A Mil por Hora
Ônibus

Ponto de ônibus (50)

RIO DE JANEIRO  – A outrora Cidade Maravilhosa tinha seus surrealismos nos anos 1970. Dá pra imaginar que ali perto da Praça Tiradentes –  e também do Largo de São Francisco, não tão distante dali – saía uma batelada de ônibus para diversos pontos do município? Pois é… e paradinho no seu ponto, esperando a […]

b602f108136b6f99f519e4cdd7c45ee3

RIO DE JANEIRO  – A outrora Cidade Maravilhosa tinha seus surrealismos nos anos 1970. Dá pra imaginar que ali perto da Praça Tiradentes –  e também do Largo de São Francisco, não tão distante dali – saía uma batelada de ônibus para diversos pontos do município?

Pois é… e paradinho no seu ponto, esperando a partida, está um ônibus da linha 313, que na época tinha seu ponto final em Olaria.

Na época, a empresa que operava essa linha era a extinta Viação Forte, que tinha como cores de sua decoração o azul e o amarelo, além do número de ordem 55500. Hoje, o 313 vai até a Penha e o Consórcio Internorte, através da Viação N.S. de Lourdes, é quem está com o trajeto, que continua partindo da Praça Tiradentes.

Ônibus encarroçado pela Metropolitana com seu modelo Urbano, em chassi Mercedes-Benz LPO 344. Foto do acervo do Régis Carvalho.

Notem à esquerda a plaqueta indicando por onde o coletivo passava. São Cristóvão, Vieira Fazenda e Ramos (onde eu morava e fui criado).

Alguém sabe por acaso dizer onde é Vieira Fazenda? Só por curiosidade…