A Mil por Hora
Instantâneos

Galeria Panoz

     

gtr1_04-552d49e3bd6a7
O blog homenageia Don Panoz, morto hoje aos 83 anos, exibindo as criações de sua marca. O empresário entrou no automobilismo já sessentão, em 1997, com o espetacular Panoz Esperante GTR de motor Ford V8 montado na dianteira. O brasileiro Raul Boesel teve o privilégio de conduzi-lo numa corrida
“Sparky”: o modelo Q9 Hybrid, baseado no Esperante GTR-1, foi a primeira tentativa de um carro com sistemas híbridos num modelo de competição de alto rendimento. O projeto foi abortado logo depois de não participar das 24h de Le Mans em 1998
Seguindo a tendência do Esperante GTR-1, a Panoz construiu em 1999 o inesquecível protótipo LMP1 Roadster-S, que teve alguns sucessos na American Le Mans Series e bons desempenhos em La Sarthe
Lançado em 2000, o LMP07 era uma evolução do Roadster-S. Não teve o mesmo sucesso de seu antecessor, embora tenha sido aproveitado nas pistas por alguns anos. Gualter Salles fez algumas corridas com esse bólido
Com o modelo Esperante GTLM, a Panoz conheceu a glória da vitória nas 24h de Le Mans. Isso foi no ano de 2006, com o Team LNT, de Lawrence Tomlinson. O brasileiro Bruno Junqueira também andou num destes, só que nos EUA. Sébastien Bourdais, também
O Panoz Abruzzi nasceu em 2011 e teve vida curta: o fracasso do projeto abortou a volta da marca ao American Le Mans Series
Don Panoz ainda festejou em 2018: o modelo Avezzano GTS deu à marca o título de construtores no Pirelli World Challenge, com os sucessos de Ian James e Preston Calvert na categoria
Nos anos 2000, a Panoz comprou a G-Force. E com esse carro #6 alinhado pelo Marlboro Team Penske, Gil de Ferran foi campeão das 500 Milhas de Indianápolis em 2003
O modelo DP01, usado nos últimos anos da ChampCar e aqui visto com Sébastien Bourdais em Elkhart Lake, foi um dos mais belos monopostos já fabricados
Lembram da hoje extinta Superleague Formula, disputada por carros representando clubes de futebol (um deles, o Olympiacos, da foto) entre 2008 e 2011? Pois o carro era um Panoz, o DP09, evolução do DP01 da ChampCar, com motor Menard V12