A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

A caminho do WEC: Lamborghini anuncia novo programa em setembro

  RIO DE JANEIRO (Lá vem o touro!) – Agora é oficial: o dia 20 de setembro está reservado pela área de comunicação da Lamborghini para um importante anúncio. Foi o que publicou o amigo jornalista português João Carlos Costa, nas redes sociais. Será o dia em que a marca de Sant’Agata confirmará a transição […]

20597289_10209987790554332_1246426642138961006_n

 

RIO DE JANEIRO (Lá vem o touro!) – Agora é oficial: o dia 20 de setembro está reservado pela área de comunicação da Lamborghini para um importante anúncio. Foi o que publicou o amigo jornalista português João Carlos Costa, nas redes sociais.

Será o dia em que a marca de Sant’Agata confirmará a transição do construtor italiano (pertencente ao Volkswagen Auto Group) para a classe LMGTE, o que pode englobar tanto o FIA World Endurance Championship quanto o IMSA Weather Tech SportsCar Championship. E acho que veremos a Lamborghini envolvida nas duas categorias, provavelmente a partir de 2019.

Não é surpresa: você que lê o blog já viu neste post de abril um protótipo do Huracán sendo testado em Monza. Apesar da camuflagem, já deu para notar que a asa traseira é diferente do Huracán GT3 da foto acima e é bem perceptível uma entrada de ar para o cofre do motor – que o carro da foto acima não possui originalmente.

Quando a gente fala que o WEC não vai morrer, é que o futuro da competição pode até estar entre os modelos de Grã-Turismo. Com Ferrari e Ford estabelecidas com seus programas (por enquanto), Porsche no segundo ano de seu 911 com motor central-traseiro, Aston Martin e BMW desenvolvendo carros novos e a Lamborghini a caminho, o biênio 2018/19 é tremendamente promissor para a divisão LMGTE-PRO e para a GTLM nos EUA.

Esperemos que outras sigam o exemplo, mas que o ACO e a FIA não deixem à míngua os protótipos LMP2 e principalmente os LMP1, cujo futuro está em sério risco por conta da debandada de montadoras. A menos que a competição se reinvente e seja entregue de volta aos independentes, como era na Le Mans Series, no início dos anos 2000.

O Squadra Corse, departamento de competição da marca, também trabalha no desenvolvimento de um update para o Huracán usado nos certames monomarca Super Trofeo.