A Mil por Hora
Fórmula 1

Cuore Sportivo

RIO DE JANEIRO – Por muito tempo foi rumor. Hoje, tornou-se realidade: a Sauber anunciou que terá a Alfa Romeo como parceira, no retorno da marca do trevo de quatro folhas à Fórmula 1. São 32 anos sem que os italianos estejam envolvidos com a categoria. A partir de 2018, o time presidido por Pascal […]

Alfa-Romeo-symbol-6

RIO DE JANEIRO – Por muito tempo foi rumor. Hoje, tornou-se realidade: a Sauber anunciou que terá a Alfa Romeo como parceira, no retorno da marca do trevo de quatro folhas à Fórmula 1. São 32 anos sem que os italianos estejam envolvidos com a categoria. A partir de 2018, o time presidido por Pascal Picci passar-se-á a chamar Alfa Romeo Sauber F1 Team e os motores Ferrari serão rebatizados com o nome do construtor também ligado ao grupo Fiat. Tudo por obra de Sergio Marchionne.

“Este acordo com a equipe Sauber F1 é um passo significativo na remodelação da marca Alfa Romeo, que retornará após uma ausência de mais de 30 anos”, disse Marchionne. “Marca de sucesso que ajudou a fazer a história deste esporte, a Alfa Romeo vai se juntar a outras grandes montadoras que participam da Fórmula 1”, completou o dirigente.

O acordo inclui cooperação “estratégica, comercial e tecnológica”, além de intercâmbio de engenharia e know-how técnico.

Para 2018, a equipe terá pelo menos um piloto novo: campeão da Fórmula 2 pela Prema, Charles Leclerc vai substituir Pascal Wehrlein. Agora, com a parceria sacramentada nesta quarta-feira, resta a dúvida se Marcus Ericsson fica ou sai para dar lugar ao italiano Antonio Giovinazzi. Certamente haverá pressões “eclesiásticas” para que isto ocorra.

De toda a forma, é muito bem-vinda a volta de uma marca que representou muito na história do esporte. Ainda que com aquela que hoje é a pior equipe da Fórmula 1, ver a Alfa Romeo e toda a sua tradição regressar à categoria máxima não deixa de ser importante, quando se nota o crescente interesse das montadoras na Fórmula E, por exemplo.

A gênese da Alfa são as corridas. Puro cuore sportivo.