RIO DE JANEIRO – A menos de 50 dias para o início da temporada 2019, o Super GT já tem seu plantel confirmado pela GTA, organizadora da competição. É a mesma quantidade de bólidos que foi vista no último ano – prova inequívoca que o regulamento e a proposta da série tem dado certo no Oriente.
Uma amostra da credibilidade do Super GT é que os japoneses se entenderam com o DTM e haverá duas provas casadas a permitir que os bólidos possam correr juntos. Ou seja: teremos confrontos não-oficiais, neste ano, entre Audi, Aston Martin e BMW contra Honda, Lexus e Nissan, lembrando que em 2020 a Toyota reassume seu nome com a volta do Supra às pistas nipônicas. Nesse mesmo ano, entra em vigor o regulamento “Classe 1”, que permitirá às máquinas do DTM competir no Super GT e vice-versa.
Por enquanto, o que temos é a mesma fórmula vitoriosa dos últimos anos. Os GT500 com seu plantel “imexível” de 15 carros e a GT300, mesclando os modelos GT3 FIA com os carros Mother Chassis cuja construção é a cargo da GTA, sem contar os Grã-Turismo do regulamento JAF, da Federação Japonesa de Automobilismo, envolvendo 29 inscrições e inúmeras novidades.
No campo dos pneus, estarão na pista as marcas Bridgestone, Michelin, Yokohama e Dunlop. O fornecedor francês tem clientes apenas na GT500. As demais marcas têm clientes nas duas categorias. A Bridgestone é maioria na GT500 com nove dos 15 carros calçados com seus pneus. Na GT300, com 20 carros, a Yokohama tem a maioria absoluta. Somente a McLaren Customer Racing Japan, representada este ano pelo Team Goh, ainda não anunciou seu fornecedor.
Como já dito parágrafos acima, Honda, Nissan e Lexus (Toyota) formam o plantel da GT500 entre os construtores – e na GT300, o buraco é muito mais embaixo: Mercedes-AMG, Aston Martin, Porsche, Nissan, Honda, Audi, Lexus (Toyota), Lamborghini e McLaren estarão representadas dentro do regulamento GT3 FIA, com novos carros feito a versão atualizada do Vantage da Aston Martin, o McLaren 720S GT3 e versões EVO de Honda, Lamborghini, Audi e Porsche. Dois modelos que competiram ano passado estão fora: o BMW M6 GT3 e o Bentley Continental não retornam em 2019.
Os “Mother Chassis”, concebidos com motor Nissan V8 4,5 litros e chassis construídos pela Dome, serão quatro: um Lotus Évora, dois Toyota 86 e outro representando o modelo Mark X. E a JAF homologa dois modelos: o Toyota Prius, pela primeira vez construído com motor dianteiro e dotado de sistema híbrido, e o Subaru BRZ com sua concepção de motor boxer, de cilindros opostos.
Eis os inscritos:
GT500
#1 RAYBRIG TEAM KUNIMITSU
Honda NSX-GT Concept (B)
Jenson Button/Naoki Yamamoto
#3 NDDP BY B-MAX RACING
Nissan GT-R (M)
Frédéric Makowiecki/Kohei Hirate
#6 LEXUS TEAM LEMANS WAKO’S
Lexus LC500 (B)
Kazuya Oshima/Kenta Yamashita
#8 AUTOBACS RACING TEAM AGURI
Honda NSX-GT Concept (B)
Tomoki Nojiri/Takuya Izawa
#12 CALSONIC TEAM IMPUL
