A Mil por Hora
GT World Challenge Europe Endurance

Black Falcon ganha, não leva… e Marciello é campeão sub-judice do Blancpain GT

RIO DE JANEIRO – Climão em Barcelona na final do Blancpain GT Series, com a última etapa da série Endurance realizada na Catalunha. A Black Falcon Racing conquistou na pista a vitória com o trio do carro #4 guiado por Yelmer Buurman/Maro Engel/Luca Stolz, que seria também o campeão da série de Endurance do certame […]

timthumb
Com a desclassificação da Black Falcon, a temporada 2019 do Blancpain GT está sub-judice e por enquanto Raffaele Marciello tem os títulos de pilotos em TODAS as séries da SRO

RIO DE JANEIRO – Climão em Barcelona na final do Blancpain GT Series, com a última etapa da série Endurance realizada na Catalunha. A Black Falcon Racing conquistou na pista a vitória com o trio do carro #4 guiado por Yelmer Buurman/Maro Engel/Luca Stolz, que seria também o campeão da série de Endurance do certame organizado por Stéphane Ratel.

Mas a vistoria técnica pós-prova mudou tudo. Os comissários detectaram o uso de uma fita adesiva na entrada de ar do motor da Mercedes-AMG GT3, o que violou dois artigos do regulamento técnico da categoria. Embora isso não representasse um ganho de performance, os oficiais confirmaram que tal uso é fora das regras. A Black Falcon vai recorrer da decisão dos comissários.

Uma pena que o título será decidido no tapetão, pois com a eliminação de Buurman/Engel/Stolz, o italiano Raffaele Marciello simplesmente se consagraria campeão de tudo no Blancpain GT. O piloto da equipe AKKA-ASP já fora o vitorioso na série Sprint e herdaria também o título da série Endurance – além de ser oficialmente o campeão geral da competição.

A última e movimentada prova de encerramento da temporada 2018 foi disputada por 52 carros e acabou dominada em quase sua totalidade pela Mercedes pole position, que à exceção do início da terceira hora, se manteve à frente dos adversários, mesmo com os diversos períodos de Safety Car que a direção de prova lançou mão. Marciello, junto a Tristan Vautier e Dani Juncadella, encerrou a prova a 1″733 do carro que seria excluído na vistoria. A Ferrari de Davide Rigon/Mikhail Aleshin/Miguel Molina, inscrita pela SMP Racing, fechou o pódio e herdou o segundo lugar.

Com grande performance, o trio Adrian Zaugg/Alex Fontana/Mikaël Grenier promoveu uma despedida de sonho do modelo Jaguar G3 da Emil Frey Racing, que se aposentou oficialmente das pistas após quase uma década de serviços prestados. O trio do carro #54 venceu na Silver Cup, conquistou o título da categoria e terminou em quarto na pista – 3º lugar na geral.

O brasileiro Felipe Fraga conquistou seu melhor resultado com a Mercedes-AMG #44 da Strakka Racing. Quarto no grid após os treinos classificatórios, o piloto da Stock Car baixou duas posições, caiu para sexto e depois na parada de box, Christian Vietoris desceu para décimo. O carro voltou a melhorar na disputa com a pilotagem de Oliver Rowland e fechou a disputa em 7º na geral – sexto provisório com a desclassificação do #4 da Black Falcon.

A Daiko Lazarus Racing venceu na classe Pro-Am com Giuseppe Cipriani/Miguel Ramos/Fabrizio Crestani e seu Lamborghini Huracán, mas o título da série Endurance ficou com Lewis Williamson/Nick Leventis/Chris Buncombe, que fecharam a disputa em oitavo. Adrian Amstutz e Leo Machitski, que dividiram a pilotagem do carro da Barwell Motorsport com Richard Abra, levaram a vitória na divisão e o título de 2018.

Na soma dos pontos das duas séries, “Lello” chegara a Barcelona com 18,5 pontos de vantagem para Christopher Mies e Alex Riberas – os dois e mais Dries Vanthoor acabaram num esquálido 15º posto após serem abalroados pelo Aston Martin V12 Vantage da R-Motorsport do trio Nicki Thiim/Jake Dennis/Matthieu Vaxivière. O italiano ganharia o título geral de qualquer jeito com o 2º posto – levou os 25 pontos (por enquanto) e é o novo campeão geral do Blancpain GT Series.

Jack Manchester e Nico Bastian, já campeões da série Sprint, levaram o título geral na divisão Silver Cup, enquanto Nyls Stievenart e Markus Winkelhock são os vitoriosos da Pro-Am no Blancpain GT, enquanto Amstutz e Machitski são os novos campeões da Am Cup.

As 3h de Barcelona marcaram, além do Emil Frey Jaguar G3, a despedida de outros carros, como o Aston Martin V12 Vantage GT3, do Lamborghini Gallardo R-EX e da versão antiga do Bentley Continental GT3. E para 2019, foram definidas algumas regras, como mudanças nos pit stops e o banimento de testes privados como forma de conter custos. A SRO definiu cinco dias de testes intertemporada – incluindo o Test Day das 24h de Spa-Francorchamps – como substituto desses treinos de desenvolvimento.

O portfólio da SRO tem mudanças para 2019, comparado com este ano. Mais provas do IGTC, uma nova nomenclatura para as séries Sprint e mais campeonatos GT4

Outra novidade é a nova nomenclatura das séries Sprint asiática, europeia e estadunidense, que passam a se chamar Blancpain GT World Challenge, com as marcas envolvidas na competição disputando o título geral da série e com 12 pilotos sendo eleitos para disputar um total de 18 etapas englobando as três séries.

Em cada continente, um construtor terá pelo menos um piloto de cada graduação FIA – Platina, Ouro, Prata e Bronze – nas corridas, disputando o título geral.