A Mil por Hora
Stock Car

Dupla da pesada (II)

RIO DE JANEIRO – Que corrida boa a da abertura da temporada 2018 da Stock Car! Um negócio de louco, imprevisível, com pista encharcada no início, entradas do Safety Car e muita emoção. E desde já faço a sugestão pra Vicar: aumentar o tempo de disputa da Corrida de Duplas para 90 minutos mais uma […]

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Da pole ao pódio: uma vitória de estratégia em meio ao caos em Interlagos, celebrada intensamente por João Paulo de Oliveira e pelo atual campeão da Stock Car, Daniel Serra. Clique de Rodrigo Berton, do Grande Prêmio

RIO DE JANEIRO – Que corrida boa a da abertura da temporada 2018 da Stock Car! Um negócio de louco, imprevisível, com pista encharcada no início, entradas do Safety Car e muita emoção.

E desde já faço a sugestão pra Vicar: aumentar o tempo de disputa da Corrida de Duplas para 90 minutos mais uma volta, com a obrigatoriedade de dois pit stops pelo menos. Até porque, numa corrida de apenas uma hora – literalmente sujeita a chuvas e trovoadas – pode ser que os convidados ou mesmo os pilotos titulares não tenham muito tempo de guiar.

A menos que alguém não bata na primeira volta, né não?

No frigir dos ovos, venceu a dupla pole position nos treinos – e mais uma vez choverei no molhado. Que pilotos são João Paulo de Oliveira e Daniel Serra… pontos fora da curva no nosso automobilismo. Estratégia acertada, perfeita, show de guiada dos dois – o “Oribeira” andou muito no molhado. Vitória merecida, derrotando a fina flor dos convidados presentes, vários deles com passagem pela Fórmula 1 e outros tantos que são cobras criadas de várias categorias do automobilismo europeu, sul-americano e mundial.

Que poderia também ir com todo mérito para Filipe Albuquerque e Rubens Barrichello, outra dupla de peso. O português é bota e vocês que assistem a IMSA no Fox Sports sabem do que estou falando. Rubinho é inquestionável e, se pesarmos tudo o que aconteceu nos últimos dias, os problemas de saúde que teve de driblar, olha… topo do pódio seria do caralho para os dois. Mas o 2º lugar é uma vitória pessoal, especialmente para o Rubens, que se emocionou muito no pódio.

Belo trabalho também de Kelvin Van der Linde, esse sul-africano bom demais que a Audi já pescou para as provas de Grã-Turismo, andando muito bem ao lado do guri Cesar Ramos. Mas a equipe Blau Motorsport cometeu um deslize, a dupla foi punida e perdeu o 3º lugar no pódio para Ricardinho Maurício e Felipe Nasr, que comeram pelas beiradas e acabaram herdando um pódio com o qual já não contavam.

Olho também a partir de Curitiba, próxima etapa do campeonato, num tal de Ricardo Zonta: o curitibano andou muito em seu turno de pilotagem e só não foi ao pódio porque o belga Laurens Vanthoor pelo visto não se entendeu com o carro na transição de um piso ainda úmido, ora molhado, para o seco. Justiça seja feita, Cacá Bueno também fez um ótimo trabalho enquanto esteve na pista. Felipe Massa recebeu o carro em boa colocação, mas acabou em 13º lugar.

Enfim, a Stock está de parabéns, por ter começado de uma maneira feliz – apesar dos percalços – a 40ª temporada de sua história. E ponto também para os colegas do SporTV, que encerraram a transmissão de hoje tecendo loas a Interlagos. “É eterno”, ressaltou o mestre Reginaldo Leme. “Que os oportunistas de plantão não metam a mão”, avisou Lito Cavalcanti.

Carimbo e assino.

Em tempo: mesmo com tantos atrativos, incluindo a presença de pilotos de 10 países do exterior e tanta gente boa, a corrida não conseguiu atrair o público que imaginava comparecer a um evento dessa grandeza. O que terá acontecido? Ingressos caros? Falta de divulgação? Ou de interesse?

Cartas para a redação.