A Mil por Hora
Intercontinental GT Challenge

12h de Bathurst: vitória da WRT Audi e grave acidente em Mount Panorama

RIO DE JANEIRO – As 12 Horas de Bathurst não fugiram do padrão das disputas anteriores no circuito australiano de Mount Panorama. Também pudera: numa pista de mais de 6 km de extensão, 23 curvas, subidas, descidas, topo de montanha, muro dos dois lados em grande parte do traçado, erros não são permitidos. E os […]

WRT-Audi-2018-bathurst-12-Hour-Race

RIO DE JANEIRO – As 12 Horas de Bathurst não fugiram do padrão das disputas anteriores no circuito australiano de Mount Panorama. Também pudera: numa pista de mais de 6 km de extensão, 23 curvas, subidas, descidas, topo de montanha, muro dos dois lados em grande parte do traçado, erros não são permitidos. E os acidentes foram uma praxe na corrida disputada neste domingo lá na Oceania.

Mas um dos acidentes – este sim, muito grave – acabou por definir a disputa, faltando 22 minutos para o fim do tempo previsto.

A corrida já havia apresentado nada menos que 15 períodos de Safety Car, quando o carro #69 da Supabarn Supermarkets, pilotado por Ashley Walsh, bateu com um MARC II Mustang da classe Invitational e acabou atravessado de lado na pista de Mount Panorama. Quatro pilotos conseguiram desviar do carro destruído, mas a Mercedes #19 guiada por John Martin vinha a toda velocidade e não houve tempo de evitar o adversário. O impacto foi brutal. Confira no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=lHZb_OmKS88

Ash Walsh foi levado a um hospital nas proximidades de Mount Panorama para exames. Havia suspeita de fraturas nas costelas e perfurações num pulmão.

Após a entrada do carro de segurança, uma inédita bandeira vermelha foi deflagrada e as 12h de Bathurst tiveram pouco mais de 11h38min e 271 voltas percorridas, com vitória do carro #37 de Robin Frijns/Stuart Leonard/Dries Vanthoor, da equipe belga WRT Audi – competentes o suficiente para não ter problemas como os adversários, que acabaram envolvidos nos mais variados incidentes. Inclusive a BMW #43 da equipe Schnitzer, pole position e que não pôde completar a disputa na estreia de Augusto Farfus no desafiante circuito australiano.

Também a Jamec-Pem Racing, uma das equipes favoritas após o bom desempenho nos treinos oficiais e no Top 10 Shootout, foi vítima de problemas. Kelvin Van der Linde escorregou com o carro #22 para fora do traçado e o bólido bateu no muro. Fim das esperanças para ele, Garth Tander e Frederic Vervisch, que acabaram em 27º lugar. Pior aconteceu com o #74 dos alemães Chris Mies/Christopher Haase/Markus Winkelhock, líder na altura da décima hora, que parou no meio do circuito e obrigou o trio a desistir da prova.

O resultado final mostrou algumas surpresas, como o 2º lugar do Mercedes-AMG da equipe SunEnergy1 guiado por Kenny Habul/Tristan Vautier/Jamie Whincup/Rafaele Marciello e o pódio da Black Swan Racing com o Porsche de Tim Pappas/Jeroen Bleekemolen/Luca Stolz/Marc Lieb, conquistando a vitória na classe A Pro-Am.

Aliás, os bólidos de Weissach se portaram muito bem na corrida e mesmo com o resultado apenas mediano dos carros de equipes de fábrica nos treinos classificatórios, todos terminaram entre os seis primeiros, incluindo o #12 da Competition Motorsports, em quarto. A Manthey Racing chegou inclusive a liderar a disputa, mas acabou mesmo na sexta colocação.

O #991 de Kévin Estre/Laurens Vanthoor/Earl Bamber, na verdade, acabou em terceiro quando a prova foi declarada encerrada na bandeira vermelha. Porém, os comissários aplicaram ao trio uma punição de 30 segundos adicionais ao resultado final, forçando a queda para o 5º lugar.

Incrível que mesmo com a batida, o Audi #69 da Supabarn conquistou o primeiro lugar entre os carros da classe A Am, apenas para pilotos prata ou bronze. Outras atrações das 12h de Bathurst foram dois ex-pilotos de Fórmula 1: o veterano (54 anos) Ivan Capelli chegou em oitavo com um Lamborghini Huracán e Timo Glock, na BMW da Steven Richards Motorsport, completou em nono.

Na classe B, o Porsche Cup #4 da Grove Group confirmou o favoritismo e venceu com sobra absoluta, terminando em 17º lugar na geral, duas voltas à frente do MARC II V8 (Mustang) #91 da MARC Cars Australia, vencedor do grupo Invitational. A Boat Works, pole da classe C, venceu a prova na categoria dos GT4 com Aaron Seton/Matt Brabham/Tony Longhurst completando 250 voltas – quatro a mais que o 2º colocado da classe, o Ginetta #77. A Interlloy levou o último lugar do pódio com o KTM X-Bow #49 depois de perder o principal carro do time num acidente logo no início.

Dos 50 carros que tomaram parte das 12h de Bathurst, 32 foram classificados no resultado final, mesmo os acidentados.