A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

Oficial: Alonso em Le Mans… e no WEC!

RIO DE JANEIRO – Menos de 48 horas após a estreia de Fernando Alonso no Endurance, durante as 24 Horas de Daytona, vem a bomba. De proporções atômicas: o espanhol está confirmado pela Toyota para a disputa não só das 24 Horas de Le Mans deste ano de 2018, como também de TODAS as provas […]

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O sonho se torna realidade: para ficar mais perto da Tríplice Coroa, Fernando Alonso vai mesmo disputar as 24h de Le Mans e grande parte da Super Season 2018/19 do WEC pela Toyota. Mas a Fórmula 1 segue como a prioridade do bicampeão mundial (Foto: WEC/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – Menos de 48 horas após a estreia de Fernando Alonso no Endurance, durante as 24 Horas de Daytona, vem a bomba. De proporções atômicas: o espanhol está confirmado pela Toyota para a disputa não só das 24 Horas de Le Mans deste ano de 2018, como também de TODAS as provas do Mundial de Endurance (FIA WEC) onde não exista conflito de datas com a Fórmula 1.

O que, devo crer, só vai tirá-lo das 6h de Fuji – na casa da própria montadora que defenderá – porque no mesmo fim de semana será realizado o GP dos EUA em Austin, no Texas. E como tem contrato com a McLaren, Alonso dará prioridade a ele na ocasião.

“Nunca escondi minha meta de vencer a Tríplice Coroa do esporte a motor ― o GP de Mônaco, a Indy 500 e as 24 Horas de Le Mans. Nós tentamos na Indy no ano passado, chegamos perto, mas não conseguimos”, disse Alonso. “Este ano, tenho a chance, graças a McLaren, de correr pela vitória em Le Mans. É um grande desafio ― muita coisa pode dar errado ― mas estou pronto, preparado e ansioso pela batalha”, continuou.

“Meu acordo para correr o WEC só foi possível graças ao bom entendimento e à forte relação que tenho com a McLaren e estou muito feliz que eles tenham ouvido e entendido o que isso significa para mim”, comentou. “De forma nenhuma este desafio vai me afastar do meu objetivo principal na F1 com a McLaren. Em 2018, minha meta é ser competitivo em todos os GPs, e tenho certeza de que estamos próximos de conseguir isso”, concluiu.

Confiante, não?

Alonso – que assim disputará 26 corridas em 52 semanas no ano, já incluída sua presença em Daytona –  vai compor a trinca do carro #8 ao lado de dois velhos conhecidos da Fórmula 1: o suíço Sébastien Buemi e o japonês Kazuki Nakajima. Isto significa a dispensa de Anthony Davidson do posto de piloto titular, já que o argentino José María “Pechito” López, tão questionado, segue a bordo para a Super Season no outro carro que terá os outros titulares do último ano – Mike Conway e Kamui Kobayashi.

A notícia é espetacular sob todos os aspectos. E Alonso, por ter ido para a Indy 500 ano passado e ter a vontade de ser mais um Tríplice Coroado do automobilismo mundial, façanha que só Graham Hill alcançou, ate hoje, abre um imenso horizonte de possibilidades para outros pilotos terem a coragem de fazer o mesmo. Sem Bernie Ecclestone para “embarreirar” e com um comando muito mais maléavel na McLaren – e até bastante incentivador desses novos desafios do espanhol – o esporte a motor só tem a agradecer.

Desnecessário dizer o quão estão contentes também os homens fortes do Endurance mundial.

“Estamos orgulhosos por receber Fernando Alonso nas provas de Endurance. A participação não só nas 24 Horas de Le Mans, mas também no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, de tal campeão, demonstra o desafio que nosso evento e nossa disciplina representam para um piloto. Desde há muitos anos, Fernando se mostrou interessado em nosso evento e no Campeonato Mundial de Endurance da FIA. As condições estão agora em vigor para que esse desejo se concretize. Le Mans e o Mundial de Endurance vão resplandecer sob o destaque que a presença de Fernando traz, assim como nossas corridas também permitirão que o talento de Fernando brilhe “, afirmou o presidente do ACO, Pierre Fillon.

“Dou as boas vindas a Fernando Alonso para toda a temporada 2018-2019 do WEC. É um prazer e honra imensos tê-lo na Super Season. Todos os nossos fãs e a grande família de Endurance estão ansiosos para receber Fernando. Ele é um dos maiores pilotos de todos os tempos. Sua participação no WEC com a Toyota na LMP1 garante um excelente show. A presença dele confirma a influência e a atratividade de nossa disciplina “, completa o CEO do WEC, Gérard Neveu.