A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

‘Seat Fitting’

RIO DE JANEIRO – No último dia 21 de outubro, este blog comentou sobre o desejo de Fernando Alonso de realizar o feito que só Graham Hill conquistou na história do automobilismo: a Tríplice Coroa do esporte – triunfar no GP de Mônaco de Fórmula 1, nas 500 Milhas de Indianápolis e nas 24 Horas […]

FIA-WEC-2017-Shanghai-Finish-Order-04
Início de namoro: Fernando Alonso e a Toyota começam a aproximação que pode levar o bicampeão de Fórmula 1 a Le Mans. O espanhol esteve na sede do time, em Colônia, na Alemanha, para fazer um molde de banco. Ele pode inclusive ter a possibilidade de fazer um teste com o protótipo TS050 Hybrid no Bahrein

RIO DE JANEIRO – No último dia 21 de outubro, este blog comentou sobre o desejo de Fernando Alonso de realizar o feito que só Graham Hill conquistou na história do automobilismo: a Tríplice Coroa do esporte – triunfar no GP de Mônaco de Fórmula 1, nas 500 Milhas de Indianápolis e nas 24 Horas de Le Mans.

Mônaco não é mais um obstáculo. Na Indy, o espanhol impressionou. Mas o Endurance é a bola da vez.

Além de já assegurar a participação na próxima edição das 24 Horas de Daytona pela equipe United Autosports – de seu patrão na McLaren, Zak Brown – Don Fernando de las Asturias tem interesse enorme em acelerar no mítico circuito de Sarthe. Por um detalhe chamado Honda e por outro de nome Ron Dennis, quase conseguiu. Acabou vetado e a história todos já sabem.

Mas para 2018 não há empecilhos, até porque a McLaren não será mais uma equipe oficial, voltando ao status de cliente – agora da Renault. Brown não é avesso às participações de seu piloto fora da Fórmula 1 e a presença do bicampeão mundial em Indianápolis, no mesmo fim de semana do GP de Mônaco, foi um indício de uma maior liberdade para que seu principal contratado faça o que der na telha. Agora, o site Dailysportscar.com confirmou que Alonso visitou as instalações da Toyota Motorsport GmbH em Colônia, na Alemanha.

Não se tratou de uma simples visita de cortesia. O piloto foi lá para fazer o molde de um assento, pois a montadora japonesa – que deve continuar no WEC para a Super Season de 2018/19 (embora ainda não tenha confirmado oficialmente) – quer oferecer a Fernando um teste prévio com seu protótipo TS050 Hybrid LMP1, possivelmente no Bahrein, após o encerramento da temporada 2017, nos moldes do que a Porsche fez com Juan Pablo Montoya há algum tempo atrás.

O mútuo interesse pode ser a abertura de uma porta para que Alonso faça sua estreia na clássica prova da França. Nenhum dos chefões, a.k.a. Pascal Vasselon e Rob Leupen, confirma que os japoneses começaram a cortejar Alonso. Mas também ninguém desmente…

Ontem, no Fox Nitro, falei que essa possibilidade existia. Sem saber, tanto quanto a fonte para este post, que antes de vir para a disputa do GP do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, neste fim de semana, Alonso esteve ontem fazendo uma escala na Alemanha.

Querem saber? Estou torcendo – e muito – para que isso aconteça.