A Mil por Hora
Fórmula 1

A hora e a vez de Lando Norris

RIO DE JANEIRO – Guardadas as devidas proporções, fazia tempo que a McLaren não renovava em 100% sua dupla de pilotos. No ano de 2006 (ou até antes), Fernando Alonso já fora anunciado e veio da GP2 Series uma estrela emergente chamada Lewis Hamilton, para dividirem a equipe no campeonato de 2007 da Fórmula 1. […]

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RIO DE JANEIRO – Guardadas as devidas proporções, fazia tempo que a McLaren não renovava em 100% sua dupla de pilotos. No ano de 2006 (ou até antes), Fernando Alonso já fora anunciado e veio da GP2 Series uma estrela emergente chamada Lewis Hamilton, para dividirem a equipe no campeonato de 2007 da Fórmula 1.

Doze anos depois, outro espanhol (Carlos Sainz Jr.) chegou para substituir o mesmo Alonso que, após idas e vindas, despede-se da categoria. E nesta segunda-feira foi anunciado um britânico vindo da categoria de acesso, a Fórmula 2.

Coincidências que a vida nos traz…

Lando Norris, para nenhuma surpresa, assume o posto de piloto titular da McLaren, que assim dispensa Stoffel Vandoorne do posto. Era esperado, mas talvez os planos fossem outros, já que o referido novo contratado não faz o campeonato dominante que se esperava na divisão de acesso à Fórmula 1, onde é companheiro de equipe do brasileiro Sérgio Sette Câmara e tampouco lidera a tabela de pontos, algo que cabe a outro britânico, George Russell.

Mas Lando é um piloto de desenvolvimento da McLaren há vários anos, tem bastante quilometragem num carro de Fórmula 1, é jovem – 19 anos – e tem o aval do CEO da equipe, Zak Brown. Como se diz na Argentina, punto y basta.

Por outro lado, temos uma Fórmula 1 que igualmente cobra resultados e que tem poucas vagas. Em suma: Vandoorne perde o assento porque não esteve à altura da aposta feita. Foi um ótimo piloto nas demais categorias, mas quando mais interessou deixou números que deixam dúvidas pairando no ar, somando 22 pontos apenas em 34 GPs disputados.

Isso também significa uma porta fechada para Esteban Ocon – ao que consta, o francês visitou as instalações do time e fez medidas para o assento com vistas a fazer as últimas etapas de 2018 no lugar do próprio Vandoorne, já que é bem possível que o piloto perca sua vaga na “nova” Force India a partir da etapa de Austin, abrindo caminho para Lance Stroll.

Eis um caso oposto ao do belga: Ocon foi 8º em sua primeira temporada completa, é décimo em 2018 e tem 132 pontos somados na carreira, num total de 43 corridas. Tudo bem: o carro dele é bem melhor que o de Stoffel, mas vejam também que nem boas performances são capazes de sustentar alguém em sua própria equipe atualmente.

O esporte é por vezes cruel.

Que a McLaren precisava de uma lufada de renovação, todos nós sabíamos. Pena que para que isso aconteça, exista um preço a ser pago num campeonato que cada vez tem menos equipes e pilotos.