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Mundial de Endurance

WEC, Prólogo: Toyota domina, com folga

RIO DE JANEIRO – Num domínio até certo ponto previsível, a Toyota fez 1-2 no encerramento da primeira parte do Prólogo do WEC para a maioria das equipes, no circuito francês de Paul Ricard. Dos 35 carros presentes, treze farão até amanhã uma simulação de 30 horas, permitida pela organização do campeonato. E os japoneses […]

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Nenhuma surpresa: a Toyota dominou o primeiro dia do Prólogo em Paul Ricard

RIO DE JANEIRO – Num domínio até certo ponto previsível, a Toyota fez 1-2 no encerramento da primeira parte do Prólogo do WEC para a maioria das equipes, no circuito francês de Paul Ricard. Dos 35 carros presentes, treze farão até amanhã uma simulação de 30 horas, permitida pela organização do campeonato. E os japoneses não tiveram dificuldade alguma para impor sua velocidade na pista de 5,791 km de extensão.

Com o carro #8 que terá o bicampeão mundial de Fórmula 1 Fernando Alonso a bordo durante toda a temporada, além do japonês Kazuki Nakajima, ausente por conta da abertura do campeonato do Super GT em Okayama, Mike Conway fez o melhor tempo do dia – 1’32″662, média de 225 km/h – em simulação de classificação. O britânico foi 1″489 mais rápido que Sébastien Buemi.

O carro #7, que está com a configuração de baixo downforce com que competirão em Spa-Francorchamps e também em Le Mans, fará o treino de 30 horas e até o fim da sessão regulamentar, havia completado nada menos que 220 voltas – cerca de 1.274 km. E daí pra mais, até amanhã. Anthony Davidson, piloto reserva da marca e futuro piloto da DragonSpeed na LMP2 após Le Mans, marcou 1’34″655.

A bordo do carro #11, Mikhail Aleshin foi o mais rápido entre os pilotos dos LMP1 independentes

Entre os protótipos LMP1 não-oficiais, a SMP Racing começou melhor que suas adversárias – dispondo inclusive de um kit de baixo downforce, já testado anteriormente em Aragão, na Espanha. O russo Mikhail Aleshin fez 1’38″128, apenas 0″058 melhor que o compatriota Matevos Isaakyan.

Enquanto isso, o novo Rebellion R13 com motor Gibson completou de fato suas primeiras voltas – foram 84 ao todo e a equipe, da qual faz parte Bruno Senna, campeão mundial de LMP2 ano passado, espera sentir a evolução do conjunto ao longo do treino de 30 horas. Andre Lotterer fez a melhor volta do carro #1, o único pronto, em 1’38″469. Ben Hanley fechou os seis mais rápidos com o carro da DragonSpeed.

O Ginetta com motor Mecachrome da Manor – que ontem anunciou a contratação de Léo Roussel e Dean Stoneman para compor a tripulação do carro #5 – completou somente 73 voltas. Chegou a ser o terceiro mais rápido na fase inicial dos treinos do Prólogo e acabou em sétimo, com Alex Brundle marcando 1’38″634.

Em contrapartida, o segundo chassi, que sequer foi decorado, não completou uma única volta competitiva, esperando percorrer alguns quilômetros neste sábado. A ByKolles trouxe Tom Dillmann, Dominik Kraihamer, René Binder e Kang Ling para os treinos junto a Oliver Webb (único titular até agora confirmado) e o francês acabou sendo o mais rápido com 1’39″441.

André Negrão fez o 3º melhor tempo da LMP2 com o Alpine A470 da Signatech

Na LMP2, Pastor Maldonado mostrou seus dotes de velocista. Fez o melhor tempo da classe no primeiro dia do Prólogo com 1’40″771, superando em quase meio segundo o tempo alcançado por Matthieu Vaxivière a bordo do carro da TDS Racing. O brasileiro André Negrão completou hoje 54 voltas – a melhor delas em 1’41″843.

Giedo Van der Garde foi o quarto mais rápido, com os dois carros da Jackie Chan na sequência e o Ligier da Larbre Competition em sétimo – a equipe francesa convocou mais dois pilotos (Thomas Dagoneau e Romain Brandela) para o Prólogo e a melhor volta foi de Fernando Rees, após 28 voltas – 1’43″441.

A Aston Martin aproveita para fazer muita quilometragem com seu novo Vantage AMR da LMGTE-PRO

Entre os LMGTE-PRO, a Porsche se estabeleceu com o melhor tempo do primeiro dia graças a Richard Lietz, ao marcar 1’51″650 contra 1’52″010 de Harry Tincknell, este com um dos dois Ford GT EcoBoost da Ganassi. Olivier Pla foi o terceiro mais rápido, a 0″468 do Porsche líder, enquanto Kévin Estre foi o quarto, já superado por mais de um segundo.

Dos carros novos, o que teve o melhor resultado foi o Aston Martin Vantage AMR com Jonathan Adam: o britânico fez sua melhor passagem em 1’53″444, quase três décimos à frente do tempo da BMW M8 GTE #82 que tem entre os pilotos o brasileiro Augusto Farfus. O português Antônio Félix da Costa fez a volta em 1’53″701 e Farfus marcou 1’55″044 após completar 71 passagens. Os bávaros têm 200 voltas completadas no teste, mas o Aston Martin #95, que está na simulação de 30 horas, chegou a 223 giros.

Julien Andlauer e Matt Campbell mostraram serviço com o novo Porsche da Dempsey Racing-Proton: a equipe estreia o 911 RSR GTE na Super Season 2018/19

Na LMGTE-AM, os novos recrutas da Dempsey Racing-Proton mostraram serviço e o Porsche 911 RSR GTE, mesmo que na especificação de 2017, foi muito rápido – com os quatro melhores tempos do teste até agora. Matt Campbell marcou 1’53″515, dois décimos melhor que o francês Julien Andlauer, que dividirá com ele e Christian Ried o carro #77 na Super Season.

O britânico Ben Barker, da Gulf Racing, acabou com o 2º lugar da classe, seguido por Giorgio Roda Jr. e Jörg Bergmeister. Pedro Lamy, campeão mundial no ano passado, ficou em quinto lugar com o Aston Martin Vantage versão 2017. E houve muito equilíbrio na classificação, apesar do domínio dos carros da casa de Weissach: Euan Hankey, Giancarlo Fisichella e Eddie Cheever III ficaram dentro do mesmo segundo do tempo de Campbell. Só a Clearwater destoou, com Matt Griffin a 1″636 da melhor volta da sessão.

Amanhã, além do término da simulação de 30 horas, haverá a segunda parte do Prólogo, de 9h até 16h locais – 4h às 11h pelo horário de Brasília. Após as atividades de pista, o paddock será aberto para visitação do público e sessões de autógrafos.