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24 Horas de Le Mans

Confirmado: WEC terá campeonato bianual

RIO DE JANEIRO – O FIA World Endurance Championship dá uma enorme guinada no próximo ano. Não só a competição terá menos datas como também menos circuitos. Vai entrar em ação já em 2018 o plano que se pretendia de um campeonato bianual, com quatro datas em 2018 e as restantes quatro corridas no ano […]

60th Anniversary Mobil 1 Twelve Hours of Sebring
Pista sede da primeira prova do Mundial de Endurance em sua nova fase, Sebring volta a figurar no novo calendário bianual do WEC com sua prova tradicional de 12h de duração

RIO DE JANEIRO – O FIA World Endurance Championship dá uma enorme guinada no próximo ano. Não só a competição terá menos datas como também menos circuitos. Vai entrar em ação já em 2018 o plano que se pretendia de um campeonato bianual, com quatro datas em 2018 e as restantes quatro corridas no ano seguinte, incluindo uma etapa em janeiro e a volta das 12 Horas de Sebring como evento do Mundial. A pista da Flórida sediou a corrida inaugural da atual fase do WEC há cinco anos.

Curiosidade: o evento será em conjunto com o IMSA Weather Tech SportsCar Championship, mas haverá DUAS provas. A da IMSA acontece de 10h da manhã às 10h da noite e a do WEC, de forma inédita, vai começar à meia-noite do sábado e se encerrar meio-dia de domingo.

É uma das muitas tentativas de reacender o interesse num campeonato que perdeu, num espaço inferior a dois anos, três montadoras: Nissan, Audi e agora a Porsche foram embora. Restará a Toyota, que provavelmente será seduzida a ficar na competição, embora os japoneses tenham imposto como prazo o mês de outubro para se manifestarem acerca de uma possível permanência no Mundial de Endurance.

Caso o calendário não se tornasse ainda bianual, a marca japonesa optaria por um calendário reduzido de provas – Spa-Francorchamps, 24 Horas de Le Mans e Fuji. Mas nada impede que a Toyota siga essa possibilidade e deixe em aberto seu envolvimento para as demais corridas do ano seguinte.

Como era previsto, Silverstone está fora neste novo calendário do WEC, no qual também não consta a pista alemã de Nürburgring. A Cidade do México também não volta no próximo campeonato, bem como o Circuito das Américas (COTA) em Austin, capital do Texas. Os EUA são um mercado interessante demais para o ACO e a FIA desprezarem e a volta de Sebring pode também representar um caminho a ser seguido pelo Mundial de Endurance no futuro, no que diz respeito à configuração das categorias.

O Bahrein, em um primeiro momento, também é carta fora do baralho, mas nada impede que o país do Oriente Médio tenha a 5ª etapa do campeonato em janeiro de 2019.

O campeonato de 2018/2019 começa em maio com a disputa das 6 Horas de Spa-Francorchamps (haverá ainda o Prólogo que volta a Paul Ricard em abril), terminando em junho do ano seguinte do jeito desejado pelo ACO, com a disputa das 24h de Le Mans – aliás, a pista de Sarthe estará duas vezes no calendário do próximo campeonato – o que significa que o comitê de seleção terá que enviar convites não só para uma corrida, como também para as duas próximas. Só no certame de 2019/2020, com o realinhamento definitivo, haverá o início do campeonato em outubro e o encerramento em junho de 2020, novamente com o circuito francês como principal atração da categoria. O número de corridas também será reduzido, caindo para sete.

No próximo dia 21 de setembro, o Conselho Mundial da FIA deve referendar e confirmar o novo calendário do Mundial de Endurance.

Eis as provas da temporada 2018/19:

5/6 de Abril – Prólogo (Paul Ricard)
4/5 de Maio – 6 Horas de Spa-Francorchamps
16/17 de Junho – 24 Horas de Le Mans
13/14 de Outubro – 6 Horas de Fuji
3/4 de Novembro – 6 Horas de Xangai
Fevereiro de 2019 – Circuito a confirmar
15/16 de Março de 2019 – 12 Horas de Sebring
3/4 de Maio de 2019 – 6 Horas de Spa-Francorchamps
15/16 de Junho de 2019 – 24 Horas de Le Mans