A Mil por Hora
WTCR

Mudanças no WTCR

RIO DE JANEIRO – Competição que teve sucesso no primeiro ano de disputa, o WTCR terá mudanças no campeonato do próximo ano. Começando pelo calendário. Sai a etapa chinesa de Wuhan, que foi realizada num circuito urbano. Vem a Malásia e o circuito de Sepang para o lugar, ainda em data por confirmar. Em contrapartida, […]

03718005_FF_1211

RIO DE JANEIRO – Competição que teve sucesso no primeiro ano de disputa, o WTCR terá mudanças no campeonato do próximo ano.

Começando pelo calendário. Sai a etapa chinesa de Wuhan, que foi realizada num circuito urbano. Vem a Malásia e o circuito de Sepang para o lugar, ainda em data por confirmar. Em contrapartida, seguem entre as praças que receberão a categoria o lento circuito de Ningbo – muito por conta da presença forte da Geely via Lynk & Co. a partir de 2019, além de Vila Real (Portugal), Marrakech (Marrocos) e Hungaroring (Hungria). São pistas que recebem críticas por conta de acidentes ou da lentidão dos traçados.

A Argentina, que perdeu sua data em Termas de Río Hondo, continua fora. Em contrapartida, o WTCR terá mais uma vez seu evento no Nordscheleife de Nürburgring, assim como provas em circuitos tradicionais feito Suzuka e Zandvoort – esta com o famoso asterisco, aguardando acordo entre organizadores da prova e da categoria.

Na parte esportiva, o WTCR também terá novidades. Pontuarão a cada uma das rodadas os 15 primeiros colocados, no sistema 25-20-16-13-11 e daí até o 15º, menos um ponto por posição. Assim fica extinto o critério adotado em 2018, onde as três baterias do fim de semana tinham pontuação diferente entre si.

Também haverá pontos extras em dois treinos classificatórios. Na definição do grid para a prova #1, os cinco mais rápidos pontuam em sistema decrescente. Mesmo critério no treino que define o grid para as provas #2 e #3, valendo apenas a pontuação no Q3. Os 10 primeiros do Q2, em ordem inversa, continuam por definir o grid da prova #2.

O máximo de inscrições full season também foi aumentado: eram permitidos 28 carros, em 2019 serão 32. Inscrições adicionais no sistema race-by-race não receberão pontos no campeonato. Cada equipe pode contar com dois pilotos – ou seja, a BRC Racing Team, que terá quatro Hyundai em 2019, vai ser desmembrada em duas. A ver como será a denominação. E cada construtor não poderá ser representado por mais de quatro veículos.

Confira o calendário do WTCR 2019:

6 e 7 de abril – Marrocos (Marrakech)
27 e 28 de abril – Hungria (Hungaroring)
11 e 12 de maio – Eslováquia (Slovakia Ring)
18 e 19 de maio – Holanda (Zandvoort)
21 e 22 de junho – Alemanha (Nürburgring Nordscheleife)
6 e 7 de julho – Portugal (Vila Real)
14 e 15 de setembro – China (Ningbo)
26 e 27 de outubro – Japão (Suzuka)
16 e 17 de novembro – Macau (Circuito da Guia)
data a definir – Malásia (Sepang)