A Mil por Hora
Automobilismo Nacional

Endurance Brasil: vitória do Huracán na estreia

RIO DE JANEIRO – A prova de abertura do Endurance Brasil na temporada 2018 correspondeu às expectativas. Além das disputas entre os 30 carros que largaram, por cinco categorias diferentes, houve os Safety Car costumeiros e até a chuva deu o ar da graça em seu final no Autódromo Internacional de Curitiba. A corrida prevista […]

31562095_1813209322034080_1899763351844552704_n

RIO DE JANEIRO – A prova de abertura do Endurance Brasil na temporada 2018 correspondeu às expectativas. Além das disputas entre os 30 carros que largaram, por cinco categorias diferentes, houve os Safety Car costumeiros e até a chuva deu o ar da graça em seu final no Autódromo Internacional de Curitiba.

A corrida prevista para 500 km ou máximo de 4 horas terminou, mesmo com as intervenções do carro de segurança e com a pista molhada, com 140 voltas percorridas e pouco mais de 3h40min. E o Lamborghini Huracán da equipe Via Itália estreou triunfante, com Chico Longo e Daniel Serra se revezando na pilotagem.

Mas não foi fácil. Por conta do revezamento previsto e das três janelas obrigatórias de box, muita coisa aconteceu. Longo não tem o mesmo ritmo de Serrinha e, além do mais, estava há algum tempo parado, fora das pistas. Por isso, não forçou muito no início, andando em 6º lugar.

A liderança foi revezada nas primeiras voltas entre o Porsche 911 GT3-R guiado por Ricardo Maurício e pelo AJR #88 com Vicente Orige, que largara da pole position. Mas os novos protótipos construídos por Juliano Moro tiveram problemas. O #26 queimou a largada e depois teve problemas técnicos. O #117 desistiu com pane elétrica. E o próprio #88 também enfrentou dificuldades, que incluíram a quebra da asa traseira e também um princípio de incêndio.

Assim que assumiu o Lambo, Daniel Serra fez a melhor volta em 1’15″323 e liderou a corrida por dois períodos. No último, a chuva “chegou chegando” em Curitiba e houve a necessidade de várias entradas do Safety Car, por conta também de rodadas. Depois que a situação deu uma estabilizada, Serra/Longo venceram com uma volta de vantagem para o Porsche de Ricardo Maurício/Marcel Visconde e duas para a Mercedes-AMG GT3 de Xandy e Xandinho Negrão.

Com os protótipos AJR caindo fora um por um, a vitória na classe P1, após uma corrida de recuperação em virtude de uma parada prematura nos boxes, foi do MC Tubarão de Tiel Andrade/Júlio Martini, que fecharam em 4º lugar na geral. O MCR Grand-Am com motor Lamborghini ficou em segundo na categoria, enquanto o valente protótipo da Satti Racing guiado por Ian Jepsen Ely/Daniel Claudino foi o terceiro – e sexto colocado na geral.

Numa corrida marcada por muitos abandonos, destaque para o 8º posto de Gustavo e Rafael Simon, que ganharam absolutos na classe P3, à frente da BMW de Sérgio e Guilherme Ribas – vencedores da GT4 – e do Tornado Hayabusa de Cali Crestani/Fernando Stédile, que fechou o top 10 e levou na P2.

A destacar também a estreia do Audi RS3 LMS TCR de Henry Visconde/Carlinhos de Andrade: o carro chegou na manhã da prova ao circuito, vindo do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, depois de um tumultuado desenlace das questões burocráticas de importação. O carro fez a tomada de tempo e foi direto pra corrida, conquistando um interessante 12º lugar na geral.

A próxima etapa será em 30 de junho, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos.

Resultado final da 1ª etapa do Endurance Brasil:

1. #19 Chico Longo/Daniel Serra
Lamborghini Huracán GT3 – classe GT3
140 voltas em 3h40min15seg058

2. #70 Marcel Visconde/Ricardo Maurício
Porsche 911 GT3-R – classe GT3
a 1 volta

3. #9 Xandy Negrão/Xandinho Negrão
Mercedes-AMG GT3 – classe GT3
a 2 voltas

4. #5 Tiel Andrade/Júlio Martini
Protótipo MC Tubarão Ford Duratec Turbo – classe P1
a 6 voltas

5. #18 Fernando Poeta/Beto Giacomello/Cláudio Ricci
MCR Grand-Am Lamborghini V10 – classe P1
a 7 voltas

6. #71 Ian Jepsen Ely/Daniel Claudino
Protótipo MCR Volkswagen Turbo – classe P1
a 8 voltas

7. #65 Nílson Ribeiro/José Roberto Ribeiro
Protótipo MRX Ford Duratec – classe P1
a 12 voltas

8. #56 Rafael Simon/Gustavo Simon
Protótipo MRX Volkswagen – classe P3
a 12 voltas

9. #63 Sérgio Ribas/Guilherme Ribas
BMW M3 GTR – classe GT4
a 18 voltas

10. #3 Cali Crestani/Fernando Stédile
Protótipo Tornado III Hayabusa – classe P2
a 19 voltas