A Mil por Hora
IMSA

24h de Daytona: Conway comanda último treino livre

RIO DE JANEIRO (Agora, só amanhã) – Terminaram hoje pela manhã nos EUA os treinos livres para as 24 Horas de Daytona. A última sessão autorizada a pilotos e equipes do IMSA Weather Tech SportsCar Championship teve duração de uma hora e o Cadillac DPi-V.R da Action Express/Whelen Engineering foi o mais rápido da sexta-feira. […]

MOTORSPORT : WEATHERTECH SPORTSCAR CHAMPIONSHIP - IMSA - ROLEX 24 AT DAYTONA (USA) - ROUND 1 01/25-28/2018
Mike Conway liderou o último treino livre antes da corrida, que terá transmissão do Fox Sports 2 neste fim de semana (Foto: Vision Sport Agency)

RIO DE JANEIRO (Agora, só amanhã) – Terminaram hoje pela manhã nos EUA os treinos livres para as 24 Horas de Daytona. A última sessão autorizada a pilotos e equipes do IMSA Weather Tech SportsCar Championship teve duração de uma hora e o Cadillac DPi-V.R da Action Express/Whelen Engineering foi o mais rápido da sexta-feira.

O britânico Mike Conway não precisou mais do que cinco voltas para registrar o tempo de 1’36″865 e ficar no topo da folha de tempos. Surpreendente foi o 2º lugar de Lance Stroll, que marcou 1’37″046 a bordo do Oreca Gibson LMP2 da equipe Jackie Chan DCR Jota. Mais veloz na sessão noturna de ontem, o francês Tristan Vautier foi o terceiro com o Cadillac da Spirit of Daytona.

Dos cinco brasileiros da categoria principal da série estadunidense, Pipo Derani foi o melhor nesta sexta-feira, com o 6º tempo – 1’37″629, um décimo melhor que Felipe Nasr, que também guiou o Cadillac #31.

Segundo no grid de largada, Hélio Castroneves completou apenas 12 voltas – a melhor delas em 1’38″139, quatro décimos à frente de Bruno Senna, que admite as dificuldades da United Autosports para a corrida. O campeão do WEC não está gostando do comportamento de seu Ligier JS P217.

“Está muito difícil. O acerto não funcionou. Vamos precisar de consistência na corrida, mas este não é um carro fácil de pilotar. Falta tração, grip, e o carro é sempre muito arisco. Não dá confiança”, explicou.

Christian Fittipaldi efetuou apenas seis giros no último treino e marcou 1’38″803. Ele acredita que a disputa será equilibrada e muito emocionante.

“O carro está bom e a classificação foi bem apertada pra todo mundo. Acho que a corrida vai ser bem interessante. Estamos contentes, talvez a gente precise melhorar algumas coisinhas, mas são só ajustes finos. De maneira geral, estamos satisfeitos. Temos agora 24 horas pela frente”, comentou o piloto, que este ano participará das provas de longa duração apenas e exercerá também a função de diretor esportivo da Action Express.

Joey Hand fez o melhor tempo entre os pilotos da GTLM no quarto e último treino: o piloto da Ford Chip Ganassi Racing fez 1’44″062, menos de um décimo de segundo melhor que Gianmaria Bruni, da Porsche. Patrick Pilet ficou com a 3ª posição, seguido por Richard Westbrook no segundo Ford GT EcoBoost e pela Ferrari de Davide Rigon.

Augusto Farfus treinou bastante hoje: deu 22 voltas com sua BMW M8 GTE e a mais rápida delas foi 1’45″201, dentro da média: os bávaros tem sido no mínimo um segundo mais lentos que a concorrência.

Com os problemas do Porsche #59 da Manthey Racing prontamente resolvidos, Matteo Cairoli fez o melhor tempo da última sessão livre entre os GTD. O italiano virou em 1’46″905, seguido pelo holandês Jeroen Bleekemolen (Mercedes-Benz) e Matthieu Jaminet (Porsche).

Pole position para a corrida em sua categoria, Daniel Serra não registrou voltas no último treino. Bruno Junqueira, sim: deu oito voltas no Lexus RC-F #14, a mais rápida em 1’48″372.

As 24h de Daytona terão transmissão AO VIVO do Fox Sports 2 neste fim de semana, comigo e com o Thiago Alves. Vamos exibir a largada a partir de 17h30, seguido de flash no intervalo de Chievo x Juventus e, ainda no sábado, de uma janela de exibição que vai do fim da partida até 23h. Regressamos no intervalo de Colón x Boca Juniors para mais um flash e voltamos domingo a partir de 11h com uma janela de exibição até 13h30. Depois, mais um flash no intervalo de Milan x Lazio para voltarmos às 17h com os instantes finais da disputa. No intervalo de Roma x Sampdoria, exibiremos o pódio.