A Mil por Hora
Fórmula 1

C38

RIO DE JANEIRO – Abertos os testes de pré-temporada da Fórmula 1 (finalmente!) no circuito da Catalunha, em Barcelona e a Alfa Romeo aproveita para apresentar o último carro em caráter oficial. Bem… na última sexta-feira – que em grande parte do mundo é o Dia dos Namorados, o dia de São Valentim – o […]

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RIO DE JANEIRO – Abertos os testes de pré-temporada da Fórmula 1 (finalmente!) no circuito da Catalunha, em Barcelona e a Alfa Romeo aproveita para apresentar o último carro em caráter oficial. Bem… na última sexta-feira – que em grande parte do mundo é o Dia dos Namorados, o dia de São Valentim – o construtor já apresentara alguns detalhes de um carro camuflado nas primeiras voltas em Fiorano, circuito particular da Ferrari.

A marca retorna à categoria após 34 anos, mas os laços com a Sauber, sua antecessora, não estão rompidos. Tanto que a estrutura técnica seguirá em Hinwil, na Suíça – e até o visual do C38 (nisso, a Alfa também foi coerente) segue a tendência do carro do ano passado – incluindo a menção aos helvéticos em três idiomas, na asa traseira.

Acho que na verdade é mais uma evidência de que a Alfa Romeo é muito mais um time B da Ferrari do que a Haas – principalmente quando você sabe quem são os pilotos da marca do Quadrifoglio.

Aliás, a presença de Giovinazzi ao lado de Räikkönen tem um componente histórico. Faz um bom tempo que a Itália não tem ninguém no grid da Fórmula 1 em tempo integral – a última vez em que isso aconteceu foi em 2011, com Jarno Trulli e Vitantonio Liuzzi.

O país, em determinada época da categoria, chegou a ser o que mais pilotos tinha na categoria e os frutos da última renovação, que foram exatamente Fisichella, Trulli e Liuzzi, envelheceram e não foram substituídos à altura. Também nenhum italiano vence o Mundial de Fórmula 1 desde Alberto Ascari, há 66 anos. Um tabu muito longe de ser quebrado.

Para Räikkönen, sobrou a missão de mostrar a seus críticos (sim, eles existem e são muitos), que apesar de toda a sua frieza e aparente desinteresse, o finlandês de 39 anos ainda seja um ótimo piloto. Preterido na Ferrari, foi para a Alfa disposto a levar o time italiano a voos mais altos do que o 8º lugar do Mundial de Construtores no ano passado – quando a ainda Sauber mostrou franca evolução.

É o que veremos e saberemos…