A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

Lá vai Montoya para Le Mans…

RIO DE JANEIRO – Fernando Alonso ganha um concorrente de peso na busca pela Tríplice Coroa do automobilismo mundial – embora saibamos que o asturiano ainda está um pouco longe de seu objetivo. Bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis e vencedor do GP de Mônaco de Fórmula 1, o colombiano Juan Pablo Montoya é o […]

20175121953469_JGS_8244-1_II
Juan Pablo Montoya: um concorrente de peso para Fernando Alonso em busca da Tríplice Coroa do automobilismo. Se bem que o espanhol terá que vencer as 500 Milhas de Indianápolis e Le Mans é o que falta ao colombiano. Vai ser divertido…

RIO DE JANEIRO – Fernando Alonso ganha um concorrente de peso na busca pela Tríplice Coroa do automobilismo mundial – embora saibamos que o asturiano ainda está um pouco longe de seu objetivo. Bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis e vencedor do GP de Mônaco de Fórmula 1, o colombiano Juan Pablo Montoya é o mais novo confirmado para a 86ª edição das 24 Horas de Le Mans, segunda etapa do FIA WEC na Super Season 2018/19.

Na última semana, a United Autosports – mesma escuderia inclusive pela qual Alonso estreou no Endurance em Daytona e que também contou com a presença do brasileiro Bruno Senna naquela oportunidade – admitiu haver ‘conversas em andamento’ para que houvesse um acordo com o piloto de 42 anos, hoje defendendo a Penske apenas no IMSA Weather Tech SportsCar Championship com um protótipo Acura ARX-05 DPi.

Óbvio que Montoya levou o convite do time de Richard Dean e Zak Brown aos ouvidos de Roger Penske e Tim Cindric e, claro está, nenhum dos dirigentes se opôs. Nesta quarta-feira, foi celebrado o anúncio: Montoyucho vai andar no carro #32 – um Ligier JS P217 LMP2 – junto a Hugo De Sadeleer e Will Owen, que no European Le Mans Series deste ano formarão trinca com Wayne Boyd.

“Estou muito feliz pela experiência de poder guiar em Le Mans”, confessou o colombiano. “A equipe (United Autosports) me deixou impressionado porque no ano passado eles terminaram em 5º lugar na geral. Sempre acompanhei o evento e agora finalmente faço parte dele. Espero que possamos ter uma chance de vitória”, finaliza Montoya.

“Ele é um grande cara”, diz Richard Dean. “Acho que serve perfeitamente para nós em Le Mans. Na prova de Daytona, quando foi nosso adversário, nos deixou muito impressionados com sua postura no tráfego. O tempo passou e ele não perdeu nem um pouco de sua velocidade e determinação”, diz o dirigente e sócio de Zak Brown na United Autosports. “Acho que essa experiência e velocidade que ele trará é exatamente o que precisamos para uma corrida difícil como as 24h de Le Mans”, assentiu Dean.

Para o carro #22 que também está inscrito em Sarthe, a equipe deve se decidir em breve sobre quem dividirá o cockpit com Filipe Albuquerque e Phil Hanson, que formarão dupla no ELMS. O escocês Paul Di Resta, que serviu ao time em Daytona e Sebring, é forte candidato a completar a tripulação.

Uma curiosidade: o tio de Juan Pablo, Diego Montoya, disputou as 24h de Le Mans uma vez. Foi em 1983, com um protótipo Sauber C7 de motor BMW 6 cilindros em linha, inscrito pela Sauber Racing Switzerland para o trio Diego Montoya/Tony Garcia/Albert Naon Júnior. A trinca conseguiu um respeitável 9º lugar na classificação geral – únicos a ‘furar’ o predomínio da Porsche naquela prova, o que valeu uma citação em peça publicitária dos alemães, que exaltaram o resultado em Sarthe com nove carros no top 10 e o único não-Porsche citado foi o Sauber do trio do pai de JPM.