A Mil por Hora
Super TC2000

Para quem não viu: Super TC2000, etapa de Córdoba

RIO DE JANEIRO – A nova fase do Super TC2000 argentino foi inaugurada no último domingo com a abertura da temporada 2019 no Autódromo Óscar Cabalen, em Alta Gracia, província de Córdoba. Por sinal, é a mesma cidade onde funciona o “taller” do mago Oreste Berta, o maior preparador da história do automobilismo dos nossos […]

RIO DE JANEIRO – A nova fase do Super TC2000 argentino foi inaugurada no último domingo com a abertura da temporada 2019 no Autódromo Óscar Cabalen, em Alta Gracia, província de Córdoba. Por sinal, é a mesma cidade onde funciona o “taller” do mago Oreste Berta, o maior preparador da história do automobilismo dos nossos vizinhos – e que tantas vezes negociou componentes e fez verdadeiras usinas de potência para equipes brasileiras, principalmente a Hollywood.

Pois a categoria de Turismo não começou com um grid muito bem fornido. Foram apenas 17 os pilotos e espera-se pelo menos mais três nas próximas etapas. É um ano considerado de transição. Novos carros, novo conceito com motores turbo, nova aerodinâmica. E novo regulamento esportivo, também. Acabaram as corridas classificatórias após os treinos e as sessões classificatórias ofertam pontos extras.

Em comparação com tempos de volta, Agustín Canapino segue como o principal recordista do traçado de 4,045 km para a categoria, com o tempo de 1’29″588, obtido em 2013 com os carros ainda dotados dos motores RPE V8. O melhor tempo na Super Clasificación foi 1’32″782, que é mais alto que o recorde da pista em prova – 1’32″178, com Franco Vivian, também em 2013.

O domínio é que permanece de posse dos carros da equipe de Marcelo Ambrogio: os Renault Fluence levaram tudo em Alta Gracia, com Leonel Pernía marcando a primeira pole da “Era Turbo” e vencendo, em dobradinha com Facundo Ardusso. A surpresa foi o 3º lugar de Julián Santero, com Toyota.

A próxima etapa do campeonato será em General Roca, no dia 28 de abril.