A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Fazendo água?

RIO DE JANEIRO – O regulamento dos chamados Hypercars, que num planejamento de curto/médio prazo substituiriam a atual geração de Esporte-Protótipos LMP1 no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) parece fadado num primeiro momento a fazer água. Nenhum fabricante se comprometeu até agora em caráter oficial com as novas regras, previstas para entrar em vigor […]

nuevo_mclaren_senna_gtr_concept
Até a McLaren, que poderia perfeitamente migrar para o WEC usando como base o modelo Senna GTR Concept, prefere não se envolver com o regulamento dos Hypercars para a temporada 2020/21 num primeiro momento. A incerteza paira no ar…

RIO DE JANEIRO – O regulamento dos chamados Hypercars, que num planejamento de curto/médio prazo substituiriam a atual geração de Esporte-Protótipos LMP1 no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) parece fadado num primeiro momento a fazer água.

Nenhum fabricante se comprometeu até agora em caráter oficial com as novas regras, previstas para entrar em vigor na temporada 2020/21 da competição. Das reuniões preliminares, dos chamados grupos de trabalho, teriam participado vários desses construtores no sentido de elaborar essas regras, incluindo Ford, Ferrari e McLaren.

As três marcas citadas não têm previsão de envolvimento com o WEC e com a classe que não tem sequer nome definido.

“Não acho que estaríamos prontos para o início do novo campeonato”, fala Zak Brown, CEO da McLaren. “As regras não foram finalizadas. Uma possível participação está em revisão”, garante o dirigente.

“Estamos em posição de tomar uma decisão, mas é altamente improvável que o façamos antes do campeonato de 2020”, confirma.

Em princípio, somente Aston Martin e Toyota pareceriam inclinadas a ter os chamados Hypercars e dizem que a BMW também.

Mas, convenhamos, é muito pouco. Para quem tinha uma proposta que parecia a ideal, a turma do WEC está levando ferro adoidado. Por que não seguir um exemplo parecido com a IMSA que, mesmo com a plataforma de chassis LMP2, conseguiu fazer dos DPi uma solução inteligente para alavancar a classe principal de Protótipos nos EUA?

Ah… a velha arrogância europeia…