A Mil por Hora
Rallycross

Para quem não viu: FIA World RX Championship, etapa do Benelux (3/10)

RIO DE JANEIRO – O Mundial de Rallycross esteve neste fim de semana na Bélgica, mais precisamente no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, para a 3ª etapa da temporada, como o evento do Benelux – sigla para Bélgica, Netherlands (Holanda) e Luxemburgo, que celebrou um acordo comercial entre esses três países, muito antes da chamada União […]

RIO DE JANEIRO – O Mundial de Rallycross esteve neste fim de semana na Bélgica, mais precisamente no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, para a 3ª etapa da temporada, como o evento do Benelux – sigla para Bélgica, Netherlands (Holanda) e Luxemburgo, que celebrou um acordo comercial entre esses três países, muito antes da chamada União Europeia.

No traçado construído para receber a 3ª etapa da classe Supercar e a segunda da RX2, estiveram pilotos como o antigo campeão do DTM e também do Mundial de Rallycross (em 2016) Mattias Ekström, além dos locais François Duval e Enzo Ide, para chamar público. A plateia foi, mas nenhum deles se deu bem: Ekström foi 11º colocado e os demais só fizeram figuração.

Mas um fato novo aconteceu: os irmãos Hansen foram derrotados! Vitória do russo Timur Timerzyanov, que derrotou com o Hyundai i20 da GRX Taneco Team os nórdicos Andreas Bakkerud (Monster Energy RX Cartel Audi) e Joni Wilman, que guiou um modelo idêntico ao do ganhador da etapa do Benelux. Timmy Hansen ficou com o 4º lugar e Kevin foi o sétimo – sem ter avançado à final.

Os suecos ainda lideram o campeonato: Kevin Hansen tem 69 pontos, onze a mais que Timmy. Timerzyanov saltou para 3º na classificação com 53, com o letão Janis Baumanis em quarto e Bakkerud em quinto.

Na RX2, segunda vitória em duas etapas para Oliver Eriksson, que já aparece como líder com 59 pontos e possível favorito ao título. Jesse Kallio foi o segundo colocado em Spa e o norueguês Ben-Phillip Gundersen fechou o top 3.

Ainda neste mês, precisamente no dia 25, o FIA World RX Championship terá mais uma etapa num circuito de Fórmula 1: Silverstone, na Inglaterra.

https://www.youtube.com/watch?v=asf4ZMhYXvw