RIO DE JANEIRO – Para o meu gosto, a 5ª etapa do Império Endurance Brasil disputada neste sábado em Interlagos – corrida que vocês puderam acompanhar em streaming replicado aqui no blog – foi disparada a melhor corrida do ano na categoria. Não só pelo grid de 37 carros – número expressivo – como também pelo fato de ter acontecido em grande parte no período noturno. As 4h de Interlagos largaram no fim da tarde e acabaram já com a luz dos faróis, remetendo aos velhos tempos das Mil Milhas e de outras corridas longas como as 12h e 25h de Interlagos.
Tirando o estresse natural da organização, principalmente por ter que dividir a pista com várias outras categorias nacionais e regionais e também pelo adiamento dos treinos oficiais de várias classes da competição em decorrência do mau tempo e da falta de segurança, a prova foi ótima – ainda que inteiramente dominada pelo AJR #65 da NC Racing com preparação Motorcar. Numa corrida impecável, os sul-matogrossenses Nílson e Beto Ribeiro faturaram pela segunda vez na geral e na categoria P1, na quarta vitória dos protótipos construídos por Juliano Moro nesta temporada.
“Foi demais! Foi uma vitória muito legal. O carro estava perfeito e só agradecer todo o esforço da NC Racing, que fez um trabalho perfeito”, comentou Beto Ribeiro.
Eles dominaram a disputa praticamente do início ao fim, completando um total de 131 voltas pelos 4,309 km do Autódromo Internacional José Carlos Pace, com uma volta de vantagem para Chico Longo e Daniel Serra, que terminaram na 2ª colocação após uma grande batalha pela vitória na divisão dos GT3, principalmente contra o Porsche de Ricardo Maurício/Marcel Visconde, que fizeram uma ótima corrida – talvez a melhor da dupla em todo o campeonato.
“A tocada do Marcel foi incrível. Nosso ritmo foi muito forte e o carro esteve muito equilibrado durante toda a corrida”, comentou Ricardo Maurício.
Guilherme Figueroa/Júlio Campos conquistaram o quarto lugar e o terceiro na categoria, completando na mesma volta dos rivais. Para Xandy e Xandinho Negrão, que seguem líderes na classificação geral do campeonato (Força Livre), restou chegar em quinto por conta de um pneu estourado que veio na hora errada. “Fizemos a parada de box e logo depois veio o Safety Car. Perdemos pelo menos duas voltas e no fim só conseguimos recuperar uma”, contou Xandinho após a corrida.
Líderes da classe P1 até a etapa de Interlagos, Pedro Queirolo e David Muffato não conseguiram nada melhor que o 8º lugar geral por conta de uma falha na bomba de combustível do AJR #113 que os deixou com sete voltas de atraso na corrida. O Ginetta dos irmãos Ebrahim e de Pedro Aguiar, que também poderia ter brigado pela ponta, acabou de fora cedo demais: um superaquecimento excessivo do radiador fez o protótipo #20 entregar os pontos com apenas 26 voltas completadas.
Numa tarde relativamente quente na capital paulista, até que o índice de quebras pode ser considerado satisfatório. Dos 37 que largaram, 23 receberam a quadriculada.
Nas demais categorias em disputa nas 4h de Interlagos, venceram os seguintes pilotos e carros: Peter Ferter/Tom Filho/Ricardo Mendes (Ferrari 458 Italia #155/GT3 Light – 7º na geral); Carlos Antunes/Yuri Antunes/Sérgio Pistilli (Protótipo MRX Volkswagen 16V #72/P3 – 10º na geral); Renan Guerra/Renato Braga (Ginetta G55 #555/GT4 – 11º lugar na geral); Mauro Kern Jr./Paulo Sousa (Protótipo MRX Tubarão Ford Duratec Turbo #32/P2 – 13º lugar na geral); Henry Visconde/Felipe Steyer (Audi RS3 LMS TCR #6/GT4 Light – 18º lugar na geral) e Tinoco Soares/Ricardo Furquim (Protótipo Spyder Volkswagen #73/P4 – 19º lugar na geral).
A próxima etapa será em Goiânia, no dia 12 de outubro – após mudança anunciada pela Associação dos Pilotos de Endurance (APE). As datas finais foram definidas: 2 de novembro no Velo Città, em Mogi-Guaçu e 21 de dezembro, em Interlagos – com 6h de disputa.
Resultado final das 4h de Interlagos:
1º #65 Nílson Ribeiro/Beto Ribeiro
Protótipo AJR Chevrolet V8 – categoria P1
131 voltas em 4h00min36seg607
2º #19 Chico Longo/Daniel Serra
Ferrari 488 GT3 – categoria GT3
a 1 volta
3º #55 Marcel Visconde/Ricardo Maurício
Porsche 911 GT3-R – categoria GT3
a 1 volta
4º #8 Guilherme Figueroa/Júlio Campos
Mercedes-AMG GT3 – categoria GT3
a 1 volta
5º #9 Xandy Negrão/Xandinho Negrão
Mercedes-AMG GT3 – categoria GT3
a 2 voltas
6º #43 Vicente Orige/Gustavo Martins/Raphael Campos
Protótipo AJR Chevrolet V8 – categoria P1
a 3 voltas
7º #155 Tom Filho/Ricardo Mendes/Peter Ferter
Ferrari 458 Italia – categoria GT3 Light
a 6 voltas
8º #113 Pedro Queirolo/David Muffato
Protótipo AJR Chevrolet V8 – categoria P1
a 7 voltas
9º #5 Tiel Andrade/Júlio Martini/Marçal Müller
Protótipo AJR Chevrolet V8 – categoria P1
a 7 voltas
10º #72 Carlos Antunes/Yuri Antunes/Sérgio Pistilli
Protótipo MRX Volkswagen 16V – categoria P3
a 9 voltas