A Mil por Hora
IMSA

Mazda fecha com 1-2 o treino noturno em Sebring

RIO DE JANEIRO – Após o domínio da Penske nas duas primeiras sessões desta quinta-feira, como início da preparação para as 12 Horas de Sebring, a Mazda conseguiu o 1-2 no terceiro treino, encerrado há pouco e realizado em grande totalidade no período noturno. O #77 ficou na frente com o alemão René Rast. O […]

77mazda1
Mazda na cabeça: 1-2 para os protótipos DPi do construtor japonês, agora associado à Joest Racing, no treino noturno de hoje em Sebring (Foto: Brian Cleary/BCPix.com)

RIO DE JANEIRO – Após o domínio da Penske nas duas primeiras sessões desta quinta-feira, como início da preparação para as 12 Horas de Sebring, a Mazda conseguiu o 1-2 no terceiro treino, encerrado há pouco e realizado em grande totalidade no período noturno.

O #77 ficou na frente com o alemão René Rast. O tempo de 1’48″233 nem de longe foi o mais rápido do dia. Nenhuma das equipes da classe Prototype preocupou-se com velocidade e sim com a questão de aclimatar os equipamentos para as condições adversas em que a noite cai e a visibilidade piora. Todo mundo meio que escondendo o jogo para a disputa da pole position amanhã.

A segunda posição foi do britânico Harry Tincknell, com o brasileiro Felipe Nasr em 3º – o piloto da Whelen Engineering/AX Racing ficou a 0″150 do adversário, com o Nissan Onroak DPi de Olivier Pla em quarto. Romain Dumas fez uma ótima volta a bordo do #54 da CORE Autosport e ficou em quinto, seguido por Filipe Albuquerque no outro Cadillac DPi-V.R da Mustang Sampling/AX Racing.

Dentre os demais brasileiros, o que menos andou na sessão noturna foi Pipo Derani no Nissan Onroak DPi #22, apenas seis voltas. Hélio Castroneves fez um stint de 13 giros e marcou 1’51″876. Christian Fittipaldi percorreu 12 voltas e marcou 1’50″476.

A Ganassi segue dominante com seus Ford GT EcoBoost na principal divisão de Grã-Turismo, a GTLM: Dirk Müller fez 1’57″371 em sua melhor volta e registrou o melhor tempo da categoria após o primeiro dia de treinos. O alemão foi 0″283 mais veloz que a BMW M8 GTE guiada pelo britânico Alexander Sims. O Porsche #912 foi terceiro com Laurens Vanthoor, seguido pelo outro Ford com Richard Westbrook. Ale Pier Guidi e John Edwards completaram os seis primeiros.

Até agora, a Corvette não mostrou muita coisa em Sebring – ou está escondendo, até demais. Os “trovões” amarelos não passaram de sétimo e oitavo no terceiro treino, suplantando apenas o Porsche #911. Veremos se realmente o BoP foi cruel com os carros do construtor ianque na qualificação…

Por fim, na GTD a melhor volta foi da BMW M6 GTD da Turner Motorsport, graças ao finlandês Markus Palttala. O piloto marcou 2’00″970, apenas 0″082 à frente de Daniel Serra, que fez uma volta excelente com a Ferrari #51 da Spirit of Race. Sheldon Van der Linde foi o terceiro mais veloz com o Audi da Montaplast by Land Motorsport, seguido por Andrew Davis (Magnus Racing), Patrick Long (Wright Motorsports) e Jack Hawksworth (3GT Racing). Cinco construtores diferentes nos seis primeiros lugares.

A Michael Shank Racing segue no febril trabalho de reconstrução do carro #93 da trinca Justin Marks/Lawson Aschenbach/Mario Farnbacher, que foi à nocaute mais cedo em virtude de um acidente forte. Peças adicionais foram embarcadas de Ohio, estado sede da MSR, para a Flórida, com o objetivo de deixar pronta a seção dianteira do bólido. A causa da batida foi uma falha de freios.

Com a participação no qualifying posta em dúvida, a equipe estuda colocar o carro na pista para o warm-up que será realizado três horas antes da largada, caso tudo esteja pronto, para uma checagem geral.

O quarto e último treino livre será realizado nesta sexta-feira às 9h da manhã (horário de Brasília). A definição do grid será a partir de 13h30, com transmissão ao vivo no site da IMSA.

E fiquem ligados porque sábado o Fox Sports terá um dia de gala para o automobilismo: abrimos às 11h30 com as 12h de Sebring até o início da transmissão da Fórmula E, com o ePrix de Punta del Este. Na sequência, mais um pouquinho das 12h de Sebring, com a Nascar Xfinity Series em Fontana logo após e, ao término dessa corrida, voltamos com Sebring até a quadriculada.

O timaço de narradores e comentaristas estará todo em ação. Hamilton Rodrigues e eu abrimos os trabalhos com a IMSA; Teo José faz a Fórmula E com Flavio Gomes e Thiago Alves; o Hamilton vem com a Nascar ao lado do mestre Edgard Mello Filho, que continua comigo e com o Thiago até o fim da prova de Sebring.