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Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (411)

RIO DE JANEIRO – A foto acima é um registro especial: Grande Prêmio da Áustria, 12ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1973. No dia 19 de agosto daquele ano, José Carlos Pace subia pela primeira vez num pódio na categoria máxima do automobilismo. Moco disputava naquela ocasião seu 23º GP na carreira […]

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RIO DE JANEIRO – A foto acima é um registro especial: Grande Prêmio da Áustria, 12ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1973. No dia 19 de agosto daquele ano, José Carlos Pace subia pela primeira vez num pódio na categoria máxima do automobilismo.

Moco disputava naquela ocasião seu 23º GP na carreira e estava a bordo do modelo Surtees TS14 Cosworth. Na época, sua equipe era uma das poucas que ainda apostava nos pneus Firestone, já inferiorizados em relação aos Goodyear. Além do mais, o carro – embora rápido – tinha crônicos problemas de suspensão que minaram o trabalho do brasileiro e do britânico Mike “The Bike” Hailwood.

Carlos Pace já se destacara na prova anterior, o GP da Alemanha, conquistando o quarto lugar ao guiar como um mestre no difícil circuito de Nürburgring, batendo inclusive o recorde da pista, que pertencia a Jacky Ickx, por três décimos de segundo. Em Zeltweg, veloz pista de quase 6 km de extensão, Pace largou em oitavo e foi muito competitivo o tempo todo, completando a disputa em terceiro e com mais uma melhor volta – 1’37″29, perdendo a chance de quebrar outro recorde por sete centésimos.

Sorriso aberto, Moco quase não subiu ao pódio: o motor de seu carro quebrou logo após a quadriculada. Ronnie Peterson triunfou com a Lotus 72 e Jackie Stewart, que na etapa anterior estabelecera o recorde de 27 vitórias – que só seria quebrado em 1987 por Alain Prost – caminhava a passos largos para o título daquele campeonato, que conquistaria em Monza.

Pace não sabia – e quem poderia adivinhar? – mas seus feitos históricos em 1973 também foram os últimos grandes momentos do Team Surtees na categoria, pois o brasileiro foi o segundo e último piloto do time a fazer um pódio (o primeiro foi Hailwood, no GP da Itália em 1972, com um 2º posto) e a melhor volta na Áustria foi a terceira e última da equipe de “Big” John.

Há 45 anos, direto do túnel do tempo.