A Mil por Hora
IMSA

IMSA: Montoya e Castroneves fazem dobradinha da Penske no grid em Detroit

RIO DE JANEIRO – A sede de vitórias da Penske parece não querer terminar. O time venceu em Mid-Ohio na etapa anterior, triunfou no último domingo em Indianápolis pela Fórmula Indy e a busca é por repetir a dose no Chevrolet SportsCar Classic, 5ª etapa da IMSA. No fim da tarde de hoje, no circuito […]

IMSA WeatherTech SportsCar Championship
Como diz o nosso bravo Teo José, na “hora da verdade” Montoya é mais Montoya e por isso o colombiano fez a pole para o GP de Detroit da IMSA, que o Fox Sports exibe em VT neste sábado (Foto: Jakie Galstad/IMSA)

RIO DE JANEIRO – A sede de vitórias da Penske parece não querer terminar. O time venceu em Mid-Ohio na etapa anterior, triunfou no último domingo em Indianápolis pela Fórmula Indy e a busca é por repetir a dose no Chevrolet SportsCar Classic, 5ª etapa da IMSA.

No fim da tarde de hoje, no circuito Belle Isle Park, Juan Pablo Montoya fez a volta mais rápida do treino em 1’19″373, melhorando em mais de três segundos o antigo recorde da pista de Detroit, para liderar o grid na conquista da pole position. “O carro saía um pouco de frente, tivemos que lutar com o balanço dele, mas no geral estava ótimo”, comentou o entusiasmado colombiano.

Hélio Castroneves também ficou com a pole provisória em alguns momentos, mas acabou mesmo com a 2ª posição, a 0″207 do colega de equipe. Surpresa mesmo foi Jonathan Bomarito em terceiro com o Mazda DPi, que iniciou os treinos com alguns problemas, superando Pipo Derani – que nos treinos livres foi o mais rápido sem oposição. O líder do campeonato ficou a 0″618 da pole.

Na terceira fila, mais dois Caddies, com João Barbosa superando Ricky Taylor, enquanto o brasileiro Victor Franzoni conseguiu um mais do que razoável 9º tempo, abrindo a quinta fila com a marca de 1’21″075.

A GTD também teve quebra de recorde para o circuito urbano da Capital Mundial do Automóvel: Robby Foley foi o autor da volta mais rápida na sessão dos Grã-Turismo, baixando de 1’30” – precisamente, 1’29″704, apenas 0″031 melhor que o canadense Zach Robichon a bordo do Porsche da Park Place.

Christina Nielsen fez uma excelente volta com o Acura #57, chegou a ter chances de levar a pole – mas acabou mesmo com o 3º posto na classe, superando o companheiro de equipe Trent Hindman. A seguir, vieram os dois Lexus da AIM Vasser Sullivan, com o Lamborghini da atual campeã, a Paul Miller Racing, em sétimo.

Após o acidente de mais cedo, o McLaren da Compass Racing entrou na pista com uma porta nova na lateral esquerda e Matt Plumb ainda foi mais rápido que três adversários: o Audi de Parker Chase/Ryan Dalziel não fez tempo de classificação por conta de um pequeno problema mecânico. A Starworks decidiu não arriscar e preservou o equipamento.

O Chevrolet SportsCar Classic começa às 13h30 de sábado pelo horário de Brasília – mas a exibição no Fox Sports 2 será em VT, a partir de meia-noite.