A Mil por Hora
Rally

Citroën afasta Meeke do WRC

https://www.youtube.com/watch?v=85kHBK-rLwU RIO DE JANEIRO – O acidente do vídeo acima, ocorrido no último sábado, dia 19 de maio, foi a gota d’água para a Citroën no Campeonato Mundial de Rali, o WRC. O fabricante francês tomou a decisão de afastar o britânico Kris Meeke da equipe, com efeito imediato, até o fim do campeonato de […]

https://www.youtube.com/watch?v=85kHBK-rLwU

RIO DE JANEIRO – O acidente do vídeo acima, ocorrido no último sábado, dia 19 de maio, foi a gota d’água para a Citroën no Campeonato Mundial de Rali, o WRC. O fabricante francês tomou a decisão de afastar o britânico Kris Meeke da equipe, com efeito imediato, até o fim do campeonato de 2018. A informação é do site da Autosport.

Pierre Budar, novo chefão da área desportiva da marca e substituto de Yves Matton, que assumiu um alto cargo na FIA, alegou “razões de segurança” para tomar tal decisão.

“Não foi fácil”, admite Budar. “Porque tomar uma decisão assim afeta não só o piloto como também ao copiloto (Paul Nagle), mas isso está fundamentalmente baseado nas questões de segurança, que são minhas preocupações enquanto diretor da escuderia”, comentou.

Em outras palavras, o piloto de 38 anos foi afastado porque “corria riscos excessivos” e porque “batia demais e sofria grandes acidentes”.

Mas eu pergunto: o risco não faz parte do WRC? E Jari-Matti Latvala, que conserva seu posto na equipe Toyota após anos na Volkswagen, não batia tanto ou mais que Kris Meeke?

O lineup da Citroën deve sofrer alterações, com Mads Østberg pelo menos já escalado para o Rali da Sardenha, na Itália, junto a Craig Breen. Sébastien Loeb estará apenas no Rali Costa Dourada, na Espanha, mais para o fim do campeonato.