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24 Horas de Le Mans

Le Mans: definidos os 60 carros para a edição 2018

RIO DE JANEIRO (Superbe!) – A reboque do anúncio dos times da Super Season do Mundial de Endurance, o Automobile Club de l’Ouest (ACO) confirmou os 60 carros titulares e os suplentes da 86ª edição das 24 Horas de Le Mans, que vão ser disputadas em junho. Além dos 36 carros titulares do WEC, inscritos em […]

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RIO DE JANEIRO (Superbe!) – A reboque do anúncio dos times da Super Season do Mundial de Endurance, o Automobile Club de l’Ouest (ACO) confirmou os 60 carros titulares e os suplentes da 86ª edição das 24 Horas de Le Mans, que vão ser disputadas em junho.

Além dos 36 carros titulares do WEC, inscritos em caráter prioritário, foram depois selecionados outros 24 competidores de acordo com os convites automáticos do ACO e os critérios de fidelidade às 24h de Le Mans e aos seus respectivos campeonatos.

Devido a importância da Super Season e principalmente ao aumento exponencial dos competidores no Mundial, os franceses desta vez tiveram uma boa dor de cabeça para equacionar o grid. Tiveram que sacrificar as classes Pro-Am e enfatizar o brilho da LMGTE-PRO (principalmente desta) e da LMP1, que com a chegada de cinco times independentes terá um incremento no grid da principal classe do Endurance.

A LMP1, como já se sabia, terá os mesmos 10 carros do WEC. Nenhuma surpresa nisto. Aos sete LMP2 do Mundial, foram adicionados outros 13 inscritos – a Jackie Chan DCR vai com duas inscrições extras, confirmando dois chassis Ligier JS P217. Resta saber quem fará o running dessas inscrições e, a julgar pelo que se supõe, deve ser a OAK Racing mesmo.

A United Autosports entra em Le Mans com dois bólidos desta vez, enquanto a G-Drive repete a dose do ano passado e terá dois chassis com equipes diferentes: o carro #26 fica sob os cuidados da TDS Racing e o #40 é da Graff. O time de Pascal Rauturier, a rigor, terá dois Oreca 07 na prova, portanto.

Entre os demais times do ELMS, ganharam vagas diretas a Panis-Barthez Competition, a Algarve Pro Racing, os russos da SMP Racing, a italiana Cetilar Villorba Corse e os franceses da IDEC Sport – que ficaram inclusive com um de seus dois Ligier na lista de espera. A Eurasia, concorrente do AsLMS, também conquistou um lugar no plantel de 20 carros desta subdivisão.

Assim, o comitê de seleção do ACO descartou outros seis pedidos de protótipos LMP2, entre eles a equipe de Brian Alder, a ARC Bratislava (que em efeito imediato encerrou seu programa de Protótipos), a Racing Engineering, a KCMG – primeira na lista de espera – e os dinamarqueses da High Class Racing. A JDC-Miller Motorsports declinou do convite automático.

O grid da LMGTE-PRO não é menos do que sensacional. Já impressiona com 10 carros no WEC. Imaginem com a adição de um carro extra da AF Corse e mais três equipes da IMSA – Corvette, Ganassi e Porsche. Será a categoria mais espetacular da próxima edição das 24h de Le Mans, com incríveis dezessete inscritos. Há muito tempo não víamos tanto interesse na divisão quanto desta vez.

E isso acabou pesando na hora de selecionar os times da LMGTE-AM, que tem um ótimo plantel de nove carros no Mundial – sem contar que a Ebimotors e a JMW Motorsport honraram os convites do ACO e disseram “sim” à prova neste ano, assim como Ben Keating, que vai de Ferrari, via Risi Competizione. A fidelíssima Proton Competition se deu bem e garantiu um terceiro Porsche no grid.

Assim, haverá menos carros nesta subclasse em relação a 2018, mas a competitividade deve ser até maior e melhor. Sobraram na lista de reservas a Scuderia Corsa, que a despeito de ter vencido a categoria em 2016, desta vez não tinha outra alternativa senão ficar de fora, além da Spirit of Race com seus dois carros do ELMS, incluindo a inscrição da Krohn Racing.

Quatro brasileiros – Bruno Senna (LMP1), André Negrão e Fernando Rees (LMP2) e Augusto Farfus (LMGTE-PRO) estão confirmados no WEC e nas 24h de Le Mans.

Espera-se que outros mais venham se juntar aos acima citados e à maior prova de longa duração da galáxia, que promete uma edição inesquecível em 2018.