A Mil por Hora
Mundial de Endurance

6h de Xangai: 35 carros confirmados

RIO DE JANEIRO – Marcada para 18 de novembro, a última etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC) que se disputará neste ano de 2018 – lembro que ainda haverá outras três no ano que vem, fechando a Super Season – já tem lista de inscritos divulgada pelo Automobile Club de l’Ouest, que organiza o […]

FIA-WEC-Shanghai-Start-2017

RIO DE JANEIRO – Marcada para 18 de novembro, a última etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC) que se disputará neste ano de 2018 – lembro que ainda haverá outras três no ano que vem, fechando a Super Season – já tem lista de inscritos divulgada pelo Automobile Club de l’Ouest, que organiza o campeonato com a supervisão da FIA.

No total, teremos 35 carros na pista de Xangai, com recorde histórico de participantes na LMGTE-PRO. Serão onze carros naquela divisão, com a adesão de um Corvette C7-R que será guiado por Oliver Gavin e Tommy Milner. De resto, uma notícia nem um pouco surpreendente: a Ginetta está fora. Assim, o plantel será de 15 protótipos e duas dezenas de modelos Grã-Turismo.

Lista de inscritos para as 6h de Xangai

Entre as demais equipes, na LMP1 haverá o retorno de Renger Van der Zande na DragonSpeed, onde o australiano James Allen foi confirmado como o terceiro piloto do carro #10 no lugar do sueco Henrik Hedman. A ByKolles não definiu ainda quem divide seu carro junto a Tom Dillmann e Oliver Webb.

Antes da quarta etapa, a classificação do campeonato aponta a trinca Fernando Alonso/Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima como líder, somando 84 pontos contra 71 dos vencedores em Fuji, os companheiros de equipe Mike Conway/Pechito López/Kamui Kobayashi. Bruno Senna e André Negrão, os dois brasileiros que correm de Esporte-Protótipo no WEC, dividem o 6º lugar na geral com 33 pontos.

Na LMP2, as novidades em relação à etapa passada serão a estreia de Enzo Guibbert no carro #50 da Larbre Competition. Ele será o quinto piloto diferente no campeonato a dividir o Ligier do time francês com Erwin Creed e Romano Ricci – e o primeiro com graduação ouro – além, claro, do regresso de Loïc Duval, envolvido com a etapa final do DTM na oportunidade da etapa de Fuji.

André Negrão e os parceiros Pierre Thiriet e Nico Lapierre ainda lideram: somam 87 pontos, mas as duas trincas da Jackie Chan DC Racing estão cada vez mais perto. Exatamente um ponto atrás.

A LMGTE-PRO, com o deslumbrante total de onze inscritos, terá seis construtores e a participação extra de um Corvette decorado com a cor prata e detalhes “Redline”, com listras vermelhas percorrendo parte da carroceria. Por seu turno, Tom Blomqvist continua com a equipe BMW Team MTEK, uma vez que Augusto Farfus está escalado para a Copa do Mundo de Grã-Turismo que se realizará em Macau, no mesmo fim de semana.

Nessa categoria, a vantagem dos líderes é a mais confortável, com Michael Christensen/Kévin Estre (Porsche) abrindo 31 pontos de vantagem para Stefan Mücke/Olivier Pla (Ford). Os atuais campeões James Calado e Alessandro Pier Guidi (Ferrari) estão em terceiro lugar.

Na LMGTE-AM, a única dúvida reside em quem dividirá o Porsche #88 da Dempsey Racing-Proton com Giorgio Roda Jr. e Matteo Cairoli. Esse carro perdeu o pódio conquistado em Fuji por irregularidades no fluxo de combustível durante um reabastecimento, o que mudou de forma substancial a classificação do campeonato – exceto na liderança, já que Christian Ried/Julien Andlauer/Matt Campbell têm 80 pontos, contra 66 de Egidio Perfetti/Jörg Bergmeister/Patrick Lindsey e 54 de Salih Yoluç e Charlie Eastwood.

O dia 18 marca o início do horário de verão no Brasil. A largada para a corrida será às 11h locais, o que significa que seu início será 1h da manhã, por conta da mudança prevista para Brasília e mais alguns estados.