel Miller. Pode ser que alguns deles sejam aproveitados como titulares em 2018, até porque não se falou em nomes. Mas certamente a Mazda e a Joest vão em busca de nomes fortes no mercado para deixar a equipe ainda mais forte.