A Mil por Hora
Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (413)

RIO DE JANEIRO – Hoje seria o aniversário de 71 anos de um dos mais controvertidos e competentes pilotos que passaram pela Fórmula 1 em sua história: o primeiro e único James Hunt. O campeão mundial da temporada de 1976 estreou no automobilismo conduzido pelo generoso aporte do Lord Alexander Hesketh, que com apenas 22 […]

james_hunt__1973_race_of_champions__by_f1_history-d6ew056

RIO DE JANEIRO – Hoje seria o aniversário de 71 anos de um dos mais controvertidos e competentes pilotos que passaram pela Fórmula 1 em sua história: o primeiro e único James Hunt.

O campeão mundial da temporada de 1976 estreou no automobilismo conduzido pelo generoso aporte do Lord Alexander Hesketh, que com apenas 22 anos assumiu o mecenato da carreira daquele jovem rapaz que começou na Fórmula Ford e ascendeu todas as séries até chegar à Fórmula 1 em 1973, quando seu patrocinador tinha apenas 23 anos e James iria fazer 26.

A foto que ilustra este post mostra o primeiro carro de James Hunt na categoria máxima. É verdade que o piloto esteve a bordo de um modelo March 731 da Hesketh Racing durante grande parte da temporada daquele ano, que teve Jackie Stewart como tricampeão. Mas a primeira máquina dele foi um Surtees TS9B, do ano anterior, usada por Hunt na Race of Champions – prova extracampeonato que contou com 29 pilotos guiando bólidos de Fórmula 1 e Fórmula 5000.

Mesmo largando do 13º lugar com o tempo de 1’24″8 – mais rápido que três pilotos com carros parecidos com o dele, incluindo Graham Hill e John Watson e que a maioria do grid da Fórmula 5000 – Hunt fez um corridão e completou a prova em terceiro lugar após 40 voltas, chegando a pouco mais de três segundos do vencedor Peter Gethin (com um Chevron Chevrolet de F5000) e muito próximo de Denny Hulme com um McLaren.

Há 45 anos, direto do túnel do tempo.