A Mil por Hora
Fórmula E

Rompimento

RIO DE JANEIRO – Nelsinho Piquet não é mais piloto da Jaguar no ABB FIA Fórmula E. Piloto e equipe romperam o vínculo após menos de um ano e meio da chegada do brasileiro à equipe. O anúncio foi feito através de comunicado divulgado nesta quinta-feira à tarde, pelo horário de Brasília. O piloto de […]

201932314279_D2T9z6FU0AAO5bB_II
Fim do vínculo: em comum acordo, Jaguar e Nelsinho Piquet decidiram encerrar a parceria antes da metade da temporada #5 da ABB FIA Fórmula E (Foto: Jaguar/Reprodução Grande Prêmio)

RIO DE JANEIRO – Nelsinho Piquet não é mais piloto da Jaguar no ABB FIA Fórmula E. Piloto e equipe romperam o vínculo após menos de um ano e meio da chegada do brasileiro à equipe. O anúncio foi feito através de comunicado divulgado nesta quinta-feira à tarde, pelo horário de Brasília.

O piloto de 33 anos, campeão da primeira temporada da história da categoria dos carros elétricos, não vinha num bom momento. Com apenas um ponto somado, fruto da décima colocação na etapa inaugural em Ad Diryah, na Arábia Saudita, ele vinha perdendo – feio – no confronto direto com o neozelandês Mitch Evans, que chegou ao final de todas as seis etapas e tem 36 pontos na classificação.

Piquet deixa a Fórmula E com duas vitórias, ambas na temporada #1 (Long Beach e Moscou), em 51 corridas que disputou. A partir do título, sua trajetória na categoria foi mais de baixos que altos. Até que no início da temporada #4, o brasileiro começou bem. Mas seguidos problemas o relegaram à nona posição ao fim do campeonato vencido pelo francês Jean-Éric Vergne.

“Debatendo depois de Sanya, Nelson e nós refletimos sobre a posição do time. Lamentavelmente concordamos que ele deixará a Panasonic Jaguar Racing para aceitar outras oportunidades que foram oferecidas. Tivemos um grande avanço quando Nelson se juntou ao time na temporada 4, e ele conquistou grandes resultados para a equipe. Mas os resultados recentes não atingiram a expectativa dele e do time”.

“Queremos aproveitar a oportunidade para agradecer por todo seu trabalho desde os preparativos para a temporada 4; ele teve contribuição significativa no desenvolvimento do carro. Desejamos o melhor em suas futuras empreitadas”, disse o diretor da equipe, James Barclay.

“Gostei de trabalhar com a Panasonic Jaguar Racing durante a última temporada e meia. Mas os resultados na temporada 5 não atingiram nossa expectativa conjunta. Inicio minha temporada na Stock Car na próxima semana e este será meu foco em 2019. Sigo apaixonado pela Fórmula E, estando envolvido com a categoria desde a primeira temporada e conquistando aquele campeonato. Desejo à Panasonic Jaguar Racing o melhor para o restante da temporada”, informou Nelsinho no comunicado conjunto entre equipe e piloto.

A Jaguar não esperou muito para anunciar o substituto de Piquet. Meia hora após o comunicado do distrato, os britânicos informavam que Alex Lynn, piloto da Aston Martin Racing na atual temporada do Mundial de Endurance (FIA WEC) retorna à categoria. O piloto esteve na Virgin em 2017/18 e reestreia na etapa de Roma, no próximo dia 13.