A Mil por Hora
Rally

Ogier conquista triunfo importante no Rali da Grã-Bretanha

RIO DE JANEIRO – Parece que de todas as competições sancionadas pela FIA com caráter de Mundial, o WRC é que terminará com a disputa mais encarniçada. Com dois eventos – Catalunha e Austrália – por vir e 60 pontos em jogo, difícil apontar favoritismo para qualquer um dos postulantes. O embate se avizinha tão […]

GB18-Ogier-action4-e1538953562816
Sem ganhar qualquer prova do WRC desde o Tour de Corse, Sébastien Ogier reage num ponto crucial da temporada para triunfar pela 44ª vez na carreira, quinta no Rali da Grã-Bretanha, disputado em Gales

RIO DE JANEIRO – Parece que de todas as competições sancionadas pela FIA com caráter de Mundial, o WRC é que terminará com a disputa mais encarniçada. Com dois eventos – Catalunha e Austrália – por vir e 60 pontos em jogo, difícil apontar favoritismo para qualquer um dos postulantes. O embate se avizinha tão interessante quanto histórico.

São três os pilotos na briga, por três construtores diferentes. O Rali da Grã-Bretanha, todo (ou quase) disputado em Gales no último fim de semana, poderia ter posto ainda mais lenha nessa batalha, se Ott Tänak tivesse cumprido o mesmo papel demonstrado na Finlândia, Alemanha e recentemente na Turquia. Vencendo novamente, o estoniano da Toyota chegaria a quatro triunfos consecutivos – cinco em 2018 – e encostaria, ou talvez até passasse o então líder Thierry Neuville.

Tänak cumpriu com brilhantismo a tarefa no primeiro dia, mas depois o motor de seu Yaris resolveu deixá-lo e ao seu navegador Martin Jarvejoja na mão. Como efeito, o piloto voltou muito atrás na disputa e somente para coletar pontos do Power Stage – o que conseguiu, fazendo com que Tänak não deixasse escapar de vista seus adversários.

Sem vencer desde o Tour de Corse, Sébastien Ogier precisava de um resultado à altura de suas pretensões para continuar vivo pelo hexacampeonato e garantir assim o 15º título seguido de um francês (de nome Sébastien, inclusive) no WRC. Com a saída de Tänak do páreo, o piloto da M-Sport Ford teve que se virar para superar Jari-Matti Latvala – e também ao outro finlandês da equipe japonesa, Esapekka Lappi – para ganhar a antepenúltima etapa da temporada (e o Rali da Grã-Bretanha pela quinta vez, inclusive) e pôr mais pressão no líder.

Para Thierry Neuville, não foi o fim de semana dos sonhos. O belga cometeu alguns erros, em especial no sábado, que o deixaram distante do pódio. Acabou em 5º lugar e ainda fez mais dois pontos no Power Stage, com o quarto tempo da especial derradeira. Com isso, o piloto da Hyundai sai do País de Gales com 189 pontos, sete de vantagem para Ogier e 21 para Tänak. Qualquer deslize na etapa da Espanha e “já élvis”.

No mais, Craig Breen salvou as honras da casa e da Citroën, que já garantiu a volta de Ogier para 2019, com um bom quarto posto. Andreas Mikkelsen, com o sexto lugar na prova e no campeonato continua sendo, na minha opinião, a maior decepção da temporada.

A disputa entre os pilotos e carros do WRC2 teve triunfo finlandês, com Kalle Rovanperä vencendo em sua quinta participação na temporada e concluindo a disputa em 9º lugar na geral, somando pontinhos na classificação de pilotos do WRC. O nórdico é, no entanto, o quarto colocado na classificação de sua categoria, com 65 pontos.

Com o 2º lugar em Gales e o décimo na geral, Pontus Tidemand disputou seu sexto evento no ano e chegou a 111 pontos, contra 125 do líder Jan Kopecky. No WRC2, é bom lembrar, são considerados apenas os seis melhores resultados de um total de 13 provas e os pilotos são, na média, inscritos em pouco mais da metade dos eventos do campeonato. Então a batalha também está em aberto, embora Kopecky é quem apareça com mais chances – já que das cinco provas que disputou em sua classe, venceu todas.

Resultado final do Rali da Grã-Bretanha:

1 – Ogier-Ingrassia (Ford Fiesta WRC) – 3.06’’12”5
2 – Latvala-Anttila (Toyota Yaris WRC) + 10”6
3 – Lappi-Ferm (Toyota Yaris WRC) + 35”1
4 – Breen-Martin (Citroen C3 WRC) + 1’10”4
5 – Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 WRC) + 1’10”4
6 – Mikkelsen-Jaeger (Hyundai i20 WRC) + 1’15”9
7 – Paddon-Marshall (Hyundai i20 WRC) + 1’18”4
8 – Østberg-Eriksen (Citroen C3 WRC) + 1’21”6
9 – Rovanpera-Halttunen (Skoda Fabia R5) + 9’14”7
10 – Tidemand-Andersson (Skoda Fabia R5) + 10’48”9

Classificação do campeonato:

1. Thierry Neuville – 189 pontos
2. Sébastien Ogier – 182
3. Ott Tänak – 168
4. Esapekka Lappi – 104
5. Jari-Matti Latvala – 98
6. Andreas Mikkelsen – 83
7. Dani Sordo – 60
8. Craig Breen – 59
9. Hayden Paddon – 55
10. Teemu Sunninen – 54
11. Elfyn Evans – 53
12. Mads Østberg – 52
13. Kris Meeke – 43
14. Jan Kopecky – 17
15. Sébastien Loeb – 15
16. Pontus Tidemand – 12
17. Henning Solberg – 8
18. Bryan Bouffier, Marijan Griebel e Simone Tempestini – 4
21. Kalle Rovanperä – 3
22. Lukasz Pieniazek, Chris Ingram e Gus Greensmith – 2
25. Pedro Heller, Yoann Bonato e Stéphane Lefévbre – 1