A Mil por Hora
Miniaturas

Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: McLaren F1GTR Longtail (1997)

RIO DE JANEIRO – Obra-prima concebida por Gordon Murray, o McLaren F1 GTR foi o primeiro modelo de Grã-Turismo construído pela tradicional escuderia de Fórmula 1, ganhando homologação para disputar as 24 Horas de Le Mans por três anos, entre 1995 e 1997. O carro tinha motor BMW V12 6 litros nas versões de rua […]

IMG_20190518_073702

RIO DE JANEIRO – Obra-prima concebida por Gordon Murray, o McLaren F1 GTR foi o primeiro modelo de Grã-Turismo construído pela tradicional escuderia de Fórmula 1, ganhando homologação para disputar as 24 Horas de Le Mans por três anos, entre 1995 e 1997.

O carro tinha motor BMW V12 6 litros nas versões de rua e competição – e os bávaros ficaram tiriricas quando, em 1997, a Mercedes-Benz usou um carro “mula” testando seu propulsor no chassi de um McLaren, visando a volta às 24 Horas de Le Mans e o FIA GT, onde a rival conquistaria o título daquela categoria. Por isso, o projeto teve vida curta e no ano seguinte só havia o carro da Davidoff Classic nas pistas – sem desenvolvimento, já não seria tão competitivo.

Já que falamos em Davidoff Classic, a miniatura que ilustra este post é da versão Longtail do McLaren F1 GTR, construída com a cauda mais longa justamente para melhorar a velocidade e o arrasto aerodinâmico nos trechos de alta em La Sarthe. Deu até certo: o carro #41 da equipe Gulf-Davidoff guiado por Anders Olofsson, Pierre-Henri Raphanel e Jean-Marc Gounon chegou em 2º lugar, batendo o time da BMW Motorsport – porém sem conseguir descontar a diferença de uma volta para o TWR-Porsche protótipo da Joest Racing guiado por Tom Kristensen/Michele Alboreto/Stefan Johansson.

A miniatura foi enviada pelo Ader Pontes, que não especificou tamanho e fabricante – mas deduzo que deva ser um modelo em escala 1/43 fabricado pela Ixo – o pedestal denuncia. E fica aqui o registro de um dos carros mais espetaculares das 24 Horas de Le Mans.

Sigo aguardando o envio das miniaturas pelos leitores, para o e-mail rodrigomattar35@gmail.com. Não esqueçam – por favor! – de enviar e especificar tamanho e fabricante.