Nissan GT-R (B)
Daiki Sasaki/James Rossiter
#16 TEAM MUGEN
Honda NSX-GT Concept (Y)
Hideki Mutoh/Daisuke Nakajima
#17 KEIHIN REAL RACING
Honda NSX-GT Concept (B)
Koudai Tsukakoshi/Bertrand Baguette
#19 LEXUS TEAM WEDS SPORT BANDOH
Lexus LC500 (Y)
Yuji Kunimoto/Sho Tsuboi
#23 MOTUL AUTECH NISMO
Nissan GT-R (M)
Ronnie Quintarelli/Tsugio Matsuda
#24 KONDO RACING
Nissan GT-R (Y)
Mitsunori Takaboshi/Jann Mardenborough
#36 LEXUS TEAM AU TOM’S
Lexus LC500 (B)
Yuhi Sekiguchi/Kazuki Nakajima
#37 LEXUS TEAM KEEPER TOM’S
Lexus LC500 (B)
Nick Cassidy/Ryo Hirakawa
#38 LEXUS TEAM ZENT CERUMO
Lexus LC500 (B)
Yuji Tachikawa/Hiroaki Ishiura
#39 LEXUS TEAM SARD DENSO KOBELCO
Lexus LC500 (B)
Heikki Kövalainen/Yuichi Nakayama
#64 MODULO NAKAJIMA RACING
Honda NSX-GT Concept (D)
Narain Karthikeyan/Tadasuke Makino
GT300
#2 CARS TOKAI DREAM 28
Lotus Évora MC (Y)
Kazuho Takahashi/Hiroki Katoh
#4 GOODSMILE RACING TEAM WITH UKYO
Mercedes-AMG GT3 (Y)
Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka
#5 TEAM MACH
Toyota 86 MC (Y)
Natsu Sakaguchi/Yuya Hiraki
#7 D’STATION RACING AMR
Aston Martin Vantage AMR GT3
João Paulo de Oliveira/Tomonobu Fujii
#9 PACIFIC RACING WITH GOOD SPEED
Porsche 911 GT3-R (2019)
Naoki Yokomizo/Kyosuke Mineo
#10 GAINER
Nissan GT-R Nismo GT3 (2018) (Y)
Kazuki Hoshino/Keichi Ishikawa
#11 GAINER
Nissan GT-R Nismo GT3 (2018) (D)
Katsuyuki Hiranaka/Hironobu Yasuda
#18 TEAM UPGARAGE
Honda NSX-GT3 (Y)
Takashi Kobayashi/Kosuke Matsuura
#21 AUDI TEAM HITOTSUYAMA
Audi R8 LMS EVO (Y)
Richard Lyons/Ryuchiro Tomita
#25 TSUCHIYA ENGINEERING
Toyota 86 MC (Y)
Takamitsu Matsui/Kimiya Sato
#30 APR
Toyota Prius PHV GR Sport GT300 (Y)
Hiroaki Nagai/Manabu Orido
#31 APR
Toyota Prius PHV GR Sport GT300 (B)
Koki Saga/Yukhi Nakayama
#33 X-WORKS
Nissan GT-R Nismo GT3 (2018) (Y)
Marchy Lee/Shaun Thong
#34 MODULO DRAGO CORSE
Honda NSX-GT3 EVO (Y)
Ryo Michigami/Hiroki Otsu
#35 ARTO PANTHER TEAM THAILAND
Lexus RC-F GT3 (Y)
pilotos a confirmar
#48 NILLZ RACING
Nissan GT-R Nismo GT3 (2017) (Y)
Masaki Tanaka/Taiyou Iida
#50 ARNAGE RACING
Mercedes-AMG GT3 (Y)
Masaki Kano/Hideto Yasuoka
#52 SAITAMA TOYOPET GREEN BRAVE
Toyota Mark X MC (Y)
Hiroki Yoshida/Shigekazu Wakisaka
#55 AUTOBACS RACING TEAM AGURI
Honda NSX-GT3 (B)
Shinichi Takagi/Nirei Fukuzumi
#56 KONDO RACING
Nissan GT-R Nismo GT3 (2018) (Y)
Kazuki Hiramine/Sacha Fenestraz
#60 LM CORSA
Lexus RC-F GT3 (D)
Hiroki Yoshimoto/Ritomo Miyata
#61 R&D SPORT
Subaru BRZ (D)
Takuto Iguchi/Hideki Yamauchi
#65 K2 R&D LEON RACING
Mercedes-AMG GT3 (B)
Haruki Kurosawa/Naoya Gamou
#87 JLOC
Lamborghini Huracán GT3 EVO (Y)
Yuya Motojima/Kimiya Sato
#88 JLOC
Lamborghini Huracán GT3 EVO (Y)
pilotos a confirmar
#96 K-TUNES RACING
Lexus RC-F GT3 (B)
Sena Sakaguchi/Morio Nitta
#360 TOMEI SPORTS
Nissan GT-R Nismo GT3 (2018) (Y)
Atsushi Tanaka/Takayuki Aoki
#720 McLAREN CUSTOMER RACING JAPAN TEAM GOH
McLaren 720S GT3 (TBA)
Seiji Ara/Álex Palou