A Mil por Hora
Supercars Series

Zebra nos 1000 km de Bathurst: vitória da Erebus, com Reynolds e Youlden

RIO DE JANEIRO – É muito comum a presença dos simpáticos cangurus, animais típicos da paisagem australiana, no circuito de Mount Panorama, local da clássica prova 1000 km de Bathurst, uma das mais tradicionais do Supercars Series. Mas no último domingo, os marsupiais deram vez à zebra – e que zebra! Ninguém esperava que acontecesse, […]

Supercars-EV11-17-24013
Kings of The Mountain: David Reynolds e Luke Youlden festejam no pódio a vitória dos 1000 km de Bathurst, em Mount Panorama

RIO DE JANEIRO – É muito comum a presença dos simpáticos cangurus, animais típicos da paisagem australiana, no circuito de Mount Panorama, local da clássica prova 1000 km de Bathurst, uma das mais tradicionais do Supercars Series. Mas no último domingo, os marsupiais deram vez à zebra – e que zebra!

Ninguém esperava que acontecesse, mas a Erebus Motorsport, escuderia chefiada por uma mulher – Betty Klimenko – faturou a corrida com David Reynolds e Luke Youlden dividindo um Holden Commodore ao longo das 161 voltas de uma prova caótica, principalmente pela ação da chuva. Em condições piores que muito circuito por aí (e sem #mimimi), os 26 carros e 52 pilotos inscritos deram um show pelo desafiador traçado com variações enormes de altura.

E não só isso: a prova do último domingo foi absolutamente cruel com dois pilotos. O então líder do campeonato e pole position Scott McLaughlin, correndo em dupla com o francês Alexandre Prémat num dos Ford da DJR Team Penske, liderou a prova nas primeiras 74 voltas e tudo parecia caminhar da melhor forma possível. Até que… bum! O motor do Falcon FG X explodiu e deixou a dupla na última colocação geral da corrida.

Jamie Whincup tinha totais condições de assim ultrapassar McLaughlin na liderança do campeonato e sua sorte não foi menos pior. Também uma falha mecânica tirou de esquadro o Holden da equipe Red Bull Racing Australia – forçando o abandono do multicampeão e de seu parceiro Paul Dumbrell após 124 voltas completadas.

As surpresas no resultado final não pararam por aí, pois o 2º lugar ficou com Scott Pye/Warren Luff, num dos Holden da equipe Walkinshaw. E o terceiro posto no pódio foi suficiente para Fabian Coulthard não só assumir a ponta da tabela – beneficiado pelo desastre de McLaughlin e de Whincup – como também do Pirtek Enduro Cup, em dupla com Tony D’Alberto.

Dale Wood/Chris Pither, formando a dupla no segundo bólido da Erebus, terminaram em quarto lugar, seguidos pelo atual campeão Shane Van Gisbergen, que corre em dupla com Matt Campbell. Michael Caruso/Dean Fiore conseguiram um bom 6º posto com o melhor Nissaan Altima na disputa.

Restam ainda três eventos para o término da temporada e um deles – a Gold Coast 600, em Surfers Paradise – encerra a Pirtek Enduro Cup. A prova, disputada num circuito que aproveita parte do antigo traçado onde correu a Fórmula Indy, será realizada em duas baterias com 300 km de percurso. No minitorneio paralelo de provas longas, Coulthard/D’Alberto lideram com 480 pontos, contra 444 dos vencedores em Sandown Park – Cameron Waters/Richie Stanaway – e 414 de Chaz Mostert/Steve Owen.