A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Bom senso

RIO DE JANEIRO – O Automobile Club de l’Ouest e a FIA anunciaram hoje uma importante mudança no formato da 6ª etapa da Super Season 2018/19, acordada numa reunião realizada poucos dias antes da coletiva do retorno do Mundial de Endurance ao Brasil. Marcada para o dia 16 de março, um sábado, a prova de […]

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Vinte horas de automobilismo em 2019 no Sebring International Raceway, com as 12h da IMSA e as 8h de prova do WEC, que serão em 1000 Milhas de percurso. Bom pra todos…

RIO DE JANEIRO – O Automobile Club de l’Ouest e a FIA anunciaram hoje uma importante mudança no formato da 6ª etapa da Super Season 2018/19, acordada numa reunião realizada poucos dias antes da coletiva do retorno do Mundial de Endurance ao Brasil. Marcada para o dia 16 de março, um sábado, a prova de Sebring do Mundial de Endurance seria num chamado “double duty” com a IMSA e sua tradicional prova de 12 Horas válida pelo Weather Tech SportsCar Championship.

Seria, do verbo não será mais.

Está decidido que a corrida será antecipada em um dia, passando à sexta-feira, 15 de março. Um formato inédito na história do Mundial de Endurance, pois já tivemos corrida sendo disputada ou largando aos sábados. Nunca numa sexta-feira, como acontecerá no ano que vem. Também o formato da disputa sofre mudanças: a prova terá 500 milhas – ou 800 km – a menos, baixando para 1000 Milhas, pouco mais de 1,6 mil km, no tempo limite de oito horas – começando à tarde em horário a ser definido e terminando de noite, sob a luz dos faróis.

Continuará valendo o sistema de pontuação do WEC com o coeficiente 1.25 superior à pontuação das provas de 6h de duração que compõem a maioria do calendário.

ACO e FIA confirmaram também que haverá um teste oficial dias antes da prova, como aclimatação dos 36 carros do Mundial de Endurance ao exigente traçado de 6,01 km de extensão. O paddock e o pitlane do WEC ficarão na reta Ullmann, aquela que leva à reta principal do circuito, onde será acionada a bandeira de largada e exibida a quadriculada.

“Todos participaram da reunião com a disposição de encontrar uma solução que funcionasse bem para todos nós, sabendo que seria necessária alguma flexibilidade em ambos os lados e os pontos-chave como o cronograma, o pitlane e o paddock foram acordados muito rapidamente”, comentou o CEO do WEC, Gérard Neveu.

“Gostaríamos de agradecer sinceramente a Scott Atherton e toda sua equipe na IMSA, Wayne Estes e sua equipe em Sebring Raceway pela cooperação, flexibilidade e atitude positiva que demonstraram ao longo do último fim de semana. Recebemos uma calorosa recepção, tivemos muitas reuniões enquanto estivemos na Flórida e muitos dos problemas logísticos já foram suavizados, prontos para a visita do WEC no ano que vem”, comentou o dirigente francês.

“Tem havido muita especulação em torno do anúncio inicial deste evento combinado, mas sempre acreditamos que poderíamos encontrar soluções para as muitas questões e desafios que precisavam ser abordados para sediar dois eventos de classe mundial em um fim de semana. E foi exatamente isso que fizemos. Nas próximas semanas e meses, sabemos que esse espírito de cooperação continuará à medida que concluímos o processo de planejamento do que promete ser uma vitrine sem precedentes de corridas de resistência de carros esportivos para os torcedores – e competidores em cada campeonato”, comentou Scott Atherton, em nome da IMSA.

Bom… agora é pôr em ação o plano de ir a Sebring. Chega de esperar. É hora de fazer acontecer. A parte mais difícil é o visto de turista. O resto se ajeita.